Hoje veremos situações mais específicas e mostraremos algumas técnicas que são de grande ajuda nas partidas reais, principalmente em momentos importantes.
É muito importante saber exatamente o que fazer em cada caso para não perder as oportunidades. Quem nunca fez a escolha errada e, logo no turno seguinte, comprou a pedra que ajudaria sua mão? Se ficarmos em dúvida sobre nossas decisões, começamos a ficar com medo de que elas deem errado, ficamos ansiosos e jogamos sem pensar. É aí que começam aquelas "marés de azar" em que tudo dá errado.
Se soubermos que tomamos a decisão certa, mesmo que ela "dê errado", podemos ficar tranquilos, pois consideraremos que isso foi uma exceção e provavelmente não se repetirá. Manter a calma e a confiança é fundamental para ter clareza ao tomar as decisões, principalmente nos momentos importantes da partida.
Ou seja, não deixem a eficiência de lado, pois ela é o principal elemento usado para atacar e, como todos sabem, (salvo raríssimas exceções) só há como ganhar uma partida batendo pelo menos uma mão! ;)
No artigo de hoje, analisaremos as mãos em Iishanten em que a espera final ideal será definida pelos últimos dois Taatsu que ainda precisam ser completados.
Esse é um Iishanten excelente, com duas esperas Ryanmen.
Com esse tipo de mão, se também mantivermos o Uke-ire da espera Shanpon, as chances de entrar em Tenpai aumentam.
 
Ficando com o Nobetan no naipe de Sou, mantemos a chance de Ittsuu, mas, mesmo se estivermos pensando na pontuação, isso não é vantajoso.
Quando houver poucas unidades das pedras que completam o Shanpon, uma boa jogada é trocar a pedra do Shanpon por uma pedra segura.
Descartando
 ou 
, o Uke-ire até o Tenpai é o mesmo: 23 pedras. 
Então, vamos comparar nossas esperas ao entrar em Tenpai.
Se ficarmos em Tenpai comprando a pedra que completa o Shanpon, descartando
, temos um Sanmenchan. 
Há pouca diferença entre os padrões, mas, como é algo que aparece muito em partidas reais, treinem para esse tipo de descarte ser automático.
 
Descartando
 ou 
, o Uke-ire é o mesmo: 15 pedras.
Mas, da mesma forma que no exemplo 2, é melhor descartar o
, que dá uma espera Ryanmen se ficarmos em Tenpai completando o Shanpon. 
Vocês já devem sentir que descartar o
 aqui é um erro, mas, em partidas reais, quem descartar o 
 só pode ser considerado iniciante. 
Aprendam também essa parte da teoria.
Manter o Uke-ire da espera Shanpon para Taatsu ineficientes aumenta as possibilidades da mão.
Nessa mão, temos uma espera tripla irregular.
O melhor aqui é manter o Uke-ire do Penchan (
), que dá uma unidade a mais e favorece a Defesa (por causa do Kabe) e a formação de Yakus (possibilidade de Pinfu).
 
Como temos um padrão [Espera tripla irregular + Ryanmen] no naipe de Sou, que dá mais possibilidades para a mão, temos que ignorar o Iipeikou.
 
Se formos considerar só o Uke-ire, descartar o
 dá uma unidade a mais. Mas, como a diferença é de apenas uma unidade, é melhor dar mais prioridade à Evolução para um padrão melhor e descartar o 
.
Se aumentarmos as possibilidades no naipe de Pin da maneira mostrada na figura abaixo, será o ideal.
O padrão com Shanpon é mais flexível que o Ryankan.
 
Se a diferença do Uke-ire for de apenas 1 a 2 unidades, devemos escolher o descarte que nos dá a maior possibilidade de padrões bons ou uma espera boa quando ficarmos em Tenpai.
 
É uma comparação entre os padrões [Shanpon + Ryanmen] e [Kanchan + Ryanmen].
O Uke-ire e a espera final dos dois é igual, então, vamos avaliar o Yaku.
Comprando o
, podemos tentar Pinfu + Sanshoku; então, o melhor descarte é o 
.
Como o exemplo 8 não tem Pinfu, o melhor é descartar o
, que dá chance de Iipeikou. 
Outro ponto positivo é que, comprando o
, as possibilidades da mão aumentam ainda mais.
Não podemos jogar de qualquer jeito e descartar o
.
Tentar fazer o Ryanpeikou aqui é um erro.
Como temos o Uke-ire do Kanchan pelo
, aqui, devemos descartar o 
.
Até agora, mostramos todas quantidades das pedras no Uke-ire até o Tenpai, mas, nas partidas reais, não há a necessidade de pensar no Uke-ire que se repete.
O mais importante é saber encontrar os Uke-ire que dão quantidades diferentes.
Autor: Manboo (Beginner's Luck)
É muito importante saber exatamente o que fazer em cada caso para não perder as oportunidades. Quem nunca fez a escolha errada e, logo no turno seguinte, comprou a pedra que ajudaria sua mão? Se ficarmos em dúvida sobre nossas decisões, começamos a ficar com medo de que elas deem errado, ficamos ansiosos e jogamos sem pensar. É aí que começam aquelas "marés de azar" em que tudo dá errado.
Se soubermos que tomamos a decisão certa, mesmo que ela "dê errado", podemos ficar tranquilos, pois consideraremos que isso foi uma exceção e provavelmente não se repetirá. Manter a calma e a confiança é fundamental para ter clareza ao tomar as decisões, principalmente nos momentos importantes da partida.
Ou seja, não deixem a eficiência de lado, pois ela é o principal elemento usado para atacar e, como todos sabem, (salvo raríssimas exceções) só há como ganhar uma partida batendo pelo menos uma mão! ;)
Eficiência para mãos em Iishanten - Parte 3

No artigo de hoje, analisaremos as mãos em Iishanten em que a espera final ideal será definida pelos últimos dois Taatsu que ainda precisam ser completados.
Ex. 1: 
  Compra: 
  Compra: 
Esse é um Iishanten excelente, com duas esperas Ryanmen.
Com esse tipo de mão, se também mantivermos o Uke-ire da espera Shanpon, as chances de entrar em Tenpai aumentam.
| Descarte | Pedras que levam ao Tenpai | Uke-ire | 
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![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()  |  
20 unidades | 
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16 unidades | 
Ficando com o Nobetan no naipe de Sou, mantemos a chance de Ittsuu, mas, mesmo se estivermos pensando na pontuação, isso não é vantajoso.
Quando houver poucas unidades das pedras que completam o Shanpon, uma boa jogada é trocar a pedra do Shanpon por uma pedra segura.
Descarte: 

Ex. 2: 
  Compra: 
  Compra: 
Descartando
 ou 
, o Uke-ire até o Tenpai é o mesmo: 23 pedras. 
Então, vamos comparar nossas esperas ao entrar em Tenpai.
Evolução A: 
  Compra: 
Evolução B:
  Compra: 
  Compra: 
Evolução B:
  Compra: 
Se ficarmos em Tenpai comprando a pedra que completa o Shanpon, descartando
, temos um Sanmenchan. 
Há pouca diferença entre os padrões, mas, como é algo que aparece muito em partidas reais, treinem para esse tipo de descarte ser automático.
Descarte: 

Ex. 3: 
  Compra: 
  Compra: 
| Descarte | Pedras que levam ao Tenpai | Uke-ire | 
![]()  |  
![]() ![]() ![]() ![]() ![]()  |  
15 unidades | 
![]()  | 
![]() ![]() ![]() ![]() ![]()  |  
13 unidades | 
![]()  | 
![]() ![]() ![]() ![]() ![]()  |  
15 unidades | 
Descartando
 ou 
, o Uke-ire é o mesmo: 15 pedras.
Mas, da mesma forma que no exemplo 2, é melhor descartar o
, que dá uma espera Ryanmen se ficarmos em Tenpai completando o Shanpon. 
Vocês já devem sentir que descartar o
 aqui é um erro, mas, em partidas reais, quem descartar o 
 só pode ser considerado iniciante. 
Descarte: 

Aprendam também essa parte da teoria.
Teoria - Conclusão
Manter o Uke-ire da espera Shanpon para Taatsu ineficientes aumenta as possibilidades da mão.
Ex. 4: 
  Compra: 
  Compra: 
Nessa mão, temos uma espera tripla irregular.
O melhor aqui é manter o Uke-ire do Penchan (

), que dá uma unidade a mais e favorece a Defesa (por causa do Kabe) e a formação de Yakus (possibilidade de Pinfu).
| Descarte | Pedras que levam ao Tenpai | Uke-ire | 
![]()  |  
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()  |  
17 unidades | 
![]()  | 
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()  |  
18 unidades | 
Descarte: 

Ex. 5: 
  Compra: 
  Compra: 
Como temos um padrão [Espera tripla irregular + Ryanmen] no naipe de Sou, que dá mais possibilidades para a mão, temos que ignorar o Iipeikou.
| Descarte | Pedras que levam ao Tenpai | Uke-ire | 
![]()  |  
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()  |  
22 unidades | 
![]()  | 
![]() ![]() ![]() ![]() ![]()  |  
19 unidades | 
Descarte: 

Ex. 6: 
  Compra: 
  Compra: 
Se formos considerar só o Uke-ire, descartar o
 dá uma unidade a mais. Mas, como a diferença é de apenas uma unidade, é melhor dar mais prioridade à Evolução para um padrão melhor e descartar o 
.
Se aumentarmos as possibilidades no naipe de Pin da maneira mostrada na figura abaixo, será o ideal.
O padrão com Shanpon é mais flexível que o Ryankan.
Evolução A: 
  Compra: 
Evolução B:
  Compra: 
  Compra: 
Evolução B:
  Compra: 
Descarte: 

Teoria - Conclusão
Se a diferença do Uke-ire for de apenas 1 a 2 unidades, devemos escolher o descarte que nos dá a maior possibilidade de padrões bons ou uma espera boa quando ficarmos em Tenpai.
Ex. 7: 
  Compra: 
  Compra: 
| Descarte | Pedras que levam ao Tenpai | Uke-ire | 
![]()  |  
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()  |  
19 unidades | 
![]()  | 
![]() ![]() ![]() ![]() ![]()  |  
19 unidades | 
É uma comparação entre os padrões [Shanpon + Ryanmen] e [Kanchan + Ryanmen].
O Uke-ire e a espera final dos dois é igual, então, vamos avaliar o Yaku.
Comprando o
, podemos tentar Pinfu + Sanshoku; então, o melhor descarte é o 
.
Descarte: 

Ex. 8: 
  Compra: 
  Compra: 
Como o exemplo 8 não tem Pinfu, o melhor é descartar o
, que dá chance de Iipeikou. 
Outro ponto positivo é que, comprando o
, as possibilidades da mão aumentam ainda mais.
Descarte: 

Ex. 9: 
  Compra: 
  Compra: 
Não podemos jogar de qualquer jeito e descartar o
.
Tentar fazer o Ryanpeikou aqui é um erro.
Como temos o Uke-ire do Kanchan pelo
, aqui, devemos descartar o 
.
Descarte: 

Até agora, mostramos todas quantidades das pedras no Uke-ire até o Tenpai, mas, nas partidas reais, não há a necessidade de pensar no Uke-ire que se repete.
O mais importante é saber encontrar os Uke-ire que dão quantidades diferentes.
Autor: Manboo (Beginner's Luck)
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