E chegamos ao fim dessa série de apresentação dos Yakus!
Mais uma vez, é bom lembrar que é difícil aparecer um Yakuman, mas temos que saber quais são eles também para podermos nos defender. Levar um desses no começo do jogo é morte certa.
O Chinroutou é feito muitas vezes por iniciantes; então, temos que tomar cuidado redobrado.
Já o Suu Kan Tsu, imagino que seja um dos mais emocionantes (e, com certeza, um dos mais difíceis — se não o mais difícil) de fazer!
Depois de ler essa quinta e última parte, vocês saberão os 12 Yakumans!
Dica para lembrar: [Toi Toi só com 1 e 9]
Fazer um Toi Toi só com pedras de 1 e 9 é um Yakuman.
Prós
Contras
Exemplo em vídeo:
Vejam esta mão:
Aqui, também há a chance de Toi Toi ou Chanta.
O oponente declarou outro Pon com .
Você ficou em Tenpai e decidiu ir para o ataque, descartando o .
Por incrível que pareça, ele declarou mais um Pon e ficou com um Hadaka Tanki.
Porém, mesmo sendo uma espera Tanki, não há como ter certeza de que o Chinroutou foi formado.
Como o Pao só é aplicado quando a pedra que completa o Yakuman é descartada, mesmo se o jogador declarar Pon com o , não será Pao. Mas, na prática, dar essa pedra é como se fosse.
Se o oponente conseguir bater esse Yakuman por Tsumo, os outros jogadores da mesa não vão te perdoar.
Se alguém declarar dois Pons de 1 e 9 e as outras pedras desses números ainda não estiverem visíveis, quando você for descartar uma delas, é melhor estar preparado: mesmo sem o Pao.
Dica para lembrar: [Só Kans!]
Fazer quatro Kans é um Yakuman.
Prós
Contras
Exemplo em vídeo:
Quando alguém declara o quarto Kan, ele compra a última Rinshanpai. Como não há mais pedras, não é possível declarar o quinto Kan.
Se uma pessoa fizer os quatro Kans = Suu Kan Tsu.
Se outra pessoa declarar o quarto Kan da rodada = empate.
Há dois tipos de regra aceitos sobre o Suu Kan Tsu:
Padrão 1: fazer os quatro Kans e ficar com uma espera Hadaka Tanki.
Padrão 2 (muito raro): só de formar os quatro Kans, já é um Yakuman. Não precisa nem formar o par.
Quando alguém declarar três Kans, prestem atenção para não descartar nenhuma Shonpai.
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
Mais uma vez, é bom lembrar que é difícil aparecer um Yakuman, mas temos que saber quais são eles também para podermos nos defender. Levar um desses no começo do jogo é morte certa.
O Chinroutou é feito muitas vezes por iniciantes; então, temos que tomar cuidado redobrado.
Já o Suu Kan Tsu, imagino que seja um dos mais emocionantes (e, com certeza, um dos mais difíceis — se não o mais difícil) de fazer!
Análise dos Yakumans - Final
Depois de ler essa quinta e última parte, vocês saberão os 12 Yakumans!
Chinroutou (清老頭) - Yakuman
Dica para lembrar: [Toi Toi só com 1 e 9]
- Dá para fazer esse Yakuman mesmo abrindo a mão.
Fazer um Toi Toi só com pedras de 1 e 9 é um Yakuman.
Prós
- A mão pode ser aberta.
- Como os jogadores normalmente começam descartando as pedras de 1 e 9, fica fácil de aproveitar para pegá-las.
- Não há Pao para o Chinroutou. (Ver Coluna 15)
Contras
- Como a mão é restrita a 6 pedras, os oponentes normalmente vão ficar preocupados e segurá-las.
Exemplo em vídeo:
Coluna 15
Não há Pao para o Chinroutou?
Não há Pao para o Chinroutou?
Vejam esta mão:
Aqui, também há a chance de Toi Toi ou Chanta.
O oponente declarou outro Pon com .
Você ficou em Tenpai e decidiu ir para o ataque, descartando o .
Por incrível que pareça, ele declarou mais um Pon e ficou com um Hadaka Tanki.
Porém, mesmo sendo uma espera Tanki, não há como ter certeza de que o Chinroutou foi formado.
Como o Pao só é aplicado quando a pedra que completa o Yakuman é descartada, mesmo se o jogador declarar Pon com o , não será Pao. Mas, na prática, dar essa pedra é como se fosse.
Se o oponente conseguir bater esse Yakuman por Tsumo, os outros jogadores da mesa não vão te perdoar.
Se alguém declarar dois Pons de 1 e 9 e as outras pedras desses números ainda não estiverem visíveis, quando você for descartar uma delas, é melhor estar preparado: mesmo sem o Pao.
Dica para lembrar: [Só Kans!]
Fazer quatro Kans é um Yakuman.
Prós
- É de fazer cair o queixo dos oponentes! :D
Contras
- Como a mão sempre terá a forma de um Toi Toi, os jogadores terão cuidado para não jogar nenhuma Shonpai.
- Se a regra permitir Kan Dora, há o risco de aumentar muito o valor das mãos dos oponentes.
- Ao declarar um Kan aberto, não haverá mais chance de Suu An Ko.
- Se alguém declarar o quarto Kan antes de você, a rodada termina empatada (Suu Kan Sanra - Ver Coluna 16).
Exemplo em vídeo:
Coluna 16
Um pouco mais sobre o Suu Kan Tsu
Um pouco mais sobre o Suu Kan Tsu
Quando alguém declara o quarto Kan, ele compra a última Rinshanpai. Como não há mais pedras, não é possível declarar o quinto Kan.
Se uma pessoa fizer os quatro Kans = Suu Kan Tsu.
Se outra pessoa declarar o quarto Kan da rodada = empate.
Há dois tipos de regra aceitos sobre o Suu Kan Tsu:
Padrão 1: fazer os quatro Kans e ficar com uma espera Hadaka Tanki.
Padrão 2 (muito raro): só de formar os quatro Kans, já é um Yakuman. Não precisa nem formar o par.
Quando alguém declarar três Kans, prestem atenção para não descartar nenhuma Shonpai.
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
← Yakumans - Parte 4 | Yakus - Revisão → |
Nenhum comentário :
Postar um comentário