quinta-feira, 1 de maio de 2014

Yakumans - Final

E chegamos ao fim dessa série de apresentação dos Yakus!

Mais uma vez, é bom lembrar que é difícil aparecer um Yakuman, mas temos que saber quais são eles também para podermos nos defender. Levar um desses no começo do jogo é morte certa.

O Chinroutou é feito muitas vezes por iniciantes; então, temos que tomar cuidado redobrado.

Já o Suu Kan Tsu, imagino que seja um dos mais emocionantes (e, com certeza, um dos mais difíceis — se não o mais difícil) de fazer!





Análise dos Yakumans - Final


Depois de ler essa quinta e última parte, vocês saberão os 12 Yakumans!





Chinroutou (清老頭) - Yakuman




Dica para lembrar: [Toi Toi só com 1 e 9]

  • Dá para fazer esse Yakuman mesmo abrindo a mão.

Fazer um Toi Toi só com pedras de 1 e 9 é um Yakuman.



Prós
  • A mão pode ser aberta.
  • Como os jogadores normalmente começam descartando as pedras de 1 e 9, fica fácil de aproveitar para pegá-las.
  • Não há Pao para o Chinroutou. (Ver Coluna 15)



Contras
  • Como a mão é restrita a 6 pedras, os oponentes normalmente vão ficar preocupados e segurá-las.



Exemplo em vídeo:







Coluna 15
Não há Pao para o Chinroutou?




Vejam esta mão:




Aqui, também há a chance de Toi Toi ou Chanta.

O oponente declarou outro Pon com .





Você ficou em Tenpai e decidiu ir para o ataque, descartando o .

Por incrível que pareça, ele declarou mais um Pon e ficou com um Hadaka Tanki.





Porém, mesmo sendo uma espera Tanki, não há como ter certeza de que o Chinroutou foi formado.

Como o Pao só é aplicado quando a pedra que completa o Yakuman é descartada, mesmo se o jogador declarar Pon com o , não será Pao. Mas, na prática, dar essa pedra é como se fosse.

Se o oponente conseguir bater esse Yakuman por Tsumo, os outros jogadores da mesa não vão te perdoar.

Se alguém declarar dois Pons de 1 e 9 e as outras pedras desses números ainda não estiverem visíveis, quando você for descartar uma delas, é melhor estar preparado: mesmo sem o Pao.





Suu Kan Tsu (四槓子) - Yakuman




Dica para lembrar: [Só Kans!]


Fazer quatro Kans é um Yakuman.



Prós
  • É de fazer cair o queixo dos oponentes! :D



Contras
  • Como a mão sempre terá a forma de um Toi Toi, os jogadores terão cuidado para não jogar nenhuma Shonpai.
  • Se a regra permitir Kan Dora, há o risco de aumentar muito o valor das mãos dos oponentes.
  • Ao declarar um Kan aberto, não haverá mais chance de Suu An Ko.
  • Se alguém declarar o quarto Kan antes de você, a rodada termina empatada (Suu Kan Sanra - Ver Coluna 16).



Exemplo em vídeo:







Coluna 16
Um pouco mais sobre o Suu Kan Tsu




Quando alguém declara o quarto Kan, ele compra a última Rinshanpai. Como não há mais pedras, não é possível declarar o quinto Kan.



Se uma pessoa fizer os quatro Kans = Suu Kan Tsu.

Se outra pessoa declarar o quarto Kan da rodada = empate.



Há dois tipos de regra aceitos sobre o Suu Kan Tsu:

Padrão 1: fazer os quatro Kans e ficar com uma espera Hadaka Tanki.

Padrão 2 (muito raro): só de formar os quatro Kans, já é um Yakuman. Não precisa nem formar o par.

Quando alguém declarar três Kans, prestem atenção para não descartar nenhuma Shonpai.



Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)



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