quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Eficiência das pedras - Parte 11

Continuando a série de artigos sobre eficiência, apresentamos mais exemplos práticos de mãos que podem ser desconfortáveis para jogadores iniciantes e até mesmo para alguns intermediários.

Normalmente, esse desconforto é causado porque esses jogadores não têm um método definido de comparação entre os Taatsu, então, acabam decidindo de forma aleatória e deixam que a "sorte" defina o destino da mão. Não é raro ver essas escolhas darem errado, e isso pode acabar minando a confiança deles, o que leva a uma sucessão de erros e pode custar a partida.

Portanto, aprendam a teoria básica e aumentem as probabilidades de sucesso das suas mãos!





Eficiência para mãos em Ryanshanten - Parte 2






Continuando, o próximo padrão tem um conjunto formado e quatro grupos de Taatsu.

Quando não houver pedras isoladas, você terá duas escolhas:

1. Desmanchar o Taatsu menos útil.

2. Transformar os grupos de Taatsu em Taatsu comuns, mantendo os quatro Taatsu.


De acordo com o que já aprendemos, a opção 1 é mais eficiente; por isso, ela será usada como regra geral.


Vamos aos exemplos práticos.





Ex. 1:   Compra:


Como os Taatsu do naipe de Sou formam o Nido-uke do , o ideal é desmanchar um deles.

Descartar o diminui o Uke-ire até o Iishanten e é um péssimo descarte.


Descarte:





Ex. 2:   Compra:


O Kanchan pelo dá 4 unidades; o Shanpon por ou , também.

Se os dois têm o mesmo Uke-ire de 4 unidades, será que não é melhor descartar o , que dá mais chance de Pinfu?

Talvez alguns livros antigos de estratégia digam que a resposta correta é descartar o .

Porém, quando entramos em Iishanten, a diferença fica clara.


Evolução A

  Compra:


Evolução B

  Compra:



É óbvio que o Iishanten "B" é bem melhor.

Mesmo depois de ficar em Iishanten, o ainda continua sendo uma pedra útil que pode nos levar ao Tenpai.

Aqui, o único descarte correto é desmanchar o Kanchan .

Além disso, desmanchando o Kanchan, teremos espaço na mão.

Por exemplo, podemos ficar segurando uma pedra segura ou, comprando , , , , , ou , podemos aumentar ainda mais o Uke-ire até o Iishanten.


Evolução C

  Compra:



Descarte:





Ex. 3:   Compra:


Se pensarmos em descartar o Taatsu menos útil, como também temos um Shanpon de Pin (totalizando um Uke-ire de 8 unidades), mantemos esse naipe na mão.

Aqui, teremos que comparar os Kanchans de Sou e Man.

É mais fácil evoluir o Kanchan de Sou para um Ryanmen, além disso, ficaremos com um Nido-Uke no naipe de Man se comprarmos o ; então, o correto é desmanchar o Kanchan de Man.


Descarte:





Ex. 4:   Compra:


Mais uma vez, seguindo a regra geral de descartar o Taatsu menos útil, não temos por que hesitar.

Mesmo sendo uma comparação entre pares, temos que considerar a Evolução para um padrão melhor.

Comprando um ou , conseguimos um Sanmenchan, e , e acabam virando pedras eficientes.

O par , que dá um Uke-ire de apenas 2 unidades, é o menos útil.

Logo, o correto é descartar .

Mesmo se comprássemos , descartar o ainda continuaria sendo a melhor escolha.


Descarte:


Porém, em partidas reais, há situações em que é difícil comparar os Taatsu.




Ex. 5:   Compra:


Aqui, o problema é comparar os Kanchans de Sou e Man.

Não há muita diferença entre eles, mas, nessa mão, o descarte do também acaba sendo eficiente.

Na teoria, desmanchar um dos Taatsu com espera Kanchan dará maior velocidade até o Tenpai.

Mas, se, depois disso, não sobrarem muitas unidades do ou , será possível lidar com essa situação desmanchando o Kanchan correspondente.

Além disso, se a espera final for o ou , o Sakigiri do pode favorecê-la.

Portanto, o também pode ser um bom descarte.




Teoria


Em um Ryanshanten com um conjunto completo, um par já determinado e quatro Taatsu, se não houver pedras isoladas, a regra geral é descartar o Taatsu menos eficiente.

Mas, quando for difícil decidir (se nenhum Taatsu parecer ineficiente), uma opção é definir a espera Ryanmen e adiar essa decisão.






Autor: Manboo (Beginner's Luck)



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