quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Defesa - Parte 7

Muitas vezes, vejo jogadores dizendo que não se defendem porque não sabem, então, só ficam no ataque mesmo. Cada um tem sua estratégia, é verdade, mas, pensando na evolução em longo prazo, não há como melhorar nesse jogo sem saber o básico sobre defesa.

Pensem na situação a seguir: você está em primeiro, com 35000 pontos e 20000 de distância para 4º lugar. O 2º e 3º colocados estão com 26000 e 24000. Estamos no Sul 4 (O-rasu). Você estava formando sua mão, que ainda está longe de ficar pronta e vale 1000 pontos, quando o Oya (que é o último colocado) declara Riichi. O que fazer? Se o jogador tiver uma noção básica de quando atacar/defender, a resposta será óbvia. Mas, voltando ao exemplo, você não sabe (ou não quer) se defender e, por isso, parte para cima, pagando um Oya Mangan. Pode parecer que tudo bem, pois você só perdeu 12000, mas, como foi um ataque direto, o jogador na verdade tirou uma diferença de 24000. Resultado: você não só perdeu uma ótima oportunidade de ter ficado em primeiro, mas também acabou ficando com a última posição, que era até "inimaginável": tudo isso pela falta de defesa.

E quando falamos em defesa, sobretudo no Mahjong atual (tendência Digital), a principal recomendação é o Betaori. Hoje, mostraremos algumas técnicas um pouco menos conhecidas, mas que podem ajudar (e muito) quando não houver nenhuma pedra 100% segura na sua mão.

Leiam, aprendam e/ou relembrem sempre quais são os passos para conseguir ter um Betaori bem confiável.





Betaori - Parte 2






Quando você estiver em Betaori e acabarem as pedras seguras, o ideal é começar descartando as pedras com o menor nível de perigo.

Analisando a sua mão e os descartes dos quatro jogadores, podemos separar as seguras das perigosas.

Essa também é uma questão que envolve leitura de descartes.

No Mahjong, temos apenas cinco tipos de esperas: Ryanmen, Kanchan, Penchan, Tanki e Shanpon.

Podemos considerar que, quanto menos tipos de esperas a pedra completar, mais segura ela é.


1. Jigoku Machi

Depois dos Genbutsu, as pedras mais seguras são aquelas que podem completar somente um tipo de espera.

Na prática, são as pedras de letras que já saíram duas vezes (só completariam uma espera Tanki) ou, por exemplo, quando der para ver os quatro , o último (só completaria uma espera Penchan).

Não é 100% garantido que essas pedras sejam seguras, mas, se você levar um Ron desses, é melhor não se culpar e pensar que foi só azar mesmo.


2. Pedras que só podem completar esperas Shanpon e Tanki

Quando acabarem as pedras que podemos descartar despreocupados, uma boa saída é descartar aquelas que só podem completar esperas Shanpon e Tanki.

Exemplos: pedras de letras, pedras de 1 e 9 que são Suji, pedras de 1 e 9 que são No-chance.

Se uma unidade dessa pedra já tiver sido descartada, as chances de Shanpon são menores; então, elas são mais seguras.

Além disso, pode parecer óbvio, mas, como Yakuhai dá 1 Han, é melhor deixar para descartá-los depois, se possível.


3. Pedras que não completam esperas Ryanmen

Quando estamos em Betaori e já descartamos todas as pedras recomendadas nos itens 1 e 2, a coisa fica mais complicada.

Já explicamos que "A espera que mais preocupa em um Riichi é a Ryanmen".

Portanto, vamos descartar justamente as pedras que não completam essa espera.

Se, na pior das hipóteses, acabarmos pagando aquela mão, pelo menos não será Pinfu.

Exemplos: pedras do 2 ao 8 que são Suji ou No-chance.

O ideal é começar descartando as pedras que também têm menos chance de completar uma espera Shanpon.


4. Se estiver sem saída...

E quando não tivermos nenhuma das pedras recomendadas nos itens 1 a 3? O que fazer?

Em algumas mãos, temos de ir para o ataque sem hesitar, mas, muitas vezes, vemos mãos em que já desmanchamos conjuntos e não temos mais condições de atacar.

Nesses casos:


Técnica 1: descartar pedras que pareçam pelo menos um pouco seguras.

Soto Suji de pedras descartadas no começo da rodada ou One-chance.

Usando as técnicas de leitura, temos a chance de descobrir pedras que podem ser seguras.


Técnica 2: descartar pedras que, mesmo se completarem uma mão, darão menos pontos.

Por exemplo, com as pedras de 1 e 9, não há como o oponente bater um Tanyao.

Não podemos descartar pedras próximas à Dora nem nas piores hipóteses.


Técnica 3: descartar pares/trincas

Em vez de descartar várias pedras que não são Suji, é mais seguro desmanchar pares/trincas.

O motivo é simples: arriscando apenas uma vez, você pode garantir descartes seguros por 2 ou 3 turnos.

Com essas técnicas, temos uma base para diminuir a quantidade de Rons levados.



Autor: Manboo (Beginner's Luck)



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