Esse post será muito útil para os iniciantes, pois poderão entender, de forma bem rápida, como fazer cada Yaku.
Quem quiser uma versão melhor para impressão pode ver a Lista de Yakus.
Minha dica é: comecem aprendendo os Yakus básicos.
Comecem pelos de 1 Han: Riichi, Tsumo, Yakuhai, Pinfu, Tanyao e Iipeikou.
Depois, passem para os de 2 Han: Sanshoku, Ittsuu, Toi Toi, Chiitoitsu, San An Ko...
Hon Itsu e Chin Itsu, que são de um naipe só, também são fáceis de decorar e dão uma boa pontuação.
Enfim, não precisam decorar todos de uma vez: deem uma olhada na lista enquanto jogam e vejam as possibilidades: quando menos perceberem, já terão aprendido como fazer todos eles! :)
Agora, faremos uma revisão dos Yakus ensinados até aqui.
Uma boa opção é imprimir a lista de Yakus para ficar com ela do lado enquanto jogam.
Marquem os Yakus que vocês conseguirem formar nas partidas.
Assim, para poder marcar vários Yakus, vocês sempre pensarão em todas as possibilidades.
Yakus
* 1 Han *
Menzen Tsumo (門前清自模和) - Somente fechado
[Tsumo com a mão toda fechada]
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Riichi (立直 | リーチ) - Somente fechado
[Tenpai com mão fechada]
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Pinfu (平和 | ピンフ) - Somente fechado
[Apenas sequências] Ver mais
Tanyao (断幺九 | タンヤオ)
[Mão usando só pedras do 2 ao 8]
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Yakuhai (役牌)
Há três tipos de Yakuhai.
Sangenpai (三元牌) - Pedras de elementos
[
,
,
- são sempre Yakuhai]
Bakaze (場風牌) - Vento da rodada
[Mesmo vento do marcador da rodada:
ou
]
Jikaze (自風牌) - Vento do jogador
[Contar a ordem dos ventos a partir do Oya:


]
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Iipeikou (一盃口) - Somente fechado
[Mesma sequência duas vezes]
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Haitei (海底摸月 | ハイテイ)
[Bater na última compra da rodada]
Ver mais
Houtei (河底撈魚 | ホウテイ)
[Bater no último descarte da rodada]
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Rinshan Kaihou (嶺上開花)
[Tsumo depois de fazer um Kan]
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Chankan (槍槓)
[Bater roubando um Kan]
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* 2 Han *
Sanshoku (三色同順) - Em mãos abertas, vale 1 Han a menos
[Mesma sequência nos três naipes]
Ver mais
Ittsuu (一気通貫) - Em mãos abertas, vale 1 Han a menos
[Sequência do 1 ao 9]
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Toi Toi (対々和)
[Só Pons ou trincas]
Ver mais
Chiitoitsu (七対子) - Somente fechado
[7 pares]
Ver mais
San An Ko (三暗刻)
[3 trincas fechadas]
Ver mais
San Kan Tsu (三槓子)
[3 Kans]
Ver mais
Sanshoku Doukou (三色同刻)
[Mesmo Pon nos três naipes]
Ver mais
Chanta (混全帯幺九) - Em mãos abertas, vale 1 Han a menos
[1, 9 ou letra em cada conjunto da mão]
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Honrou (混老頭)
[Só Pons de 1, 9 e letras]
Daburu Riichi -(両立直 | ダブル立直) - Somente fechado
[Riichi no primeiro descarte]
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* 3 Han *
Hon Itsu (混一色) - Em mãos abertas, vale 1 Han a menos
[Só 1 naipe + letras]
Ver mais
Junchan (純全帯幺九) - Em mãos abertas, vale 1 Han a menos
[Igual ao Chanta, mas sem letras]
Ver mais
Ryanpeikou (二盃口) - Somente fechado
[2 Iipeikou]
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* 4 Han *
Sho San Gen (小三元) - Vale 4 Han já contando 2 Han dos dois Yakuhai
[
,
,
]
Ver mais
* 6 Han *
Chin Itsu (清一色) - Em mãos abertas, vale 1 Han a menos
[Só um naipe]
Ver mais
YAKUMANS
Kokushi Musou (国士無双) - Somente fechado
[1, 9 e letras]
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Suu An Ko (四暗刻) - Somente fechado
[4 trincas fechadas]
Ver mais
Dai San Gen (大三元)
[Trincas de
,
,
]
Ver mais
Tsuu Iissou (字一色)
[Só letras]
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Sho Suu Shi (小四喜)
[3 trincas + 1 par de
,
,
,
]
Ver mais
Dai Suu Shi (大四喜)
[Trincas de
,
,
,
]
Ver mais
Chinroutou (清老頭)
[Toi Toi só com 1 e 9]
Ver mais
Ryuu Iissou (緑一色)
[Só pedras verdes:
,
,
,
,
e
]
Ver mais
Chuurenpooto (九連宝燈) - Somente fechado
[Chin Itsu fechado com três 1 e três 9]
Ver mais
Suu Kan Tsu (四槓子)
[Só Kans]
Ver mais
Tenhou (天和) - Somente fechado
[Bater com a mão inicial - Oya]
Ver mais
Chihou (地和) - Somente fechado
[Bater na primeira compra - Ko]
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Yakus especiais
Ippatsu (一発) - Somente fechado - 1 Han
[Bater logo depois do Riichi]
Ver mais
Renhou (人和) - Somente fechado - Mangan
[Ron no primeiro descarte]
Ver mais
Nagashi Mangan (流し満貫) - Mangan
[Só 1, 9 e letras nos descartes]
Dora - não é um Yaku propriamente dito - 1 Han bônus
[Pedra seguinte ao indicador de Dora]
Ver mais
Kuisagari é uma regra do Mahjong: se você abrir a mão, alguns Yakus valem 1 Han a menos.
A regra geral é que os Yakus relacionados a trincas (ou Pon), como o Toi Toi, não têm Kuisagari.
Uma dica para aprender é que os Yakus relacionados a sequências (ou Chi), como Sanshoku ou Ittsuu, têm Kuisagari.
Vejam os exemplos a seguir:
1. Mesmo se fizermos uma mão só com trincas, o Hon Itsu também permite fazer sequências, então, ele tem Kuisagari.
2. O San An Ko é um Yaku relacionado a trincas/Pon, então, mesmo fazendo um Chi, ele não valerá menos.
O Pinfu e o Iipeikou já valem só 1 Han e têm Kuisagari; então, abrindo a mão, não valerão mais nada.
Vocês já ouviram falar da regra Kuitan Ari?
Ela serve justamente para permitir o Tanyao em mãos abertas.
Enfim, nas partidas reais, comparem o valor do Yaku aberto e fechado para tomar suas decisões.
Para começar a jogar Mahjong, aprendam o Riichi e o Tsumo. Depois que se acostumarem um pouco com o jogo, tentem fazer outros Yakus e descubram como fica cada vez mais divertido!
A partir do próximo artigo da série, começaremos a explicar um pouco sobre como calcular a pontuação.
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
Quem quiser uma versão melhor para impressão pode ver a Lista de Yakus.
Minha dica é: comecem aprendendo os Yakus básicos.
Comecem pelos de 1 Han: Riichi, Tsumo, Yakuhai, Pinfu, Tanyao e Iipeikou.
Depois, passem para os de 2 Han: Sanshoku, Ittsuu, Toi Toi, Chiitoitsu, San An Ko...
Hon Itsu e Chin Itsu, que são de um naipe só, também são fáceis de decorar e dão uma boa pontuação.
Enfim, não precisam decorar todos de uma vez: deem uma olhada na lista enquanto jogam e vejam as possibilidades: quando menos perceberem, já terão aprendido como fazer todos eles! :)
Análise dos Yakus - Revisão

Agora, faremos uma revisão dos Yakus ensinados até aqui.
Uma boa opção é imprimir a lista de Yakus para ficar com ela do lado enquanto jogam.
Marquem os Yakus que vocês conseguirem formar nas partidas.
Assim, para poder marcar vários Yakus, vocês sempre pensarão em todas as possibilidades.
Yakus
* 1 Han *
Menzen Tsumo (門前清自模和) - Somente fechado
[Tsumo com a mão toda fechada]
Ver mais
Riichi (立直 | リーチ) - Somente fechado
[Tenpai com mão fechada]
- Tenpai com a mão fechada
- Declarar "Riichi" em voz alta
- Descartar a pedra virada para o lado
- Depositar 1000 pontos na mesa
Pinfu (平和 | ピンフ) - Somente fechado
[Apenas sequências] Ver mais
Tanyao (断幺九 | タンヤオ)
[Mão usando só pedras do 2 ao 8]
Ver mais
Yakuhai (役牌)
Há três tipos de Yakuhai.
Sangenpai (三元牌) - Pedras de elementos
[



Bakaze (場風牌) - Vento da rodada
[Mesmo vento do marcador da rodada:


Jikaze (自風牌) - Vento do jogador
[Contar a ordem dos ventos a partir do Oya:




Ver mais
Iipeikou (一盃口) - Somente fechado
[Mesma sequência duas vezes]
Ver mais
Haitei (海底摸月 | ハイテイ)
[Bater na última compra da rodada]
Ver mais
Houtei (河底撈魚 | ホウテイ)
[Bater no último descarte da rodada]
Ver mais
Rinshan Kaihou (嶺上開花)
[Tsumo depois de fazer um Kan]
Ver mais
Chankan (槍槓)
[Bater roubando um Kan]
Ver mais
* 2 Han *
Sanshoku (三色同順) - Em mãos abertas, vale 1 Han a menos
[Mesma sequência nos três naipes]
Ver mais
Ittsuu (一気通貫) - Em mãos abertas, vale 1 Han a menos
[Sequência do 1 ao 9]
Ver mais
Toi Toi (対々和)
[Só Pons ou trincas]
Ver mais
Chiitoitsu (七対子) - Somente fechado
[7 pares]
Ver mais
San An Ko (三暗刻)
[3 trincas fechadas]
Ver mais
San Kan Tsu (三槓子)
[3 Kans]
Ver mais
Sanshoku Doukou (三色同刻)
[Mesmo Pon nos três naipes]
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Chanta (混全帯幺九) - Em mãos abertas, vale 1 Han a menos
[1, 9 ou letra em cada conjunto da mão]
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Honrou (混老頭)
[Só Pons de 1, 9 e letras]
- Também pode ser um Chiitoitsu somente com 1, 9 e letras.
Daburu Riichi -(両立直 | ダブル立直) - Somente fechado
[Riichi no primeiro descarte]
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* 3 Han *
Hon Itsu (混一色) - Em mãos abertas, vale 1 Han a menos
[Só 1 naipe + letras]
Ver mais
Junchan (純全帯幺九) - Em mãos abertas, vale 1 Han a menos
[Igual ao Chanta, mas sem letras]
Ver mais
Ryanpeikou (二盃口) - Somente fechado
[2 Iipeikou]
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* 4 Han *
Sho San Gen (小三元) - Vale 4 Han já contando 2 Han dos dois Yakuhai
[



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* 6 Han *
Chin Itsu (清一色) - Em mãos abertas, vale 1 Han a menos
[Só um naipe]
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YAKUMANS
Kokushi Musou (国士無双) - Somente fechado
[1, 9 e letras]
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Suu An Ko (四暗刻) - Somente fechado
[4 trincas fechadas]
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Dai San Gen (大三元)
[Trincas de



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Tsuu Iissou (字一色)
[Só letras]
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Sho Suu Shi (小四喜)
[3 trincas + 1 par de




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Dai Suu Shi (大四喜)
[Trincas de




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Chinroutou (清老頭)
[Toi Toi só com 1 e 9]
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Ryuu Iissou (緑一色)
[Só pedras verdes:






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Chuurenpooto (九連宝燈) - Somente fechado
[Chin Itsu fechado com três 1 e três 9]
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Suu Kan Tsu (四槓子)
[Só Kans]
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Tenhou (天和) - Somente fechado
[Bater com a mão inicial - Oya]
Ver mais
Chihou (地和) - Somente fechado
[Bater na primeira compra - Ko]
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Yakus especiais
Ippatsu (一発) - Somente fechado - 1 Han
[Bater logo depois do Riichi]
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Renhou (人和) - Somente fechado - Mangan
[Ron no primeiro descarte]
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Nagashi Mangan (流し満貫) - Mangan
[Só 1, 9 e letras nos descartes]
- A rodada deve terminar empatada (por acabarem as pedras do muro vivo).
- Só pode ter pedras de 1, 9 e letras nos seus descartes;
- Ninguém pode ter pegado nenhum descarte seu; e
- Sua mão tem que estar fechada.
Dora - não é um Yaku propriamente dito - 1 Han bônus
[Pedra seguinte ao indicador de Dora]
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Coluna 17
O que é Kuisagari?
O que é Kuisagari?
Kuisagari é uma regra do Mahjong: se você abrir a mão, alguns Yakus valem 1 Han a menos.
A regra geral é que os Yakus relacionados a trincas (ou Pon), como o Toi Toi, não têm Kuisagari.
Uma dica para aprender é que os Yakus relacionados a sequências (ou Chi), como Sanshoku ou Ittsuu, têm Kuisagari.
Vejam os exemplos a seguir:
1. Mesmo se fizermos uma mão só com trincas, o Hon Itsu também permite fazer sequências, então, ele tem Kuisagari.
2. O San An Ko é um Yaku relacionado a trincas/Pon, então, mesmo fazendo um Chi, ele não valerá menos.
O Pinfu e o Iipeikou já valem só 1 Han e têm Kuisagari; então, abrindo a mão, não valerão mais nada.
Vocês já ouviram falar da regra Kuitan Ari?
Ela serve justamente para permitir o Tanyao em mãos abertas.
Enfim, nas partidas reais, comparem o valor do Yaku aberto e fechado para tomar suas decisões.
Conclusão sobre a apresentação dos Yakus
Para começar a jogar Mahjong, aprendam o Riichi e o Tsumo. Depois que se acostumarem um pouco com o jogo, tentem fazer outros Yakus e descubram como fica cada vez mais divertido!
A partir do próximo artigo da série, começaremos a explicar um pouco sobre como calcular a pontuação.
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
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Valeu demais!!!
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