sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Eficiência das pedras - Parte 13

Agora começaremos a analisar as mãos em Iishanten. Esse estágio da mão é decisivo e há diversas possibilidades a serem consideradas: às vezes, temos menos Taatsu do que precisamos; outras, temos apenas Taatsu com esperas ou padrões ruins.

Por conta dessas possibilidades, é fácil se confundir e cometer erros, deixando algo passar despercebido.

O único jeito de evitar isso é estudar. Não sei se alguém consegue decorar tudo isso, mas creio que nem seja preciso. Basta saber o que fazer em cada caso e, quando a situação aparecer no jogo, provavelmente vocês se lembrarão e terão, pelo menos, uma noção sobre o que fazer. E, se não tiverem certeza se fizeram a escolha certa, é só voltar nessa série de artigos e fazer uma revisão!





Eficiência para mãos em Iishanten - Parte 1






No Iishanten, a eficiência passa a ser a habilidade mais importante para a formação da mão. 

Isso porque ela afeta, e muito, as chances de bater a mão. 

Não tem problema cometer alguns errinhos de eficiência naquelas mãos que parecem que "não vai dar para bater nunca, não importa o que você faça"; porém, os erros em mãos com grande potencial podem ser fatais.




1. Mentalidade básica



Vejam o fluxograma a seguir e decidam qual pedra descartar de acordo com ele:



O mais difícil é quando temos padrões especiais em que, mesmo com o descarte que nos dá o maior Uke-ire, o padrão ainda não é bom o suficiente.




2. Padrões básicos



É difícil determinar se um padrão é bom o suficiente ou não, mas considero suficiente os padrões cujo Uke-ire é de, pelo menos, 16 unidades.

Talvez alguém pense que isso é exagero; porém, mesmo com esse Uke-ire de 16 unidades, demora em média de 7 a 8 turnos para entrarmos em Tenpai

Pensando que uma rodada tem 18 turnos, não nos sobra tanto tempo assim. 





Ex. 1:


Descartando o , o Uke-ire quando estivermos em Iishanten será de 16 unidades, ou seja, já é suficiente. 

Evidentemente, se comprarmos a peça de que precisamos no naipe de Sou antes, entramos em Tenpai com um padrão ruim, mas não há por que descartar alguma pedra de Man para evitar isso, pois diminuiríamos o Uke-ire em quatro unidades. 



Quando houver duas ou mais pedras que podem ser descartadas para dar o maior Uke-ire, ou se a diferença for de apenas uma ou duas unidades, devemos avaliar se haverá diferença na espera final que teremos quando ficarmos em Tenpai.  


Ex. 2:


Descartar ou nos deixa em Iishanten com o mesmo Uke-ire de 16 unidades, por isso, temos que comparar essas duas pedras.

O melhor é descartar , que dá mais chances de uma espera final Ryanmen





Ex. 3:


O padrão é bom o suficiente e não há diferença no Uke-ire ou espera quando estivermos em Iishanten; então, o correto é manter o na mão para tentar um Sanshoku de 678. 

Até que não foi tão difícil até agora, foi?




3. Padrões que não são bons o suficiente




Ex. 4:


O Uke-ire é de 12 unidades, o que não é bom o bastante. 

Aqui, devemos pensar primeiro na evolução para um padrão melhor.

As chances de formar uma espera Ryanmen com a pedra isolada () e com o padrão sequencial no naipe de Pin são totalmente diferentes. 

Nessa mão, devemos descartar o





Ex. 5:


Aqui, em vez de avançar para o Iishanten, temos a escolha de voltar para o Ryanshanten.

Isso porque queremos evitar a espera repetida pelo .

Se voltássemos para o Ryanshanten, teríamos Tanyao e Pinfu (aumento da pontuação) e maior chance de bater depois de declarar Riichi (evitando perder pontos se alguém atacar), então, não há como afirmar, com certeza, que avançar para o Iishanten é mais vantajoso. Isso é o difícil no Mahjong.  

Na minha opinião, o melhor descarte aqui é o


A partir do próximo artigo, faremos uma análise completa da eficiência para mãos em Iishanten levando em conta esse tipo de mentalidade.



Autor: Manboo (Beginner's Luck)



← Eficiência para Ryanshanten - Parte 3 Eficiência para Iishanten - Parte 2 →


Nenhum comentário :

Postar um comentário