Por algum motivo, vejo jogadores “menosprezarem” um pouco a eficiência. Talvez por pensarem que já conseguem formar mãos e bater nas partidas, então, não há motivo para ficar vendo tanta teoria sobre esse assunto.
Mas o problema aparece quando encontramos aquelas mãos que causam várias dúvidas.
Aí, basta escolher o descarte errado e comprar uma pedra que seria útil para a confiança ir por água abaixo.
Se a eficiência não fosse importante, não seria o assunto com o maior número de artigos no blog e em muitos dos livros que já li, sendo que alguns deles são inteiros sobre o assunto.
Enfim, aprendam a manter todas as possibilidades e não deixem mais aquela mão boa escapar por causa da falta de velocidade!
Continuando o artigo anterior, vamos analisar os padrões sem par definido.
Concluímos que, ficando com [Taatsu + Taatsu], a mão tem o maior Uke-ire.
Mas o que devemos fazer em situações como o exemplo 1, em que temos apenas um Taatsu?
Olhando rápido, como todas as opções são boas, parece não haver diferença.
Mesmo assim, comprando o
, teremos Pinfu e a espera por
e
é melhor que
ou
e
ou
, então, devemos mantê-la.
Descartar o
é uma jogada muito ruim, então, nem pensem nisso.
Agora, qual descarte é melhor?
ou
?
Quando o Uke-ire for igual, devemos comparar a evolução para um padrão melhor.
Se mantivermos o
, que é mais próximo dos números centrais, poderemos esperar uma evolução, como mostram as figuras A e B.
Quando estiver com um Ryanmen irregular, manter as pedras mais próximas dos números centrais é mais vantajoso.
Em padrões sem um par definido, a evolução para um padrão melhor é um fator importantíssimo.
No exemplo 2, muitas pessoas descartariam o
, não é?
A diferença no Uke-ire de apenas uma unidade não é problema aqui. O importante é termos em mente que precisamos formar um padrão [Taatsu + Taatsu] no naipe de Man, que já possui um padrão sequencial.
Se descartarmos o
, teremos um Uke-ire de 5 pedras, 17 unidades.
Deem uma olhada nas possibilidades abaixo e percebam o tamanho do desperdício que seria perder essas oportunidades.
Até aqui, sempre pensamos que o Uke-ire até o Tenpai é o fator mais importante, mas também é preciso pensar se a espera final será boa ou não.
Tudo bem que o Uke-ire será maior mantendo o padrão [Taatsu + Taatsu] na mão. Mas, mesmo ficando com uma espera quádrupla, só teremos 2 unidades a mais no Uke-ire.
No entanto, o Penchan pelo
é uma espera ruim; então, desmanchando 
, com certeza conseguiremos bater mais rápido.
No exemplo 4, temos que fazer uma escolha que envolve detalhes muito sutis.
A vantagem de descartar o
é ter a certeza de uma espera final Ryanmen. Porém, para mim, a melhor escolha é o descarte do
, que (na maioria das vezes) nos deixará em Tenpai mais rápido.
Aqui, teremos que escolher entre uma espera final quíntupla ou dois Taatsu Ryanmen.
O Uke-ire até o Tenpai é o mesmo, mas, como podemos declarar Riichi com essa espera quíntupla, devemos desmanchar
ou 
.
Além disso, o Uke-ire para conseguir Pinfu tem uma unidade a mais com essa escolha.
A base da eficiência é comparar a quantidade do Uke-ire, mas, quando não houver muita diferença nesse número, devemos analisar a evolução para um padrão melhor e a espera final da mão.
Autor: Manboo (Beginner's Luck)
Mas o problema aparece quando encontramos aquelas mãos que causam várias dúvidas.
Aí, basta escolher o descarte errado e comprar uma pedra que seria útil para a confiança ir por água abaixo.
Se a eficiência não fosse importante, não seria o assunto com o maior número de artigos no blog e em muitos dos livros que já li, sendo que alguns deles são inteiros sobre o assunto.
Enfim, aprendam a manter todas as possibilidades e não deixem mais aquela mão boa escapar por causa da falta de velocidade!
Eficiência para mãos em Iishanten - Parte 5

Continuando o artigo anterior, vamos analisar os padrões sem par definido.
Concluímos que, ficando com [Taatsu + Taatsu], a mão tem o maior Uke-ire.
Mas o que devemos fazer em situações como o exemplo 1, em que temos apenas um Taatsu?
Ex. 1:
Compra: 


Descarte | Pedras que levam ao Tenpai | Uke-ire |
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
20 unidades |
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
21 unidades |
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
21 unidades |
Olhando rápido, como todas as opções são boas, parece não haver diferença.
Mesmo assim, comprando o







Descartar o

Agora, qual descarte é melhor?


Quando o Uke-ire for igual, devemos comparar a evolução para um padrão melhor.
Se mantivermos o

Quando estiver com um Ryanmen irregular, manter as pedras mais próximas dos números centrais é mais vantajoso.
A:
(10 pedras, 33 unidades)
B:
(9 pedras, 29 unidades)

B:

Descarte: 

Ex. 2:
Compra: 


Em padrões sem um par definido, a evolução para um padrão melhor é um fator importantíssimo.
No exemplo 2, muitas pessoas descartariam o

A diferença no Uke-ire de apenas uma unidade não é problema aqui. O importante é termos em mente que precisamos formar um padrão [Taatsu + Taatsu] no naipe de Man, que já possui um padrão sequencial.
Se descartarmos o

Deem uma olhada nas possibilidades abaixo e percebam o tamanho do desperdício que seria perder essas oportunidades.
A:
(10 pedras, 33 unidades)
B:
(9 pedras, 29 unidades)

B:

Descarte: 

Ex. 3:
Compra: 


Até aqui, sempre pensamos que o Uke-ire até o Tenpai é o fator mais importante, mas também é preciso pensar se a espera final será boa ou não.
Descarte | Pedras que levam ao Tenpai | Uke-ire |
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
23 unidades |
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
25 unidades |
Tudo bem que o Uke-ire será maior mantendo o padrão [Taatsu + Taatsu] na mão. Mas, mesmo ficando com uma espera quádrupla, só teremos 2 unidades a mais no Uke-ire.
No entanto, o Penchan pelo



Descarte:
(ou
)


Ex. 4:
Compra: 


No exemplo 4, temos que fazer uma escolha que envolve detalhes muito sutis.
Descarte | Pedras que levam ao Tenpai | Uke-ire |
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
31 unidades |
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
24 unidades |
A vantagem de descartar o


Descarte: 

Ex. 5:
Compra: 


Descarte | Pedras que levam ao Tenpai | Uke-ire |
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
28 unidades |
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
28 unidades |
Aqui, teremos que escolher entre uma espera final quíntupla ou dois Taatsu Ryanmen.
O Uke-ire até o Tenpai é o mesmo, mas, como podemos declarar Riichi com essa espera quíntupla, devemos desmanchar




Além disso, o Uke-ire para conseguir Pinfu tem uma unidade a mais com essa escolha.
Descarte: 
ou 





Teoria - Conclusão
A base da eficiência é comparar a quantidade do Uke-ire, mas, quando não houver muita diferença nesse número, devemos analisar a evolução para um padrão melhor e a espera final da mão.
Autor: Manboo (Beginner's Luck)
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