quarta-feira, 22 de abril de 2015

Ataque/Defesa - Parte 2

Mahjong definitivamente é um jogo que envolve uma quantidade muito grande de variáveis que, às vezes, podem fugir do nosso controle, e é aí que muitas pessoas acabam o considerando como um "jogo de azar".

Porém, assim como no Pôquer, por algum motivo, os jogadores experientes ou profissionais sempre conseguem ganhar muito mais vezes e manter a consistência.

Isso porque eles conseguem enxergar a situação da partida e avaliar as probabilidades.

E o que isso tem a ver com o artigo de hoje? Bem, depois de conhecer a teoria básica, apresentaremos alguns fatores que podem guiar nossas decisões de ir para o ataque ou desistir da mão e ficar na defesa. Tomando as decisões corretas, com certeza teremos mais vitórias e melhoraremos no jogo.





O que levar em conta ao tomar uma decisão






Atacar ou defender?

Hoje, definiremos os fatores que devem ser levados em conta ao tomar uma decisão. 




Facilidade de bater

Evidentemente, não é uma boa ideia partir para o ataque com uma mão que seja difícil de bater. 





Ex. 1:

Riichi




Sua mão:   Compra:


Você estava tentando um Kokushi, mas outro jogador declarou Riichi.

Até mesmo por instinto, dá para saber que não vale a pena atacar com essa mão.

A probabilidade de você entrar em Tenpai e conseguir bater é baixíssima.





Ex. 2:

Riichi




Sua mão:   Compra:


Aqui, devemos atacar com certeza. O certo é declarar Riichi com o .

Não podemos descartar o por medo do An Ko Suji.

Não há motivo nenhum para ficarmos com uma espera pelo ou : isso só diminuirá nossas chances de bater e será uma péssima escolha.

Se tivermos boas chances de bater, devemos atacar.

Isso é o básico do básico de quando atacar/defender.




Valor

Se a sua mão estiver alta, com certeza vale a pena arriscar.





Ex. 3:

Riichi




Sua mão:   Compra:


Por exemplo, nessa situação, se a Dora fosse o , a opção mais segura seria o Betaori.

Não há por que ir para o ataque com uma mão de 1000 pontos.

Essa mão seria desvantajosa em todos os aspectos.

Porém, se a Dora fosse o , é outra história: com certeza deveríamos atacar.

O ideal seria ir para o ataque sem hesitar, mesmo próximo do fim da rodada. 

Os fatores 1 e 2 devem ser avaliados para pensar no que você pode ganhar se for para o ataque.

No entanto, é claro que também devemos controlar o risco que corremos atacando.




Nível de perigo da pedra

Devemos avaliar o nível da pedra que descartaremos mesmo se ninguém tiver declarado Riichi.

Obviamente, se a pedra for mais segura, o ideal é atacar; se a pedra for mais arriscada, defender.





Ex. 4:

Riichi




Sua mão:   Compra:


Não é necessário fazer uma leitura precisa do nível de perigo das pedras.

No exemplo 4, basta avaliar o nível de perigo aproximado do .

O já foi descartado; então, só sobrou a chance de Shanpon ou Tanki com o .

Como o risco é pequeno, não há problema em descartar o .

Não dá para saber até quando poderemos continuar no ataque, mas a questão é que ainda não era hora de entrar totalmente em Betaori.




Valor aproximado da mão do oponente

É claro que o ideal é não ir para o ataque contra um Riichi que pareça ser uma mão alta, mas o mais difícil é deduzir, pelos descartes do oponente, qual o valor da mão.

Isso seria fácil se o oponente tiver declarado Riichi com uma mão de um naipe só, mas, na prática, isso não acontece muito.

É importante ver se o Riichi veio do Oya ou de um Ko.

O Oya, cujas mãos valem metade a mais que o normal, é uma grande ameaça.

Além disso, podemos considerar que um Riichi declarado depois de um Kan fechado também é uma mão alta.





Ex. 5:


Há jogadores que não se preocupam e vão para o ataque contra mãos como essa, mas, se pararmos para pensar que serão abertas duas Ura Doras, a chance de perder muitos pontos é grande. Nesses casos, só devemos atacar se a nossa mão for muito alta mesmo.

Não há como lermos exatamente qual é a pontuação de um Riichi; por isso, as mãos abertas são importantes para deduzirmos a pontuação.

Por exemplo, mesmo se alguém declarar Riichi e conseguirmos ver Doras nos descartes, a mão ainda pode ficar alta tendo Aka ou Ura Dora; então, não dá para confiar muito na leitura da pontuação.

Por outro lado, em mãos abertas, considerando fatores como o Yaku do oponente e o número de Doras usadas, não é tão difícil prever o valor da mão.




Teoria

Como é mais fácil ver qual a pontuação da mão do oponente se ela estiver aberta, o valor aproximado dessa mão é um fator a ser considerado ao decidir entre atacar ou defender.

O Riichi tem muitos fatores incertos; então, o importante é analisar situações específicas, como Riichi depois de Kan ou se foi o Oya que declarou Riichi.





Chance de conseguir se defender

É um fator muito importante ao decidir se deve atacar ou defender.

Por exemplo, se não houver nenhum Genbutsu nem nenhuma pedra que pareça segura, a regra geral é ir com tudo para o ataque.

Mas, se conseguirmos pelo menos um Genbutsu que seja, já é outra história.





Ex. 6:

Riichi




Sua mão:   Compra:

Dora:


Por exemplo, com essa mão, não há problema nenhum em ir para o ataque descartando o .

Isso porque não temos uma pedra segura sequer.

Porém, e se alguém descartar um e ele for seguro?


Riichi




Sua mão:   Compra:

Dora:


Não podemos dizer que o é uma pedra muito mais arriscada que o , mas, agora, não é melhor simplesmente se defender?

Não é uma boa ideia ir para o ataque com essa mãozinha de 1000 pontos.

Como conseguimos três pedras seguras, aumentamos muito as nossas chances de defesa até o fim da rodada.

Portanto, nesse caso, o correto é se defender.





Esses são os cinco fatores básicos que devem ser considerados ao decidir quando atacar/defender.

É claro que, na rodada Sul (ou nas últimas rodadas do Tonpuusen), os pontos passam a ter extrema importância; então, devemos pensar no futuro ao decidir sobre quando atacar/defender.

O importante é saber quais decisões tomar considerando esses fatores.



Autor: Manboo (Beginner's Luck)



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