sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Yakumans - Parte 1

Finalmente chegou a hora de começar a apresentar uma das coisas que fazem valer a pena jogar Mahjong. O momento único que lava a alma e, na grande maioria das vezes, coloca o felizardo no topo.

Yakuman: a mão que pode ser uma glória ou uma desgraça na vida dos jogadores!

Exageros à parte, é sempre bom saber quais são essas raras mãos para não deixar a oportunidade escapar, porque, no Mahjong, tudo pode acontecer.





Análise dos Yakumans - Parte 1


A partir de hoje, apresentaremos os Yakumans, que são as mãos mais altas do Mahjong.

São 12 no total.

Vamos começar com os mais conhecidos!





Dai San Gen (大三元) - Yakuman



Dica para lembrar: [, , ]

  • Dá para fazer esse Yakuman mesmo abrindo a mão.

Fazer trincas das três pedras de elementos é um Yakuman.



Prós
  • Como ele só usa 9 pedras, é mais fácil de fazer que os outros Yakumans.
  • Mesmo que não dê para completar o Dai San Gen, é bem fácil acabar conseguindo pelo menos um Sho San Gen ou Hon Itsu.



Contras
  • A quantidade de pedras de que você precisa é baixa, e os oponentes normalmente ficarão preocupados e vão segurá-las.



Exemplo em vídeo:







Coluna 8
Pao (包)




Fazer trincas do , e é um Yakuman.

Como é permitido abrir a mão, ele parece ser um Yakuman bem fácil de fazer, não é?

Mas não é por acaso que é difícil formá-lo.

O motivo: nenhum jogador vai querer dar as pedras de que você precisa.


Por exemplo, vamos considerar que essa é a sua mão:




É a sua vez de descartar uma pedra.

Normalmente, descartaríamos o , certo?


Porém, a mão de um oponente está assim:




E se ele declarar Ron com o seu


  Ron:  


Será um Yakuman!


E se ele fizer Pon com o Chun?




Ele completará o Yakuman!


A pedra que completa um Yakuman aberto é chamada Pao.

Ela é uma penalidade para a pessoa que jogou essa pedra.

1. Se o oponente bater o Yakuman por Tsumo, o jogador terá que pagar tudo sozinha! (Isso se chama Sekinin Barai - você paga por ser responsável pelo Yakuman.)

2. Mesmo se o Ron for com uma pedra de outra pessoa, o jogador terá que pagar metade! (Você divide o pagamento com a pessoa que jogou a pedra do Ron)


Resumindo...

A pedra que completa o Yakuman chama-se Pao e há penalidades para quem ajuda o oponente a completar um Yakuman aberto.

Como dá medo de um Ron ou mesmo de um Pon que completa o Yakuman, ninguém vai querer descartar de propósito as pedras necessárias.





Kokushi Musou (国士無双) - Somente fechado - Yakuman




Dica para lembrar: [1, 9 e letras]

Nome popular: Kokushi

Formar uma mão com todas as pedras de 1, 9 e letras, repetindo uma delas para ter um par, é um Yakuman.



Prós
  • É uma boa opção para quando a mão vier desconexa.
  • Como ele só usa pedras que são mais difíceis de formar conjuntos, se outra pessoa declarar Riichi, fica fácil de se defender.



Contras
  • Como a mão é formada apenas por pedras que podem ser inúteis para os outros jogadores, muitas vezes, as quatro unidades de uma delas são descartadas durante o jogo.
  • Normalmente, os seus descartes terão só pedras do Tanyao; então, os oponentes perceberão logo.



Exemplo em vídeo:







Coluna 9
13 esperas?




Qual é a espera dessa mão?




Qualquer 1, 9 ou letra completa o Kokushi!


É chamado Kokushi Juusanmen Machi (国士十三面待ち), e há regras que o consideram como um Daburu Yakuman.



Exemplo em vídeo:




Resumindo...

Dá até vontade de declarar Riichi com essa espera por 13 pedras que pode ser completada com qualquer 1, 9 ou letra. :D



Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)



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