sábado, 9 de setembro de 2017

Mãos abertas - Parte 2

Demorei muito tempo para aprender as técnicas das mãos abertas.

Desde que comecei a jogar, quase sempre mantinha a mão fechada porque sabia que poderia bater (e ganhar mais). Quando abria, era por "intuição", normalmente quando conseguia fazer Pon de Yakuhai.

Isso funcionou bem em alguns servidores em que joguei, sobretudo no finado Janryumon, onde cheguei ao 9º Dan (九段) rapidamente. Porém, logo vi que isso não significava nada quando comecei a jogar no Tenhou. O nível dos jogadores é outro (jogo lá regularmente há quase cinco anos e o máximo que consegui foi chegar até o 7º Dan (七段) depois de dois anos e meio).

Só então eu realmente entendi como era importante fazer mãos abertas. Eu simplesmente não conseguia acompanhar a velocidade dos oponentes, que sempre batiam antes e me deixavam de mãos atadas.

A partir daí, comecei a estudar essa teoria que passo para vocês. Até hoje cometo alguns erros, mas, tendo uma noção melhor sobre as vantagens e desvantagens, posso garantir que o número de acertos será sempre maior. :)




Quando abrir a mão






Lembrando do que foi explicado no último artigo, vamos ver como decidir se devemos abrir a mão.


Ex. 1:

Pedra descartada:

Dora:


Você é Ko, essa é a rodada Leste 1 o foi descartado no 3º turno.

Vocês abririam a mão?

Vamos pensar nos prós e contras.




Prós
  • Como já conseguiremos 1 Han, fica fácil bater.



Contras
  • A defesa fica comprometida.
  • A mão valerá entre 1000 e 2000, no máximo.




Ao decidir se devemos abrir a mão, basta comparar os prós e os contras da mão aberta e escolher a opção mais vantajosa.

O ideal é pensar em uma balança, como a da figura a seguir.




Se o lado esquerdo da balança pesar mais, devemos abrir a mão; se o lado direito pesar mais, devemos mantê-la fechada.

Aqui, o importante é saber que o peso desses dois fatores pode mudar dependendo da situação.

Não dá para simplesmente falar que a decisão foi tomada só porque havia "mais prós do que contras".

Vamos fazer uma avaliação mais detalhada.







Pedra descartada:

Dora:



Velocidade: é claro que conseguir 1 Han já aumenta a facilidade de bater, mas as esperas que restarem serão ruins e teremos grandes chances de não bater mesmo se abrirmos mão.

A vantagem da velocidade é pequena.



Defesa: se quisermos bater com essa mão, provavelmente teremos que abrir vários conjuntos e ficaremos em Tenpai só nos últimos turnos; então, será muito arriscado.

A desvantagem de comprometer a defesa é grande.



Valor: é muito provável que a mão dê 1000 pontos, mas ela valeria pouco mesmo se fosse fechada.

A desvantagem de diminuir o valor da mão é pequena, mas a pontuação já era baixa.



Além disso, o ideal seria considerar o turno em que a rodada está e o fato de você ser Ko e estarmos na rodada Leste, mas a balança fica mais ou menos assim:




O lado direito da balança pesou mais. Ou seja, é melhor manter a mão fechada.





Ex. 2:

Pedra descartada:

Dora:


Somos o Oya na rodada Sul 1, 6º turno e estamos em 2º lugar com 27000 pontos.

O Kamicha descartou o . Vamos pensar da mesma forma que no exemplo anterior.




Velocidade: aumenta bastante. Mesmo entrando em Tenpai com a mão fechada, seria difícil bater com a espera Kanchan pelo .



Defesa: no máximo, abriremos só dois conjuntos. Além disso, no Tanyao, a defesa é baixa mesmo com a mão fechada.



Valor: com Riichi, a mão valeria pelo menos 7700; então, a pontuação diminui bastante.







Quando somos o Oya, conseguimos o Renchan se batermos; por isso, a vantagem de abrir a mão é ainda maior.

Com certeza devemos abrir a mão aqui.

A regra geral é comparar os prós e contras dessa forma, adaptando-se a cada situação.

Os bons jogadores de Mahjong têm uma precisão muito grande na hora de pesar esses fatores. É daí que vem sua força.



Autor: Manboo (Beginner's Luck)



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