quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Eficiência das pedras - Parte 15

Hoje veremos situações mais específicas e mostraremos algumas técnicas que são de grande ajuda nas partidas reais, principalmente em momentos importantes.

É muito importante saber exatamente o que fazer em cada caso para não perder as oportunidades. Quem nunca fez a escolha errada e, logo no turno seguinte, comprou a pedra que ajudaria sua mão? Se ficarmos em dúvida sobre nossas decisões, começamos a ficar com medo de que elas deem errado, ficamos ansiosos e jogamos sem pensar. É aí que começam aquelas "marés de azar" em que tudo dá errado.

Se soubermos que tomamos a decisão certa, mesmo que ela "dê errado", podemos ficar tranquilos, pois consideraremos que isso foi uma exceção e provavelmente não se repetirá. Manter a calma e a confiança é fundamental para ter clareza ao tomar as decisões, principalmente nos momentos importantes da partida.

Ou seja, não deixem a eficiência de lado, pois ela é o principal elemento usado para atacar e, como todos sabem, (salvo raríssimas exceções) só há como ganhar uma partida batendo pelo menos uma mão! ;)





Eficiência para mãos em Iishanten - Parte 3






No artigo de hoje, analisaremos as mãos em Iishanten em que a espera final ideal será definida pelos últimos dois Taatsu que ainda precisam ser completados.





Ex. 1:   Compra:


Esse é um Iishanten excelente, com duas esperas Ryanmen.

Com esse tipo de mão, se também mantivermos o Uke-ire da espera Shanpon, as chances de entrar em Tenpai aumentam.


Descarte Pedras que levam ao Tenpai Uke-ire
20 unidades
16 unidades



Ficando com o Nobetan no naipe de Sou, mantemos a chance de Ittsuu, mas, mesmo se estivermos pensando na pontuação, isso não é vantajoso.

Quando houver poucas unidades das pedras que completam o Shanpon, uma boa jogada é trocar a pedra do Shanpon por uma pedra segura.


Descarte:





Ex. 2:   Compra:


Descartando ou , o Uke-ire até o Tenpai é o mesmo: 23 pedras.

Então, vamos comparar nossas esperas ao entrar em Tenpai.


Evolução A:   Compra:


Evolução B:   Compra:



Se ficarmos em Tenpai comprando a pedra que completa o Shanpon, descartando , temos um Sanmenchan.

Há pouca diferença entre os padrões, mas, como é algo que aparece muito em partidas reais, treinem para esse tipo de descarte ser automático.


Descarte:





Ex. 3:   Compra:



Descarte Pedras que levam ao Tenpai Uke-ire
15 unidades
13 unidades
15 unidades



Descartando ou , o Uke-ire é o mesmo: 15 pedras.

Mas, da mesma forma que no exemplo 2, é melhor descartar o , que dá uma espera Ryanmen se ficarmos em Tenpai completando o Shanpon.

Vocês já devem sentir que descartar o aqui é um erro, mas, em partidas reais, quem descartar o só pode ser considerado iniciante.


Descarte:



Aprendam também essa parte da teoria.




Teoria - Conclusão

Manter o Uke-ire da espera Shanpon para Taatsu ineficientes aumenta as possibilidades da mão.






Ex. 4:   Compra:


Nessa mão, temos uma espera tripla irregular.

O melhor aqui é manter o Uke-ire do Penchan (), que dá uma unidade a mais e favorece a Defesa (por causa do Kabe) e a formação de Yakus (possibilidade de Pinfu).


Descarte Pedras que levam ao Tenpai Uke-ire
17 unidades
18 unidades



Descarte:





Ex. 5:   Compra:


Como temos um padrão [Espera tripla irregular + Ryanmen] no naipe de Sou, que dá mais possibilidades para a mão, temos que ignorar o Iipeikou.


Descarte Pedras que levam ao Tenpai Uke-ire
22 unidades
19 unidades



Descarte:





Ex. 6:   Compra:


Se formos considerar só o Uke-ire, descartar o dá uma unidade a mais. Mas, como a diferença é de apenas uma unidade, é melhor dar mais prioridade à Evolução para um padrão melhor e descartar o .

Se aumentarmos as possibilidades no naipe de Pin da maneira mostrada na figura abaixo, será o ideal.


O padrão com Shanpon é mais flexível que o Ryankan.


Evolução A:   Compra:


Evolução B:   Compra:



Descarte:






Teoria - Conclusão

Se a diferença do Uke-ire for de apenas 1 a 2 unidades, devemos escolher o descarte que nos dá a maior possibilidade de padrões bons ou uma espera boa quando ficarmos em Tenpai.






Ex. 7:   Compra:



Descarte Pedras que levam ao Tenpai Uke-ire
19 unidades
19 unidades



É uma comparação entre os padrões [Shanpon + Ryanmen] e [Kanchan + Ryanmen].

O Uke-ire e a espera final dos dois é igual, então, vamos avaliar o Yaku.

Comprando o , podemos tentar Pinfu + Sanshoku; então, o melhor descarte é o .


Descarte:





Ex. 8:   Compra:


Como o exemplo 8 não tem Pinfu, o melhor é descartar o , que dá chance de Iipeikou.

Outro ponto positivo é que, comprando o , as possibilidades da mão aumentam ainda mais.


Descarte:





Ex. 9:   Compra:


Não podemos jogar de qualquer jeito e descartar o .

Tentar fazer o Ryanpeikou aqui é um erro.

Como temos o Uke-ire do Kanchan pelo , aqui, devemos descartar o .


Descarte:






Até agora, mostramos todas quantidades das pedras no Uke-ire até o Tenpai, mas, nas partidas reais, não há a necessidade de pensar no Uke-ire que se repete.

O mais importante é saber encontrar os Uke-ire que dão quantidades diferentes.



Autor: Manboo (Beginner's Luck)



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