segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Yakus - Parte 7

Os Yakus de hoje são bem raros; então, com certeza dependem da sorte. Mas, como sabemos que o Mahjong é um jogo que depende muito mais da habilidade, apenas sorte não adianta: temos que saber o que fazer com as nossas mãos. Por isso, é muito importante conhecer todos os Yakus para não desperdiçarmos mãos valiosas e acabar tendo resultados frustrantes.

Na coluna de estratégia, uma reflexão sobre um Yaku do qual é difícil abrir mão, só que muitas vezes pode trazer mais problemas do que benefícios: o Daburu Riichi. Normalmente, só pensamos na oportunidade de intimidar os outros, já que é complicado competir com uma mão que já veio formada; porém, principalmente em mesas com jogadores experientes, os oponentes conseguem entrar em Tenpai se esquivando das pedras perigosas, declaram Riichi, e acabam conseguindo um ataque direto, já que não temos mais como nos defender. Isso já aconteceu comigo e certamente vai acontecer um dia com todo mundo, mas, pensando nos pontos levantados pela coluna, podemos evitar essa desagradável situação (ou, pelo menos, reduzir as chances de que isso aconteça).

Aproveitem!




Análise dos Yakus - Parte 7


A dica para se lembrar dos Yakus de hoje é: [Yakus raros de 2 Han]

Na verdade, talvez muita gente nunca tenha conseguido formá-los...





Sanshoku Doukou (三色同刻) - 2 Han
(Vale a mesma coisa em mãos abertas)




Dica para lembrar: [Mesmo Pon nos três naipes]

Nome popular: Sanshoku Doupon

  • Dá para fazer esse Yaku mesmo abrindo a mão.

Fazer trincas do mesmo número nos três naipes dá 2 Han.

É a versão de trincas do Sanshoku Doujun, que já foi apresentado aqui no blog. Como o Yaku de sequências sai com muito mais frequência, ele é conhecido como Sanshoku; já o nome popular do de trincas é Sanshoku Doupon.

Se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.



Prós
  • Você pode bater mesmo com a mão aberta.
  • É possível fazer qualquer coisa na sua mão fora o Sanshoku Doukou.
  • Combinando com Dora, Yakuhai, San An Ko ou Toi Toi, dá para formar mãos altas (de Mangan para cima).



Contras
  • Fica fácil para os oponentes conseguirem perceber quais pedras você quer.
  • Como é preciso juntar pedras iguais, é difícil conseguir um Ron com as pedras do Sanshoku.
  • Comparados às sequências, os Pons/trincas e Kans são menos eficientes e demoram mais para serem completados.



Exemplo em vídeo:







San Kan Tsu (三槓子) - 2 Han
(Vale a mesma coisa em mãos abertas)



Dica para lembrar: [3 Kans]

  • Dá para fazer esse Yaku mesmo abrindo a mão.

Fazer 3 Kans (fechados ou abertos) dá 2 Han.

Se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.



Prós
  • Você pode bater mesmo com a mão aberta.
  • Combinando com Yakus como Toi Toi, Sanshoku Doukou ou Hon Itsu, dá para formar mãos altas (de Mangan para cima).



Contras
  • É bem difícil fazer três Kans.
  • Ao declarar Pon e tentar esse Yaku desde o começo, é bem provável que a mão valha menos (acabará com as chances de San An Ko ou Riichi, por exemplo).
  • Se tiver conseguido enfim formar seus três Kans e outro jogador declarar mais um Kan antes de você bater, a rodada acaba em empate (essa regra ainda será explicada em detalhes em outro artigo).
  • Com as Kan Doras, se outro jogador declarar Riichi, a pontuação dele pode ficar altíssima.



Exemplo em vídeo:







Daburu Riichi (両立直 | ダブル立直) - Somente fechado - 2 Han




Dica para lembrar: [Riichi no primeiro descarte!]

Nome popular: Daburi

Declarar Riichi no seu primeiro descarte dá 2 Han.

Porém, se alguém declarar Pon, Chi ou Kan antes da sua vez, não dá mais para fazer esse Yaku.

Se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.



Prós
  • Como os outros jogadores não sabem qual pedra é segura, dá para colocar pressão neles.
  • Como a mão com certeza será fechada, a tendência é que a pontuação seja alta.



Contras
  • Quando a espera não for boa, muitas vezes, os outros jogadores podem declarar um Oikake Riichi.
  • Não há mais como mudar a mão, por exemplo, para incorporar Doras (explicaremos isso na coluna de hoje).
  • Como você não tinha nenhuma informação sobre as mãos dos seus oponentes quando declarou Riichi, sempre há um risco.

Resumindo: os contras do Daburi são praticamente os mesmos de um Riichi comum.



Exemplo em vídeo:







Ponto principal do artigo de hoje

É difícil fazer os Yakus de hoje focando só neles com mãos que não são propícias.

Mas é claro: não desperdicem a oportunidade quando ela aparecer!








Coluna 5
Daburi? Damaten? Desmanchar o Tenpai?




1. Com uma mão como essa, é Daburi sem pensar duas vezes.


   Dora:


É uma espera tripla: , ou .

Mesmo batendo por Ron com a pedra que daria a pontuação mais baixa () a mão terá Daburi, Pinfu, Dora 2: Mangan.

Se for por Ron com o , como também terá Tanyao, a mão sobe para Haneman.

E, se o Ron for pela pedra ideal (), como também vai ter Tanyao e Sanshoku, a mão vira um Baiman.



2. Com essa mão inicial, talvez seja melhor ficar em Damaten.


   Dora:


É apenas um Daburi, que daria 2600 pontos (se não for o Oya). Como não tem nenhum outro Yaku nem Dora, o valor da mão é baixo.

Mas, se pararmos para pensar…

Comprando um e descartando o , surge a possibilidade de um Chanta + Sanshoku.

Se declararmos Riichi depois de conseguirmos essa troca, a mão terá Riichi, Chanta, Sanshoku: Mangan.

Mesmo perdendo 1 Han do Daburu Riichi, a mão dá muito mais pontos!

Além disso, comprando o para formar uma trinca de Yakuhai ou o , que é a Dora, a mão ganha mais um Han.


   Dora:


Se você mudar a mão e ela chegar nesse ponto, é uma boa hora para declarar Riichi.

Mesmo batendo por Ron com a pedra que daria a pontuação mais baixa () a mão teria Riichi, Chun, Dora: 5200 pontos.

Se o Ron for com a pedra ideal , a mão terá Riichi, Chun, Dora 2: Mangan.



3. Com essa mão inicial, talvez seja melhor desmanchar o Tenpai.

Podemos declarar um Daburu Riichi descartando a Dora . A espera é pelo .

Essa mão é igual à anterior. Só tem o Daburu Riichi e daria 2600 pontos.

Se desmancharmos o Tenpai descartando o , haverá a possibilidade de um Ryanmen no naipe de Sou, e as chances de Tanyao e/ou Pinfu são grandes.

A melhor pedra para se comprar aqui é o .

Ficando com o padrão (que vocês já devem conhecer do primeiro post sobre esperas), as esperas são , ou .

As chances de bater aumentam muito.


Essa mão seria o famoso Mentanpin (Riichi, Tanyao, Pinfu): 3900 pontos.

E ainda há a chance de comprar a Dora () ou pedras próximas dela.


   Dora:


Aqui, a espera muda para ou . Com Riichi, Tanyao, Pinfu e Dora, a mão daria 7700 pontos.


   Dora:


Já nessa situação, a mão mudou e ficou com uma espera Shanpon pelo ou .

Mesmo conseguindo um Ron com a pedra que daria a pontuação mais baixa (), já teria Riichi, Tanyao, Dora 2: Mangan.





Ponto principal da coluna de hoje


Espera boa / mão alta = Daburu Riichi.

Espera ruim / mão baixa = melhor pensar duas vezes.







Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)



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