segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Eficiência das pedras: Introdução

Venho percebendo que muitos jogadores reclamam das "injustiças" e problemas que acontecem em suas partidas. De fato, justamente por ser um jogo que tem um pouco de sorte envolvida, há situações inimagináveis, com viradas surpreendentes e derrotas muito amargas.

Porém, vale ressaltar que isso não é o que acontece na maioria das vezes, principalmente com jogadores cujo nível é mais elevado. Normalmente, a derrota vem ou por mérito dos oponentes ou por culpa do próprio jogador, por causa de escolhas erradas ou que não deram certo. Às vezes, um detalhe é suficiente para decidir uma partida inteira.

Agora, uma coisa que me deixa um pouco chateado é ver pessoas desistindo do Mahjong por estarem perdendo muito. Eu entendo como é, pois já estive nessa situação de "série interminável de derrotas", mas acho que o caminho não é simplesmente desistir do jogo. Que tal aprimorar seus conhecimentos e melhorar de verdade?

É por isso que, a partir de hoje, começarei a postar artigos voltados à estratégia, traduzidos de outro site japonês. Eles foram muito importantes para mim: foi a partir daí que comecei a ter consciência do que estava fazendo, em vez de ir jogando simplesmente ao acaso.

Decidi começar pela eficiência das pedras porque, para ganhar, é preciso saber atacar (em tempo: atacar não é sinônimo de simplesmente abrir a mão, mas sim formar mãos boas e ir para cima do oponente). Depois que publicar os artigos que dão a base sobre esse assunto, abordarei um pouco de defesa.

Espero que vocês gostem, leiam e consigam colocar em prática em suas partidas!



A eficiência das pedras





A eficiência das pedras é a teoria sobre como formar os 4 conjuntos + 1 par da forma mais eficaz. É a base que deve ser usada ao pensar em como formar as mãos no Mahjong.

Considerando apenas uma rodada, o Mahjong é um jogo em que os quatro jogadores disputam para ver quem consegue formar quatro conjuntos e um par mais rápido. É por isso que a eficiência das pedras deve ser a base da escolha dos seus descartes.

Em uma mão, há três fatores a serem considerados: velocidade, pontuação e defesa.

Entre eles, o principal é a velocidade. Isso porque ela também acaba englobando a pontuação e defesa. Mesmo que a mão seja altíssima, se você não bater, não ganha nenhum ponto.

Ao bater uma mão rápida, acabamos com a possibilidade de qualquer mão que os oponentes estavam formando; então, dá para pensar que ganhamos os pontos da nossa mão + os pontos da mão que o oponente poderia fazer.

Além disso, se batermos antes que os oponentes entrem em Tenpai, não corremos o risco de levar Ron.

A velocidade é a "vida da sua mão". Tentem não deixar escapar a chance de bater por se prender exclusivamente aos Yakus.


"Tentar fazer mãos perfeitas só vai atrasar sua vitória."

Esse é o lema do mangá Aburemon. Uma frase bem sábia, por sinal.


A introdução fica por aqui. Agora, vamos aprender como aplicar a eficiência das pedras.







Como pensamos quando temos esse tipo de mão?

Dá para ver a possibilidade de Chanta e, comprando um , ou , podemos até mesmo tentar um Sanshoku.

Normalmente, os iniciantes veem qual Yaku dá para fazer com a mão e tentam formá-lo a todo custo. É por isso que, em mãos como esta:


  Compra:   Dora: 


Eles cometem o erro de descartar o .

O mais importante é pensar na sua mão organizando as 13 pedras (+1).


A mão inicial está assim:



Pensando em formar 4 conjuntos + 1 par, o que falta?

Já temos dois conjuntos e um par. Como há um Ryanmen () e a probabilidade de completá-lo é bem grande, vai faltar só mais um conjunto. Já que não tem mais nenhum Taatsu, o jeito é tentar formar alguma coisa com o que sobrou: , , ou .

Então, dessas pedras, qual é a mais difícil de formar um Taatsu?

Pensando dessa forma, vocês não terão mais problemas na hora de escolher qual pedra descartar.

O ideal é analisar as pedras da sua mão e escolher seu descarte por eliminação e, depois, comparar a pedra escolhida com as outras opções. É muito importante comparar. Dá para evitar muitos erros de descarte fazendo isso.

Nessa mão, temos que escolher entre , , ou , que não estão formando nenhum conjunto. Entendendo o nível de eficiência de cada pedra, podemos escolher a que menos ajudaria a mão.

Ver quais são as opções de descarte e compará-las.

Isso é jogar levando em conta a eficiência das pedras: um conceito básico do Mahjong.



Autor: Manboo (Beginner's Luck)



Pedras eficientes e número de unidades →


2 comentários :

  1. vou passar a rever minha eficiencia sensei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Ed!

      Eu incentivo... Fez muita diferença no meu jeito de jogar e me ajudou a melhorar muito.

      É bom prestar bastante atenção à eficiência naquelas horas em que você tem que ganhar de qualquer jeito, aí, normalmente, os resultados serão melhores.

      Abraço!

      Excluir