quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A importância das perguntas simples

O artigo de hoje é bem interessante, principalmente para quem já chegou a jogar com pessoas mais experientes. Muitas vezes, se não prestarmos atenção 100% do tempo, vemos que o resultado é implacável: um erro bobo pode arruinar uma partida inteira. Por outro lado, na maioria das vezes, quando jogamos focados, analisando cada movimento dos adversários, o resultado geralmente é muito bom. E acho que é exatamente isso que o autor deste artigo, o jogador profissional Sasaki Hisato, quis mostrar: cada movimento do oponente é uma pista que podemos seguir para chegar à resposta das perguntas que nos fazemos durante o jogo.




A importância das perguntas simples





Essa situação aconteceu em uma partida real.


Dora:


Eu era o Oya na Terceira Rodada do Leste, e o Shimo-cha parecia estar em Iishanten.

Na rodada anterior, declarei Chi com o e descartei o .

Logo depois disso, o jogador Norte declara Riichi. Considerando a forma que minha mão estava tomando, foi uma péssima hora para isso acontecer.

A pedra que ele usou para declarar o Riichi é o .

Decidi partir para o ataque e, nos turnos seguintes, descartei algumas pedras relativamente perigosas assim que as comprei. Por sorte, ele não bateu com nenhuma delas.

Na 13ª rodada, o jogador Norte descarta um .

Eu declarei Chi com e descartei o . Duas rodadas depois, o jogador Oeste descartou o e dois jogadores abriram suas mãos, declarando Ron.







Ron:      Dora:      Ura Dora:



O jogador na posição Sul, que viu a mão que bati, disse:

— Por que você declarou Chi com Kanchans?

Talvez ele abrisse a mão com , completando o Ryanmen, e descartasse o .

Por isso, para ele, o meu jeito de pensar pareceu estranho.

Vocês já devem saber: para melhorar no Mahjong, é fundamental dar importância a pequenas perguntas e encontrar todas as respostas, uma a uma. Depois de encontrar a resposta de uma pergunta, sempre vai aparecer outra.

Mesmo não conseguindo ver as mãos dos oponentes, é preciso entender, pouco a pouco, o que está acontecendo na partida e desenvolver sua mão de acordo com a situação.

A minha resposta foi a seguinte:

— O jogador que declarou o Riichi descartou um na segunda rodada, certo? Se fosse um Ryankan (dois Kanchans) com , o não teria sido descartado tão cedo. Pensando nisso, dá para concluir que o era uma pedra totalmente isolada ou que, se fosse mesmo um Ryankan, o tinha completado a sequência.

Para mim, a primeira alternativa é a mais provável.


Agora, vamos prestar atenção na pedra usada para declarar Riichi: o . Essa, com certeza, é uma questão relacionada à mão do jogador Norte. Ou ele comprou o com na mão, formando um Ryanmen, ou comprou um com na mão. Para simplificar: se a espera fosse pelo , o também serviria para ele bater; mas se a espera fosse pelo , não temos como garantir que o também completaria a mão.

Não há apenas um modo certo de pensar, mas eu prefiro priorizar apenas a questão de usar o , sem me preocupar tanto com o . Porém, como ainda existe a possibilidade de um Penchan ou Kanchan com , ainda me preocupei um pouco com essa pedra.

Com a evolução da minha mão, o acabou sobrando e não tinha mais volta. Era uma situação em que eu precisava lutar até o fim com as armas que tinha na minha mão. Então, não há escolha senão continuar lutando até onde for possível e, ao mesmo tempo, tomar cuidado.


— Mas e aquele Chi com e o descarte do ? Você pensou em terminar logo a rodada sem correr riscos?


Essa é uma boa pergunta.


— Não dá para dizer que não pensei nisso. Mas, para terminar a rodada sem correr riscos, só no primeiro turno, né? Daí em diante, comprando uma pedra perigosa com essas esperas na mão (Shanpon de ou ), você iria para o ataque? Pensando que, depois desse turno, provavelmente teremos que segurar todas as pedras perigosas que comprarmos, o melhor a se fazer, na minha opinião, é descartar uma pedra perigosa agora e tentar ficar com uma espera Ryanmen sem hesitar.

Afinal de contas, se o passar, eu também teria uma boa chance de bater.


— Ah, sim... Entendi! Muito obrigado!


No Mahjong, o mais importante é perceber as coisas com simplicidade: não dê respostas complicadas a perguntas simples.




Autor: Sasaki Hisato (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)

Nenhum comentário :

Postar um comentário