Finalmente chegou a hora de começar a apresentar uma das coisas que fazem valer a pena jogar Mahjong. O momento único que lava a alma e, na grande maioria das vezes, coloca o felizardo no topo.
Yakuman: a mão que pode ser uma glória ou uma desgraça na vida dos jogadores!
Exageros à parte, é sempre bom saber quais são essas raras mãos para não deixar a oportunidade escapar, porque, no Mahjong, tudo pode acontecer.
A partir de hoje, apresentaremos os Yakumans, que são as mãos mais altas do Mahjong.
São 12 no total.
Vamos começar com os mais conhecidos!
Dica para lembrar: [
,
,
]
Fazer trincas das três pedras de elementos é um Yakuman.
Prós
Contras
Exemplo em vídeo:
Fazer trincas do
,
e
é um Yakuman.
Como é permitido abrir a mão, ele parece ser um Yakuman bem fácil de fazer, não é?
Mas não é por acaso que é difícil formá-lo.
O motivo: nenhum jogador vai querer dar as pedras de que você precisa.
Por exemplo, vamos considerar que essa é a sua mão:
É a sua vez de descartar uma pedra.
Normalmente, descartaríamos o
, certo?
Porém, a mão de um oponente está assim:
E se ele declarar Ron com o seu
?
Ron:
Será um Yakuman!
E se ele fizer Pon com o Chun?
Ele completará o Yakuman!
A pedra que completa um Yakuman aberto é chamada Pao.
Ela é uma penalidade para a pessoa que jogou essa pedra.
1. Se o oponente bater o Yakuman por Tsumo, o jogador terá que pagar tudo sozinha! (Isso se chama Sekinin Barai - você paga por ser responsável pelo Yakuman.)
2. Mesmo se o Ron for com uma pedra de outra pessoa, o jogador terá que pagar metade! (Você divide o pagamento com a pessoa que jogou a pedra do Ron)
Resumindo...
A pedra que completa o Yakuman chama-se Pao e há penalidades para quem ajuda o oponente a completar um Yakuman aberto.
Como dá medo de um Ron ou mesmo de um Pon que completa o Yakuman, ninguém vai querer descartar de propósito as pedras necessárias.
Dica para lembrar: [1, 9 e letras]
Nome popular: Kokushi
Formar uma mão com todas as pedras de 1, 9 e letras, repetindo uma delas para ter um par, é um Yakuman.
Prós
Contras
Exemplo em vídeo:
Qual é a espera dessa mão?
Qualquer 1, 9 ou letra completa o Kokushi!
É chamado Kokushi Juusanmen Machi (国士十三面待ち), e há regras que o consideram como um Daburu Yakuman.
Exemplo em vídeo:
Resumindo...
Dá até vontade de declarar Riichi com essa espera por 13 pedras que pode ser completada com qualquer 1, 9 ou letra. :D
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
Yakuman: a mão que pode ser uma glória ou uma desgraça na vida dos jogadores!
Exageros à parte, é sempre bom saber quais são essas raras mãos para não deixar a oportunidade escapar, porque, no Mahjong, tudo pode acontecer.
Análise dos Yakumans - Parte 1
A partir de hoje, apresentaremos os Yakumans, que são as mãos mais altas do Mahjong.
São 12 no total.
Vamos começar com os mais conhecidos!
Dica para lembrar: [



- Dá para fazer esse Yakuman mesmo abrindo a mão.
Fazer trincas das três pedras de elementos é um Yakuman.
Prós
- Como ele só usa 9 pedras, é mais fácil de fazer que os outros Yakumans.
- Mesmo que não dê para completar o Dai San Gen, é bem fácil acabar conseguindo pelo menos um Sho San Gen ou Hon Itsu.
Contras
- A quantidade de pedras de que você precisa é baixa, e os oponentes normalmente ficarão preocupados e vão segurá-las.
Exemplo em vídeo:
Coluna 8
Pao (包)
Pao (包)
Fazer trincas do



Como é permitido abrir a mão, ele parece ser um Yakuman bem fácil de fazer, não é?
Mas não é por acaso que é difícil formá-lo.
O motivo: nenhum jogador vai querer dar as pedras de que você precisa.
Por exemplo, vamos considerar que essa é a sua mão:

É a sua vez de descartar uma pedra.
Normalmente, descartaríamos o

Porém, a mão de um oponente está assim:

E se ele declarar Ron com o seu



Será um Yakuman!
E se ele fizer Pon com o Chun?

Ele completará o Yakuman!
A pedra que completa um Yakuman aberto é chamada Pao.
Ela é uma penalidade para a pessoa que jogou essa pedra.
1. Se o oponente bater o Yakuman por Tsumo, o jogador terá que pagar tudo sozinha! (Isso se chama Sekinin Barai - você paga por ser responsável pelo Yakuman.)
2. Mesmo se o Ron for com uma pedra de outra pessoa, o jogador terá que pagar metade! (Você divide o pagamento com a pessoa que jogou a pedra do Ron)
Resumindo...
A pedra que completa o Yakuman chama-se Pao e há penalidades para quem ajuda o oponente a completar um Yakuman aberto.
Como dá medo de um Ron ou mesmo de um Pon que completa o Yakuman, ninguém vai querer descartar de propósito as pedras necessárias.
Dica para lembrar: [1, 9 e letras]
Nome popular: Kokushi
Formar uma mão com todas as pedras de 1, 9 e letras, repetindo uma delas para ter um par, é um Yakuman.
Prós
- É uma boa opção para quando a mão vier desconexa.
- Como ele só usa pedras que são mais difíceis de formar conjuntos, se outra pessoa declarar Riichi, fica fácil de se defender.
Contras
- Como a mão é formada apenas por pedras que podem ser inúteis para os outros jogadores, muitas vezes, as quatro unidades de uma delas são descartadas durante o jogo.
- Normalmente, os seus descartes terão só pedras do Tanyao; então, os oponentes perceberão logo.
Exemplo em vídeo:
Coluna 9
13 esperas?
13 esperas?
Qual é a espera dessa mão?

Qualquer 1, 9 ou letra completa o Kokushi!
É chamado Kokushi Juusanmen Machi (国士十三面待ち), e há regras que o consideram como um Daburu Yakuman.
Exemplo em vídeo:
Resumindo...
Dá até vontade de declarar Riichi com essa espera por 13 pedras que pode ser completada com qualquer 1, 9 ou letra. :D
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
← Yakus - Final | Yakumans - Parte 2 → |
Nenhum comentário :
Postar um comentário