Depois de aprender o básico do Mahjong (Yakus e pontuação), chegou a hora de conhecer algumas regras importantes do jogo.
O ideal é assimilar pouco a pouco, pois muitos jogadores tentam ler todas as regras do jogo no mesmo dia e veem aquela "enxurrada" de informações, o que pode confundir muito e até causar desespero. Além disso, algumas regras são sobre situações muito específicas e, em um primeiro momento, não afetarão diretamente o jogo dos iniciantes.
Com o conhecimento dessas regras que são utilizadas com mais frequência, vocês conseguirão entender melhor o jogo e, assim, terão mais controle sobre as situações!
A partir de hoje, apresentaremos algumas regras do Mahjong que aparecem com bastante frequência.
Aprendam os últimos detalhes e conheçam o Mahjong por completo!
Renchan
Renchan é quando uma rodada termina empatada e o Oya continua sendo o mesmo.
Há três regras diferentes que podem ser usadas para definir se há Renchan ou não:
Tenpai Renchan
Se o Oya bater, ele continua sendo o mesmo. Além disso, se a rodada terminar empatada e o Oya estiver em Tenpai, ele também continua.
Agari Renchan
O Oya só continua sendo o mesmo se ele bater.
No-Ten Renchan
Se a rodada terminar empatada, o Oya continua mesmo se estiver em No-Ten.
Não importa a regra escolhida: se outra pessoa bater, o Oya muda.
Honba
Quando houver Renchan ou se a rodada terminar empatada, o Oya coloca um palito de 100 pontos na mesa, à sua direita.
Se a rodada terminar empatada e o Oya mudar, o próximo Oya coloca um palito usando os próprios pontos. Nesse caso, todos os palitos colocados pelo Oya antigo voltam para ele; tomem cuidado para não se esquecer de pegá-los de volta nesses casos.
Quando há 1 Honba, quem bater ganha 300 pontos extras.
Se a batida for por Ron: o jogador paga 300 pontos a mais.
Se for por Tsumo: cada um paga 100 pontos a mais.
Se houver 1 Honba e ninguém bater de novo (ou se o Oya bater), na rodada seguinte, serão 2 Honba.
Com 2 Honba, o bônus de 300 pontos é multiplicado por 2. O mesmo acontece se houver 3 Honba (300 X 3), 4 Honba (300 X 4) etc.
Curiosidade: a contagem de Honba, na forma falada, é feita da seguinte maneira:
1 - Ipponba
2 - Nihonba
3 - Sanponba
4 - Yonhonba
5 - Gohonba
6 - Ropponba
7 - Nanahonba
8 - Happonba
Shibari
O que é o Shibari?
No Mahjong chinês, não existe a regra do Shibari; ou seja, você pode bater mesmo sem ter Yaku.
Na década de 30, alguns japoneses que moravam na região da Manchúria adotaram a regra de 1 Han Shibari, mas somente nos Renchans.
A regra do Shibari foi criada para que, nas rodadas extras, as mãos ficassem mais altas e houvesse ainda mais competitividade.
Com o desenvolvimento da regra japonesa (conhecida como Riichi Mahjong) e seus diversos Yakus, o Shibari foi adotado permanentemente.
1 Han Shibari
No Mahjong, há a regra do 1 Han Shibari (lê-se Ii Han Shibari).
Por conta dela, precisamos de pelo menos um Yaku (que dá um Han) para bater.
2 Han Shibari
Há, também, uma regra opcional. Com ela, a partir de 5 Honba, é preciso ter 2 Han para bater. É o 2 Han Shibari (lê-se Ryan Han Shibari).
A intenção dessa regra local também é de estimular a formação de mãos altas nas rodadas extras.
Wanpai
Separa-se um número fixo de pedras para o indicador de Dora, Kan Dora e para as Rinshanpai.
Essas pedras formam o muro morto (Wanpai).
Nem todo mundo sabe, mas o muro morto não serve só para ter o indicador de Dora e de Ura Dora (quando há batida com Riichi).
Por que ele tem 14 pedras no total?
O muro morto tem seis funções:
Rinshanpai (4 pedras)
Indicador de Dora (1 pedra)
Indicador de Ura Dora (1 pedra)
Indicador de Kan Dora (4 pedras)
Indicador de Kan Ura Dora (4 pedras)
Total: 14 pedras
A cada Kan declarado, a última pedra do muro vivo é considerada parte do muro morto, para que ele sempre tenha 14 pedras.
O muro morto deixa o jogo mais interessante?
Como há pedras que não serão vistas até o final da partida, a natureza do Mahjong fica ainda mais interessante.
Nele, pode estar tanto um que é Jigoku Machi e não seria útil para ninguém, quanto a espera de um Kokushi Musou.
No próximo artigo, explicaremos os diferentes tipos de empates.
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
O ideal é assimilar pouco a pouco, pois muitos jogadores tentam ler todas as regras do jogo no mesmo dia e veem aquela "enxurrada" de informações, o que pode confundir muito e até causar desespero. Além disso, algumas regras são sobre situações muito específicas e, em um primeiro momento, não afetarão diretamente o jogo dos iniciantes.
Com o conhecimento dessas regras que são utilizadas com mais frequência, vocês conseguirão entender melhor o jogo e, assim, terão mais controle sobre as situações!
Renchan • Honba • Shibari • Wanpai
A partir de hoje, apresentaremos algumas regras do Mahjong que aparecem com bastante frequência.
Aprendam os últimos detalhes e conheçam o Mahjong por completo!
Renchan
Renchan é quando uma rodada termina empatada e o Oya continua sendo o mesmo.
Há três regras diferentes que podem ser usadas para definir se há Renchan ou não:
Tenpai Renchan
Se o Oya bater, ele continua sendo o mesmo. Além disso, se a rodada terminar empatada e o Oya estiver em Tenpai, ele também continua.
Agari Renchan
O Oya só continua sendo o mesmo se ele bater.
No-Ten Renchan
Se a rodada terminar empatada, o Oya continua mesmo se estiver em No-Ten.
Não importa a regra escolhida: se outra pessoa bater, o Oya muda.
Honba
Quando houver Renchan ou se a rodada terminar empatada, o Oya coloca um palito de 100 pontos na mesa, à sua direita.
Se a rodada terminar empatada e o Oya mudar, o próximo Oya coloca um palito usando os próprios pontos. Nesse caso, todos os palitos colocados pelo Oya antigo voltam para ele; tomem cuidado para não se esquecer de pegá-los de volta nesses casos.
Quando há 1 Honba, quem bater ganha 300 pontos extras.
Se a batida for por Ron: o jogador paga 300 pontos a mais.
Se for por Tsumo: cada um paga 100 pontos a mais.
Se houver 1 Honba e ninguém bater de novo (ou se o Oya bater), na rodada seguinte, serão 2 Honba.
Com 2 Honba, o bônus de 300 pontos é multiplicado por 2. O mesmo acontece se houver 3 Honba (300 X 3), 4 Honba (300 X 4) etc.
Curiosidade: a contagem de Honba, na forma falada, é feita da seguinte maneira:
1 - Ipponba
2 - Nihonba
3 - Sanponba
4 - Yonhonba
5 - Gohonba
6 - Ropponba
7 - Nanahonba
8 - Happonba
Shibari
O que é o Shibari?
No Mahjong chinês, não existe a regra do Shibari; ou seja, você pode bater mesmo sem ter Yaku.
Na década de 30, alguns japoneses que moravam na região da Manchúria adotaram a regra de 1 Han Shibari, mas somente nos Renchans.
A regra do Shibari foi criada para que, nas rodadas extras, as mãos ficassem mais altas e houvesse ainda mais competitividade.
Com o desenvolvimento da regra japonesa (conhecida como Riichi Mahjong) e seus diversos Yakus, o Shibari foi adotado permanentemente.
1 Han Shibari
No Mahjong, há a regra do 1 Han Shibari (lê-se Ii Han Shibari).
Por conta dela, precisamos de pelo menos um Yaku (que dá um Han) para bater.
2 Han Shibari
Há, também, uma regra opcional. Com ela, a partir de 5 Honba, é preciso ter 2 Han para bater. É o 2 Han Shibari (lê-se Ryan Han Shibari).
A intenção dessa regra local também é de estimular a formação de mãos altas nas rodadas extras.
Wanpai
Separa-se um número fixo de pedras para o indicador de Dora, Kan Dora e para as Rinshanpai.
Essas pedras formam o muro morto (Wanpai).
Nem todo mundo sabe, mas o muro morto não serve só para ter o indicador de Dora e de Ura Dora (quando há batida com Riichi).
Por que ele tem 14 pedras no total?
O muro morto tem seis funções:
Rinshanpai (4 pedras)
Indicador de Dora (1 pedra)
Indicador de Ura Dora (1 pedra)
Indicador de Kan Dora (4 pedras)
Indicador de Kan Ura Dora (4 pedras)
Total: 14 pedras
A cada Kan declarado, a última pedra do muro vivo é considerada parte do muro morto, para que ele sempre tenha 14 pedras.
O muro morto deixa o jogo mais interessante?
Como há pedras que não serão vistas até o final da partida, a natureza do Mahjong fica ainda mais interessante.
Nele, pode estar tanto um que é Jigoku Machi e não seria útil para ninguém, quanto a espera de um Kokushi Musou.
Conclusão
- Se o Oya bater ou ficar em Tenpai: + 1 Honba.
- Se o Oya não ficar em Tenpai: o Oya muda e + 1 Honba.
- 1 Honba: + 300 pontos para quem bater.
- A regra do 1 Han Shibari sempre é aplicada.
- O muro morto tem 14 pedras.
No próximo artigo, explicaremos os diferentes tipos de empates.
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
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