terça-feira, 23 de julho de 2013

Seu estilo de jogo

Começando com a série de teoria para jogadores intermediários, este é um artigo mais subjetivo, mas é algo para se pensar. Muitas vezes, seja por ansiedade, frustração com uma mão que não se formou na rodada anterior, pela pressão da partida ou mesmo sem motivo, fazemos coisas que não estamos acostumados e, na maioria das vezes, vemos que o resultado não é nada agradável e os arrependimentos são inevitáveis.

Desenvolver um estilo de jogo e mantê-lo é fundamental para evoluir no Mahjong e poder colher os frutos no longo prazo.



Seu estilo de jogo





No Mahjong, como podemos dizer se um jogador já está no nível intermediário? Para mim, a diferença entre iniciantes e intermediários não é totalmente clara. O mesmo acontece com jogadores intermediários e avançados. Por exemplo: no golfe, a diferença de pontos é visível e determina o nível de cada um, mas não é assim no Mahjong: nunca podemos dizer o nível do jogador considerando apenas as vitórias e derrotas. Mesmo um jogador intermediário pode perder para uma pessoa que acabou de aprender a jogar. Então, afinal, qual é a diferença? Cheguei à conclusão de que a diferença é vista percebendo se o jogador tem consciência ou não do que está fazendo.

A primeira coisa que os iniciantes aprendem é como vencer com uma mão. Eles não têm como conhecer a parte legal do Mahjong se só jogarem tentando se defender. E justamente por tentarem sempre completar suas mãos, essa é a diversão deles no jogo. Porém, conforme vão jogando, começam a entender um pouco mais sobre vitórias e derrotas. É óbvio que os iniciantes perderão algumas vezes, isso acontece em qualquer tipo de jogo. O problema é perder várias e várias vezes seguidas. Em algum momento, o jogador começará a procurar formas de conseguir ganhar — e é exatamente aí que cada um desenvolve seu próprio estilo de jogo.



     Dora:


Essa é sua mão inicial na Primeira Rodada do Sul, e você está na posição Norte. Você está em segundo lugar, com 35000 pontos, e a diferença para o primeiro lugar é de 3000. A mão não é das melhores, mas dá para ver a possibilidade de um Hon Itsu. Nesse caso, você descarta as pedras de Sou e tenta fazer uma mão só do naipe de Pin.


Na 7ª rodada, com sorte, você comprou uma pedra boa e a mão ficou assim:



    Compra:


No entanto, quando você formou um par de , os dois outros já tinham sido descartados.
Também foram descartadas duas pedras de , e da sua mão. Para conseguir formar o Hon Itsu, só resta usar as pedras de números.


Duas rodadas depois, você compra uma pedra excelente para sua mão: .





Descartando o , a mão chegou um ponto em que, comprando qualquer pedra de Pin, você fica em Tenpai. Muito bem, aí é que vem a pergunta: continuar com a mão fechada ou abri-la? Depois de chegar até aqui com a mão fechada, normalmente, não se pensa em abri-la. Porém, como dois já foram descartados, o raciocínio muda um pouco.

Por exemplo, vamos supor que você compre um , ou . Apesar da grande possibilidade de um Mangan, como não há mais nenhum , fica difícil bater. Pensando na pontuação e na escolha de abrir a mão, se a espera for Ryanmen e a mão valer pelo menos 3900 pontos, vale a pena considerar essa possibilidade. Declarando um Chi com ou , você ficará com uma espera tripla e, comprando a pedra ideal, pode conseguir até um Ittsuu.


  Chi



  Chi


O que vocês fariam?

Na minha opinião, as duas alternativas são válidas. A questão é o seu estilo de jogo. Depois de tomar uma decisão, você precisa confiar nas suas ações. Não importa o resultado, não se lamente pelo que fez.

Na partida real em que apareceu essa mão, o Kami-cha (jogador à esquerda) descartou um .

Declarando Chi, ficaria com uma espera tripla e, se batesse por Tsumo, ganharia 5200 (1300
· 2600).

A pontuação é boa e não é errado fazer isso, como já falei. Vencendo com essa mão, eu passaria para o primeiro lugar.

Várias vezes, vemos os jogadores mudarem seus estilos de jogo para ficar com a espera por , e nessa mão, não é? Eu jogo decidido a não abrir a mão, esse é o meu estilo. Além disso, a probabilidade de comprar pedras de Pin é boa. Como ainda restam alguns turnos, posso tentar uma mão fechada. O meu foco é nas pedras que vou comprar e, com a forma que essa mão está tomando, provavelmente ela terá uma boa espera.

No turno seguinte, comprei um .




Comprei a pedra que seria ideal e fiquei em Tenpai, mas, como os dois já saíram, a espera é ruim.
É quase certeza que os outros jogadores não descartarão o por desatenção. A única alternativa é esperar para mudar a mão.

Bem, depois de ter
enfim conseguido ficar em Tenpai com uma mão fechada, ainda há a escolha de abrir a mão e partir para o ataque. Nessa situação, eu posso descartar as pedras de Pin seguras e manter o Tenpai.

Como já foram descartadas várias pedras de Pin, provavelmente ninguém precisa delas. Três pessoas já descartaram o . Aí, o Kami-cha descartou um . Surge a possibilidade de declarar um Chi com , descartar o e esperar ou .


  Chi 



E essa espera pelo ou também é boa. Em se tratando de chances de vitória, dá para considerar abrir a mão. Porém, minha escolha realmente é de não pegar pedras de ninguém e continuar mantendo a mão fechada.

Muitas vezes, vemos pessoas jogando de forma diferente do normal, sem determinação, e perdendo. Se, de qualquer forma, eu acabar perdendo, não me arrependerei de manter meu estilo de jogo. Desenvolver um estilo de jogo próprio e segui-lo nas partidas é o primeiro passo para melhorar no Mahjong.

Nesse turno, eu comprei o último . Joguei o discretamente e fiquei em Damaten. Queria aumentar as chances de bater, claro, mas também quis mostrar a eles que nem sempre declaro Riichi para vencer. Às vezes, é preciso despistar os seus oponentes.

Se quiser melhorar seu nível, você precisa desenvolver um estilo próprio de jogo. Não há como vencer jogando sempre de qualquer jeito.




Autor: Sasaki Hisato (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)

4 comentários :

  1. É bem isso mesmo. O que diferencia novatos de intermediários é que os novatos quase sempre estão concentrados em formar mãos, independente de serem boas ou não. Daí é comum cair em partidas contra novatos e vê-los acelerar mãos de 1000 pelo simples fato de batê-las.

    Sobre estilo de jogo, não digo que não tenho estilo de jogo, mas não gosto tanto de manter um estilo de mão aberta ou mão fechada. Costumo basear as escolhas de acordo com o que acontece no jogo. Também gosto de observar tendências dos jogadores a mesa, elas podem ajudar a decidir qual a melhor escolha a ser feita.

    Teve uma vez que joguei na sala dos Dans no Tenhou, onde teoricamente o pessoal joga direitinho. Porém, ao longo do jogo fui percebendo que havia um 2°Dan bastante agressivo, que havia batido várias mãos fortes, mas também pago outras tantas. Cheguei perto do final em terceiro, precisando de alguns pontos para chegar em segundo. O OYA da última rodada era o último colocado. Num certo momento ele declara Riichi. O normal de um jogador novato é pensar em atacar e lutar a todo custo pela segunda posição.

    A minha postura foi só de defender, porque era indiferente o último fechar uma mão a aquela altura. Só terminaria o jogo se fosse um Baiman. Defendi também, justamente porque o segundo colocado, era o 2°Dan agressivo, então confiei na possibilidade dele estar sentindo a pressão, confiando também na possibilidade dele se exaltar e atacar com tudo, jogando a pedra para o último colocado. Eis que justamente ele jogou a peça e levou Ron do Leste.

    Até aí é inegável que eu mesmo sentia que o jogo estava complicado, mas tentei ao máximo ler o que estava acontecendo na mesa e não só olhar para a questão de fechar ou não uma mão. Quando o 2°Dan caiu na jogada, deu um alívio muito grande, mas o jogo não tinha acabado ainda, porém as chances haviam ficado boas para garantir uma boa segunda colocação (lembrando que mahjong não é só sobre vencer). Se o último declarasse Riichi de novo, ele ainda estava longe no placar e se o primeiro declarasse Riichi, não seria necessariamente ruim também. A única situação ruim seria o terceiro declarar Riichi. Obviamente tentaria na medida do possível fechar a minha mão, porém o primeiro colocado foi mais rápido e declarou Riichi.

    Novamente, o 2°Dan se exaltou, jogou a pedra e levou Ron, encerrando a partida. Ou seja, alguém pode falar que foi sorte, mas estratégia e mesmo estilo de jogo também se fazem presentes em situações assim. Ter visão de jogo, ler o que acontece em volta e conseguir entender as tendências dos jogadores podem ser a chave para uma vitória. E é sempre bom considerar essas variáveis na hora de moldar seu estilo de jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito o seu comentário, Leandro!

      Eu acho que o que eles tentaram mostrar falando do "estilo de jogo" é bem isso que você falou: não necessariamente só a questão de jogar abrindo/fechando a mão, mas o jeito de pensar e agir diante de certas situações.

      Muitas vezes, é isso o que falta para o jogador melhorar: decidir o que fazer com consistência e ter determinação para ir até o fim com essa decisão. Eu mesmo confesso que já perdi muitas partidas por ter jogado de forma diferente do meu estilo de jogo "normal".

      Enfim, acho que ter suas convicções realmente pode ajudar e ser uma vantagem em relação a quem ainda joga sempre de forma aleatória, principalmente porque você acaba entrando no jogo com mais confiança, consegue impor sua presença e pode até acabar dominando os outros jogadores.

      Excluir
    2. Ednitro

      caros amigos depois de ler com muita atenção esse topico fiquei pensando sobre o que vcs estão falando como ja joguei com os dois sei como cada um joga " so não sei como o leandro consegue me derrubar facil kkk", simto que estou indo bem como jogador mas nunca havia pensado em adotar um estilo , sei que sou agressivo e conto mais com a sorte mas aprendi no ultimo evento em Sampa que é bom se defender ainda mais por ter jogado com os "Tiozinhos rsrsrs", gostei das explicações amaury evc nissi um dia me defenderei de vc rsrs...

      Excluir
  2. Interessante, eu não sei se me considero alguém do nível básico ou intermediário, fico no limbo entre os dois. Eu tenho umas manias... por exemplo, quando tem alguém muito tempo no leste, eu tento fazer a mão mais fácil/rápida só para as rodadas seguirem logo (e para eu ir dormir tb haha), considerando que o jogo tá no inicio. Outra, eu jogo desesperada ou defensiva, são fases da vida lol. Tenho dó de desfazer a mão para me defender as vezes, é triste, isso nunca dá certo, ainda tenho muito pela frente rsrs

    ResponderExcluir