Materiais

Aqui, vocês encontrarão todos os materiais de apoio. Uma sugestão é ficar com eles ao lado e consultá-los durante o jogo.







Outros recursos





Esta seção reúne vários conteúdos ligados ao Mahjong que podem ser usados para treino e estudo do jogo. Tem bastante coisa em inglês e japonês; porém, como são bem intuitivos, provavelmente isso não será um problema. Qualquer dúvida, entrem em contato! :)




Uma boa opção para quem quer melhorar seus conhecimentos. É interessante até para quem já sabe todos de cor, porque ele abre nossos olhos e mostra como é fácil acabar se enganando (há muitas "pegadinhas") ou deixando algum Yaku passar despercebido. Há alguns bugs (bem poucos, na verdade) e algumas regras locais; então, cuidado para não considerar esse quiz como a verdade absoluta, e sim como uma ferramenta de treino.






Muito útil, principalmente para quem joga ao vivo e sabe que não vai ter o computador para fazer todas as contas por você. Também é altamente recomendado a quem joga em torneios ou a dinheiro, para poder calcular os placares com 100% de precisão, além de saber o que é preciso fazer para ultrapassar o outro jogador ou para manter a liderança em uma partida. Mais uma vez, é ótimo para ver como é fácil deixar passar alguns fatores despercebidos. Também há alguns bugs, mas o único que parece afetar a pontuação em si é o fato de, em alguns casos, o Quiz considerar um Ron completando uma espera Shanpon como uma trinca fechada.






Uma forma legal de colocar a teoria em prática sem ter que fazer testes arriscados durante os jogos reais. Basta marcar a(s) pedra(s) que você considerar segura(s).






Uma boa para analisar os números dos seus oponentes, o que pode ser aproveitado para entender quais pontos são semelhantes entre bons jogadores. Basta inserir o nick do usuário e escolher as opções (os resultados também podem ser mostrados em inglês).






Ótima opção para tirar dúvidas sobre a eficiência das pedras. Abaixo da mão, a pedra à esquerda é o descarte; à direita, é possível ver o Uke-ire (pedras e número total de unidades).

Modo de usar: digite as pedras da mão em questão. Basta digitar os números seguidos da letra correspondente ao naipe. Para especificar o naipe, digite "m" para Man, "s" para Sou e "p" para Pin. Não é preciso especificar o naipe depois de cada número; o melhor é fazer isso depois de digitar todas as pedras daquele naipe.

Para as pedras de letras, a letra correspondente é "z" e a ordem dos números é a seguinte:
1 = , 2 = , 3 = , 4 = , 5 = , 6 = , 7 = .



Ex.:


Para consultar essa mão, basta digitar 7m12347p55789s555z






Para quem quer melhorar, uma boa dica é assistir aos jogos da sala Houou, pensar no que vocês fariam em cada situação e tentar entender o motivo das decisões deles.

E, se tiverem alguma dúvida, podem me mandar um screenshot/replay da jogada e eu tento explicar! :)

É só clicar no nome do jogador. Às vezes, é preciso esperar o início da partida (ela também já pode ter terminado, aí, é só escolher outra).

Reparem que os nomes dos jogadores com os mais altos níveis estarão em negrito.




Dá para escolher o tipo de jogo/sala também:


Jogo
  • 四麻: Mahjong de 4 pessoas
  • 三麻: Mahjong de 3 pessoas


Modo
  • 東風: Tonpuusen
  • 東南: Hanchan
  • 雀荘: Modo Jansou (regras das casas de Mahjong do Japão)


Mesa
  • 特上: Tokujou - jogadores que estejam no mínimo no 4º Dan, com Rating de 1800
  • 鳳凰: Houou - sala com o nível mais alto do servidor - jogadores que estejam no mínimo no 7º Dan, com Rating de 2000 (é onde jogo atualmente)

OBS.: Agora, dá para assistir até no celular! Basta escolher a opção "スマホWeb版サーバに接続" depois de clicar no nome do jogador.


Para quem tem o cliente do Windows, tudo isso fica na 3ª aba:





Reparem que os tipos/salas são os mesmos; os Kanjis só estão abreviados.

E assistir às partidas é excelente, mas cuidado para não fazerem apenas isso: para evoluir, também é preciso aprender a teoria e aplicá-la em seus jogos.






Da mesma forma que as transmissões, os replays são interessantes para ver como as pessoas da mesa Houou jogam (para entrar nela, é preciso ser, no mínimo, 7º Dan com Rating de 2000 [七段 R2000]). Basta escolher a opção "鳳凰卓" no site para baixar um arquivo html com os links. Só há replays das partidas de lá, mas é possível ver os logs das outras salas, que trazem os resultados das partidas.






Quiz bastante completo e com algumas perguntas bem difíceis, inclusive. Vale a pena se aventurar, pois ele dá uma boa ideia do nível do jogador e de quanto ainda é possível evoluir.

As perguntas são as seguintes:


O teste começa com perguntas sobre esperas múltiplas. É só selecionar todas as pedras que completam a mão. Os posts sobre esperas múltiplas podem ser bem úteis aqui. :)



Depois, vem a parte de defesa. Escolha uma pedra que você considera segura.

Dica: cuidado com todos os jogadores.



Essa pergunta é sobre eficiência. O objetivo é escolher o descarte mais eficiente, ou seja, que dará o maior Uke-ire.



Quiz de pontuação. Algumas observações importantes:
  • Tem Kiriage Mangan (ou seja, 7700 e 11600 são arredondados para Mangan);
  • Eles consideram que par de Dabuton/Dabunan vale 2 Fu;
  • Eles consideram que o Rinshan Tsumo2 Fu
Quem ainda estiver inseguro com relação a essa parte pode treinar no Quiz sobre pontuação antes de fazer o teste.



Mais uma de eficiência, mas, dessa vez, eles perguntam qual é o número do Uke-ire.


Depois de responder a todas as perguntas, você receberá sua nota:


As informações são:
  • 麻雀偏差値: nota (eles usam o sistema de escore padronizado)
  • ランキング: sua classificação (em relação ao número de pessoas que fizeram o quiz no mesmo dia)

Do lado direito:
  • 正答数: número de respostas corretas / total de perguntas
  • 残り時間: tempo restante
  • 麻雀力: seu nível, em números
  • 合格判定: nota geral


Nenhum comentário :

Postar um comentário