Hoje, terminaremos de ver os Yakus mais básicos e que valem 1 Han.
Além do Tanyao, que é bastante comum e muito útil, veremos que algumas combinações não dependem tanto da mão, e sim de alguma situação específica. É bom aprendê-las porque pontos extras nunca são demais!
A partir de semana que vem, as coisas ficarão um pouco mais interessantes, tanto para os iniciantes quanto para os mais experientes, porque, além de Yakus mais complexos, também teremos colunas de estratégia dentro dos artigos com pontos de vista técnicos que fazem a gente pensar sobre o jeito de jogar.
Até aqui, vimos 3 Yakus básicos.
Riichi, Tsumo, Pinfu e o Tanyao, que será apresentado hoje, são os quatro Yakus essenciais; então, é uma boa tentar fazer dois ou três deles ao mesmo tempo.
Dica para lembrar: [Mão sem 1, 9 nem letras]
Bater com uma mão que só tem pedras do 2 ao 8 dá 1 Han.
Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
Alguns exemplos de situações em que fazer um Tanyao aberto (Kuitan) é uma boa opção:
Contras
Exemplo em vídeo:
Dica para lembrar: [Mesma sequência duas vezes]
Fazer uma mão com duas sequências iguais (do mesmo naipe) dá 1 Han.
Não há nenhuma restrição; você pode fazer qualquer outro tipo de conjunto.
Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
Contras
Mão com Iipeikou: Ron:
Mão sem Iipeikou: Ron:
Exemplo em vídeo:
Dica para lembrar: [Última compra]
Bater comprando a última pedra dá 1 Han.
Não há nenhuma restrição; você pode fazer qualquer tipo de conjunto.
Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Exemplo em vídeo:
Dica para lembrar: [Último descarte]
Bater com o último descarte dá 1 Han.
Não há nenhuma restrição; você pode fazer qualquer tipo de conjunto.
Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Você deve tomar cuidado com o Houtei dos outros principalmente quando não estiver em Tenpai.
Exemplo em vídeo:
Dica para lembrar: [Tsumo depois de fazer um Kan]
Declarar um Kan e bater com a pedra que você comprar do muro morto dá 1 Han.
O Rinshan Kaihou não pode ser combinado com Haitei nem Ippatsu.
Exemplo em vídeo:
Dica para lembrar: [Bater roubando um Kan]
Bater roubando uma pedra que o jogador usou para transformar um Pon em Kan (Kakan) dá 1 Han.
OBS.: O caso mostrado na imagem é a única exceção. É permitido roubar um Kan fechado para completar um Kokushi Musou (Yakuman).
Exemplo em vídeo:
Dica para lembrar: [Bater logo depois de declarar Riichi]
Se você bater até sua próxima compra (incluindo ela) depois de declarar Riichi, sua mão terá o Ippatsu (ninguém pode ter declarado Pon, Kan ou Chi depois do seu Riichi).
Se o Ippatsu for por Tsumo, você terá Riichi, Ippatsu e Tsumo: são 3 Yakus.
Se o Ippatsu for por Ron, como você terá feito Riichi, são pelo menos 2 Yakus.
Curiosidade: nas partidas da Liga A e em decisões de títulos, a Liga Profissional de Mahjong do Japão não usa Ipptatsu nem Ura Dora. Na Liga B, eles são permitidos normalmente.
Exemplo em vídeo:
A pedra seguinte ao indicador de Dora é a Dora.
Cada Dora dá 1 Han extra.
Porém, não dá para bater com uma mão que só tem Doras, sem nenhum Yaku.
Ura Dora, Kan Dora e Aka Dora funcionam da mesma forma.
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
Além do Tanyao, que é bastante comum e muito útil, veremos que algumas combinações não dependem tanto da mão, e sim de alguma situação específica. É bom aprendê-las porque pontos extras nunca são demais!
A partir de semana que vem, as coisas ficarão um pouco mais interessantes, tanto para os iniciantes quanto para os mais experientes, porque, além de Yakus mais complexos, também teremos colunas de estratégia dentro dos artigos com pontos de vista técnicos que fazem a gente pensar sobre o jeito de jogar.
Análise dos Yakus - Parte 3
Até aqui, vimos 3 Yakus básicos.
Riichi, Tsumo, Pinfu e o Tanyao, que será apresentado hoje, são os quatro Yakus essenciais; então, é uma boa tentar fazer dois ou três deles ao mesmo tempo.
Tanyao (断幺九 | タンヤオ) - 1 Han
Dica para lembrar: [Mão sem 1, 9 nem letras]
- Dá para fazer esse Yaku mesmo abrindo a mão.
Bater com uma mão que só tem pedras do 2 ao 8 dá 1 Han.
Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
- Você pode bater mesmo com a mão aberta.
- Dá para formar mãos rápidas.
- Se tiver Doras, pode formar mãos altas.
Alguns exemplos de situações em que fazer um Tanyao aberto (Kuitan) é uma boa opção:
- Quando você tiver pelo menos 2 Doras.
- Quando você declarar Pon para ficar em Tenpai esperando por pelo menos duas pedras.
- Quando você estiver no O-rasu, bastando vencer com qualquer coisa para ficar em primeiro lugar.
Contras
- Mostrando aos oponentes que você está tentando um Tanyao aberto, as pedras de letras, 1 e 9 passam a ser seguras.
- Ao declarar um Pon ou Chi, como não dá mais para declarar Riichi, a tendência é que a mão não dê tantos pontos.
Exemplo em vídeo:
Iipeikou (一盃口) - Somente fechado - 1 Han
Dica para lembrar: [Mesma sequência duas vezes]
- É fácil combiná-lo com os Yakus essenciais.
- Se abrir a mão, não dá mais para fazer o Iipeikou.
Fazer uma mão com duas sequências iguais (do mesmo naipe) dá 1 Han.
Não há nenhuma restrição; você pode fazer qualquer outro tipo de conjunto.
Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
- É um Yaku relativamente fácil de fazer.
- Como é possível fazer qualquer coisa na sua mão fora o Iipeikou, dá para formar mãos rápidas.
- Combinando com Pinfu e Tanyao, pode formar mãos altas.
Contras
- Se a espera for Ryanmen, você pode bater com uma pedra que não completa o Iipeikou, o que acontece muito.
Mão com Iipeikou: Ron:
Mão sem Iipeikou: Ron:
Exemplo em vídeo:
Haitei Raoyue (海底摸月 | ハイテイ) - 1 Han
[Curiosidade: o nome desse Yaku significa pegar o reflexo da lua no fundo do mar]
[Curiosidade: o nome desse Yaku significa pegar o reflexo da lua no fundo do mar]
Dica para lembrar: [Última compra]
- Com o Haitei, dá para ter um Yaku mesmo abrindo a mão.
Bater comprando a última pedra dá 1 Han.
Não há nenhuma restrição; você pode fazer qualquer tipo de conjunto.
Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Exemplo em vídeo:
Houtei Raoyui (河底撈魚 | ホウテイ) - 1 Han
Dica para lembrar: [Último descarte]
- Com o Houtei, dá para ter um Yaku mesmo abrindo a mão.
Bater com o último descarte dá 1 Han.
Não há nenhuma restrição; você pode fazer qualquer tipo de conjunto.
Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Você deve tomar cuidado com o Houtei dos outros principalmente quando não estiver em Tenpai.
Exemplo em vídeo:
Rinshan Kaihou (嶺上開花) - 1 Han
Dica para lembrar: [Tsumo depois de fazer um Kan]
Declarar um Kan e bater com a pedra que você comprar do muro morto dá 1 Han.
O Rinshan Kaihou não pode ser combinado com Haitei nem Ippatsu.
Exemplo em vídeo:
Chankan (槍槓) - 1 Han
Dica para lembrar: [Bater roubando um Kan]
Bater roubando uma pedra que o jogador usou para transformar um Pon em Kan (Kakan) dá 1 Han.
OBS.: O caso mostrado na imagem é a única exceção. É permitido roubar um Kan fechado para completar um Kokushi Musou (Yakuman).
Exemplo em vídeo:
Ippatsu (一発) - Somente fechado - 1 Han
Dica para lembrar: [Bater logo depois de declarar Riichi]
Se você bater até sua próxima compra (incluindo ela) depois de declarar Riichi, sua mão terá o Ippatsu (ninguém pode ter declarado Pon, Kan ou Chi depois do seu Riichi).
Se o Ippatsu for por Tsumo, você terá Riichi, Ippatsu e Tsumo: são 3 Yakus.
Se o Ippatsu for por Ron, como você terá feito Riichi, são pelo menos 2 Yakus.
Curiosidade: nas partidas da Liga A e em decisões de títulos, a Liga Profissional de Mahjong do Japão não usa Ipptatsu nem Ura Dora. Na Liga B, eles são permitidos normalmente.
Exemplo em vídeo:
Dora (ドラ) - não é um Yaku propriamente dito - 1 Han extra
A pedra seguinte ao indicador de Dora é a Dora.
Cada Dora dá 1 Han extra.
Porém, não dá para bater com uma mão que só tem Doras, sem nenhum Yaku.
Ura Dora, Kan Dora e Aka Dora funcionam da mesma forma.
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
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