Quem nunca ficou sem saber o que fazer diante daquela mão de um naipe só que embaralha as vistas e quase dá dor de cabeça?
Pois é, os jogadores de Mahjong on-line sabem que alguns servidores ainda dão uma "ajudinha" mostrando a sua espera. Mas, e se estiverem jogando ao vivo? Muitas vezes, a pessoa pode até deixar de vencer porque sequer sabia que também estava esperando outras pedras — isso sem falar nos problemas com Furiten.
Lembrem-se também de que isso não vale só para a espera final em si, mas também em todas as etapas da mão. Tendo conhecimento dos padrões que formam esperas melhores, você saberá mudar sua mão quando precisar e, consequentemente, aumentará as chances de bater.
Então, sem mais delongas, vamos a elas, o terror de muitos jogadores de Mahjong: as esperas múltiplas.
Padrões de esperas triplas
Vamos analisar as esperas formadas usando sete pedras. Como os três padrões apresentados abaixo aparecem bastante, começaremos por eles.
As esperas triplas se chamam Sanmenchan (ou Sanmenmachi) e há vários padrões, mas o exemplo mais conhecido é [Ryanmen]+ [Ryanmen].
Outros exemplos desse padrão:
No total, 11 pedras completam essa espera.
OBS.: Normalmente, alguma pedra já terá sido descartada ou estará na mão de outra pessoa; por isso, o número real de pedras é um pouco menor.
Continuando, o segundo padrão é:
É uma versão melhorada da espera Nobetan.
Ela é composta pelas esperas [Tanki] + [Tanki] + [Tanki].
Essa também aparece bastante nos jogos.
Outros exemplos desse padrão:
No total, 9 pedras completam essa espera.
Por fim, o terceiro padrão é:
Mais uma que é bem frequente. O padrão é [Ryanmen] + [Nobetan].
Outros exemplos desse padrão:
No total, 9 pedras completam essa espera.
OBS.: Se você estiver tentando fazer Pinfu com essa espera, é preciso ter cuidado:
Como a espera pelo 3 é Tanki, não há Pinfu. Batendo com o 6 ou 9 (Ryanmen) = Pinfu.
Ou seja, dependendo da pedra usada para bater, pode ser que a mão não tenha esse Yaku. Depois que vocês se acostumarem, fica fácil.
No próximo artigo, analisaremos dez padrões de esperas formadas usando três pedras iguais. Depois de entendê-los, vocês verão que as esperas múltiplas não são nenhum bicho de sete cabeças.
Ah, e só para provar que essas esperas são bem frequentes mesmo (como o autor destacou várias vezes), eis aqui duas mãos que fiz na semana que traduzi este artigo:
Mão 1:
Mão 2:
Alguém sabe dizer quais são os padrões e as esperas delas?
OBS.: O padrão da segunda será mostrado só na semana que vem. :)
Fonte: 麻雀の雀龍.com
Pois é, os jogadores de Mahjong on-line sabem que alguns servidores ainda dão uma "ajudinha" mostrando a sua espera. Mas, e se estiverem jogando ao vivo? Muitas vezes, a pessoa pode até deixar de vencer porque sequer sabia que também estava esperando outras pedras — isso sem falar nos problemas com Furiten.
Lembrem-se também de que isso não vale só para a espera final em si, mas também em todas as etapas da mão. Tendo conhecimento dos padrões que formam esperas melhores, você saberá mudar sua mão quando precisar e, consequentemente, aumentará as chances de bater.
Então, sem mais delongas, vamos a elas, o terror de muitos jogadores de Mahjong: as esperas múltiplas.
Esperas múltiplas - Parte 1
Padrões de esperas triplas
Vamos analisar as esperas formadas usando sete pedras. Como os três padrões apresentados abaixo aparecem bastante, começaremos por eles.
As esperas triplas se chamam Sanmenchan (ou Sanmenmachi) e há vários padrões, mas o exemplo mais conhecido é [Ryanmen]+ [Ryanmen].
Outros exemplos desse padrão:
No total, 11 pedras completam essa espera.
OBS.: Normalmente, alguma pedra já terá sido descartada ou estará na mão de outra pessoa; por isso, o número real de pedras é um pouco menor.
Continuando, o segundo padrão é:
É uma versão melhorada da espera Nobetan.
Ela é composta pelas esperas [Tanki] + [Tanki] + [Tanki].
Essa também aparece bastante nos jogos.
Outros exemplos desse padrão:
No total, 9 pedras completam essa espera.
Por fim, o terceiro padrão é:
Mais uma que é bem frequente. O padrão é [Ryanmen] + [Nobetan].
Outros exemplos desse padrão:
No total, 9 pedras completam essa espera.
OBS.: Se você estiver tentando fazer Pinfu com essa espera, é preciso ter cuidado:
Como a espera pelo 3 é Tanki, não há Pinfu. Batendo com o 6 ou 9 (Ryanmen) = Pinfu.
Ou seja, dependendo da pedra usada para bater, pode ser que a mão não tenha esse Yaku. Depois que vocês se acostumarem, fica fácil.
No próximo artigo, analisaremos dez padrões de esperas formadas usando três pedras iguais. Depois de entendê-los, vocês verão que as esperas múltiplas não são nenhum bicho de sete cabeças.
Ah, e só para provar que essas esperas são bem frequentes mesmo (como o autor destacou várias vezes), eis aqui duas mãos que fiz na semana que traduzi este artigo:
Mão 1:
Mão 2:
Alguém sabe dizer quais são os padrões e as esperas delas?
OBS.: O padrão da segunda será mostrado só na semana que vem. :)
Fonte: 麻雀の雀龍.com
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1,4,6 e 7
ResponderExcluirBingo! Parabéns, é isso mesmo.
ExcluirA segunda mão é um Sanmenchan (par de 5 + 23456 - esperando 1, 4 ou 7), mas também há outro padrão bem comum: 5556 (enxegando um par, fica 55 | 56 - esperando 4 ou 7; enxergando uma trinca, fica 555 | 6 - esperando o par).