sábado, 22 de outubro de 2016

Quiz - Pinfu

O Pinfu é um Yaku bem simples de fazer depois que você aprende, mas, no início, ele pode causar um pouco de confusão.

Muitas pessoas até acabam evitando essa mão para não ter erro, mas ele é um Yaku importantíssimo do jogo, então, não há saída: temos que aprendê-lo.

E mesmo os jogadores intermediários podem acabar se confundindo em situações com detalhes traiçoeiros.

Vejam como estão seus conhecimentos e, se tiverem dúvidas, estudem mais sobre esse Yaku aqui.





Quiz: Pinfu




sábado, 15 de outubro de 2016

Defesa - Parte 10

Agora veremos uma questão que é o ponto fraco de muitos jogadores, sobretudo quando começam a desenvolver suas habilidades no Mahjong.

Em sua maioria, eles já conhecem o Betaori e têm noções básicas de quando atacar e quando defender.

Mas, talvez por considerarem que são baixas, quase nunca prestam atenção às mãos abertas e acabam levando duros golpes quando a guarda está baixa. Quem nunca pagou aquele famigerado Tanyao, Dora 3 que nem fazia ideia?

Quanto mais alto o nível do jogador, maior a velocidade e, consequentemente, mais mãos abertas.

Então, aprendam a leitura básica que devemos fazer para não cairmos mais nessa armadilha de achar que mão aberta = mão baixa!





Defesa contra mãos abertas




sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Eficiência das pedras - Parte 14

Agora, veremos uma situação que deixa muitos jogadores (principalmente os menos experientes) bastante confusos: as mãos com possibilidades demais.

Muitas vezes, temos um número suficiente de possíveis conjuntos ou ficamos até com poucas opções, mas, quando temos várias alternativas e todas são boas, muitas vezes tomamos decisões sem muita confiança.

Prestem bastante atenção ao exemplo 5, porque ele é, de longe, o mais negligenciado pelos jogadores. Falo por experiência própria, hahah!

Vejam a teoria e lembrem-se dos padrões. Não precisam decorar cada um deles, mas entendam o como tomar cada decisão e apliquem às mãos que aparecerem em suas partidas.





Eficiência para mãos em Iishanten - Parte 2




sábado, 1 de outubro de 2016

Ataque/Defesa - Final

E chegamos ao final dessa pequena série de artigos sobre um dos mais importantes aspectos do Mahjong!

Esse é o fim da série no site que traduzi; porém, tenho outros recursos e, no futuro, pretendo publicar mais sobre a questão do equilíbrio entre Ataque e Defesa. Antes disso, creio que seja melhor apresentar outros aspectos que ajudarão a melhorar o jogo de vocês!

Voltando ao assunto, como disse no artigo anterior, esse é um aspecto bem subjetivo do jogo e varia bastante dependendo da situação. Então, temos que avaliar o maior número de fatores possível antes de tomar a decisão.

Mesmo com essa subjetividade, vendo os exemplos práticos, podemos ter uma ideia de como devemos decidir entre ir para o ataque ou ficar na defensiva!





Quando atacar e quando defender:
exemplos práticos - Parte 2




sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Riichi: Introdução

A partir de hoje, começaremos uma série que analisa o Yaku mais importante desse jogo, tanto que dá nome ao estilo japonês: o Riichi.

Todo mundo já deve ter feito inúmeras vezes, mas será que pensaram em todas as consequências e efeitos que ele causa?

Será que sabem usá-lo corretamente?

Leiam o artigo de hoje e vejam o que levar em conta ao declarar aquele sonoro "RIICHI!". :)





Prós e contras do Riichi




sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Riipai

Muitos iniciantes arrumam suas pedras da forma que fica mais fácil para verem o que já está pronto e o que não está.

Algumas vezes, não há problemas em fazer isso, mas, como veremos neste artigo, talvez haja coisas que passem despercebidas, principalmente em mãos com esperas múltiplas.

Vejam as dicas, porque as consequências podem ir de um Ron não declarado até Furiten e Chonbo.









sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Defesa - Parte 9

Chegou a hora de analisar uma técnica mais avançada e que carrega um certo misticismo, muito vista em animes e partidas antigas de Mahjong: o Mawashi.

É necessário conhecimento das teorias de defesa e leitura para executá-lo com êxito, porém, o principal fator para conseguir isso é saber o timing. Ou seja, não adianta tentar se não houver as condições adequadas, o que só acontece em situações específicas.

Portanto, o no Mahjong moderno, o Mawashi é a exceção, e não a regra.

Para conseguir resultados consistentes, a regra é avaliar os fatores para decidir entre Ataque/Defesa, tomar sua decisão e se comprometer totalmente a ela: se decidir atacar, jogue com eficiência, pense nos Yakus e na pontuação e veja se há possibilidade de abrir a mão para ganhar mais velocidade; se optar pela defesa, a escolha é simples: Betaori.





Mawashi Uchi




sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Eficiência das pedras - Parte 13

Agora começaremos a analisar as mãos em Iishanten. Esse estágio da mão é decisivo e há diversas possibilidades a serem consideradas: às vezes, temos menos Taatsu do que precisamos; outras, temos apenas Taatsu com esperas ou padrões ruins.

Por conta dessas possibilidades, é fácil se confundir e cometer erros, deixando algo passar despercebido.

O único jeito de evitar isso é estudar. Não sei se alguém consegue decorar tudo isso, mas creio que nem seja preciso. Basta saber o que fazer em cada caso e, quando a situação aparecer no jogo, provavelmente vocês se lembrarão e terão, pelo menos, uma noção sobre o que fazer. E, se não tiverem certeza se fizeram a escolha certa, é só voltar nessa série de artigos e fazer uma revisão!





Eficiência para mãos em Iishanten - Parte 1




sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Ataque/Defesa - Parte 4

Nada melhor que ver a teoria aplicada em situações reais!

Isso porque a noção de quando atacar/defender é subjetiva e depende de uma série de fatores; porém, normalmente há um consenso geral sobre como agir em determinadas situações.

Com esses exemplos, creio que podemos ter uma base para pautar as decisões nas partidas.





Quando atacar e quando defender:
exemplos práticos - Parte 1




sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Pontuação - Final

Concluindo a parte de pontuação para iniciantes, falaremos sobre como funciona o arredondamento dos Fu.

Apesar de parecer trabalhoso, na prática, o que eu faço na maioria das vezes é simplesmente conferir se há algum fator que possa fazer a mão passar de cada dezena de Fu.

Pensando dessa forma, dá para descomplicar a contagem de pontos indo por eliminação e fazendo o cálculo completo somente em casos mais complexos (duas trincas e/ou Kans ou mais, ou em casos com espera única + par de Yakuhai + trinca/Kan de 1 ou 9).

No mais, para quem ainda luta para decorar a tabela, minha dica é bem simples: decorem as colunas de 30, 40 e 50 Fu do Oya e Ko até o 4 Han (de 5 Han em diante, não precisa contar Fu). 90% do restante da tabela é derivado desses três. Aí, é só fazer a conta de acordo com os Han, conforme explicado no caso do Chiitoitsu no artigo passado.





Pontuação: Tenpane