sexta-feira, 4 de março de 2016

Quiz - Eficiência - 1

Começarei a colocar algumas perguntas para que vocês possam avaliar como andam seus conhecimentos sobre algumas áreas do Mahjong. :)

Respondam nos comentários!






Quiz - Eficiência: Pergunta 1


Compra:








Essa é a primeira pergunta de um livro para jogadores iniciantes/intermediários, que traz diversas mãos que podem causar confusão durante o jogo.

A mão é boa até demais. Pensando apenas na eficiência, qual é o melhor descarte?

Dica: dividindo-a em 5 grupos, fica mais fácil de enxergar a pedra menos útil.


Clique aqui para ver a resposta/explicação.














































































Resposta:






Olhando a imagem acima, fica evidente que o não é nem um pouco útil para a mão.

Aqui, tanto quanto têm possibilidade de virar um par ou um conjunto; então, não devemos descartar nenhum dos dois.

Podemos até querer tentar um Sanshoku de 567, mas isso só deve ser decidido dependendo de qual for a próxima compra.


Fonte: これだけで勝てる! 麻雀の基本形80



14 comentários :

  1. acho que vo erra feio nessa rsrsrs

    eu descartaria o 3 bambu (desmanchando o par) para fazer aquele yaku de 3 sequencias semelhantes (Sanshoku Doujan) combinando com apenas sequencias (Pinfu) e o yaku que não tem terminais e letras (Tanayo).

    A menos que a proxima compra após essa acabe com a sua vida :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema errar: é o melhor jeito de aprender (a gente grava mais quando erra, acredito eu).

      Uma dica: quando estiver com mão fechada, é melhor pensar mais no formato e nas possibilidades da mão, e não tanto nos Yakus (a menos que precise de muitos pontos, óbvio).

      Digo isso porque é bem mais rápido do que ficar tentando "tirar um Yaku da cartola" e, ficando em Tenpai, é só meter um Riichi que resolve tudo. :)

      Excluir
  2. Tiraria o 4 bambu, visando o sanshoku 567. Segunda opção seria entre o três ou seis jóia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é a boa se você quiser fazer pontos, mas a questão propõe eficiência, se você tivesse tentando defender a sua colocação, seria mais interessanter chegar em tenpai o mais rápido possível, então talvez o 4 não fosse a melhor...
      Pessoalmente, preferia o 7 pin mesmo, aí seria mais fácil pra fazer pon/chii com o resto.

      Excluir
  3. Aí vc descarta o 4 pin pra dps vir o 3pin e o 2pin não deixando vc fazer iipeikou... sei como funciona D: Mas aí qnd descarta outra peça o iipeikou não vem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah, acontece... Mas aí você tem que pensar nas suas prioridades: nesse caso, a eficiência.

      Então, mesmo se vierem todas as pedras para o Iipeikou, é só pensar que você tomou a decisão certa naquele momento e bola pra frente!

      Às vezes, a gente se irrita com coisa banal e isso acaba refletindo na partida (experiência própria orz).

      Excluir
  4. Descartaria o 4pin ou o 7pin por causa da sequência 2-3-4p que é a única da mão que está completa.

    Se você comprar o 5p no turno após esse, você consegue fazer o 4-5-6p (se mantiver o 4p adicional) ou o 5-6-7p (se mantiver o 7p que comprou agora).

    Eu não descartaria o 6p porque ele pode vir a ser uma dupla ou trinca da mão, caso você zique nas compras. Também não descartaria o 3s porque, apesar de já ter um 4s e um potencial de sequência, você pode acabar nunca comprando o 2s ou 5s e desperdiçar o potencial de dupla/trinca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar do potencial de sanshoku como falaram, a mão também pode ir pra tanyao e pinfu que são mãos mais simples e menos restritas. O sanshoku viria como um bônus.

      Excluir
  5. eu manteria o 56m, o 67s e o 234p, dessa forma restaria saber o que fazer com as pedras restantes (ou qual par manter); aparentemente, jogando o 4s, perco apenas o potencial de formar um 234s caso eu compre um 2s, nao vejo no momento uma alternativa melhor.

    ResponderExcluir
  6. Jogaria fora o 4p por causa que pode vir mais um 3s depois, formando uma trinca, ou mais um 6p. Se vier 6p, me livro do 4s e fico com uma trinca. Mesma ideia se vier 3s. O 4p me parece bem ineficaz porque com o 7p que acabou de vir, você já fica em ryan pra 5 e 8p, o que equivale ao kanchan de 46p. Não só isso, mas já há 23p na mão, o que significa que a quantidade de pedras pro segundo 4p ficar eficiente diminui. E diminui mais ainda se você manter o 7p porque ryan 67p já utiliza o 5p. Manter o 4p significa que o 667p só fica útil pra 6 ou 7, e ainda por cima se vier o 5p pro 46p, o 67p restante fica com 7 pedras disponíveis (5,8p, supondo que não tenham sido jogadas) ao invés de 8.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acabei de perceber que também com 667p, se vier um 6 também há a possibilidade de usar o 66p como o par, e aí o terceiro 6p faz uma sequencia com o 78p. Em seguida, nos livramos do 3s pra ficar em ryan já que não precisamos de outro par. O maior problema de verdade do 4p é esse overlapping com outros titles. Muitos tiles que as vezes parecem ser úteis na real são bem inúteis se considerar que eles fazem overlap.

      Excluir
  7. onde posso encontrar o anime saki feito por vcs ?
    ou ate mesmo so as legendas

    ResponderExcluir