segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Eficiência das pedras - Parte 17

Por algum motivo, vejo jogadores “menosprezarem” um pouco a eficiência. Talvez por pensarem que já conseguem formar mãos e bater nas partidas, então, não há motivo para ficar vendo tanta teoria sobre esse assunto.

Mas o problema aparece quando encontramos aquelas mãos que causam várias dúvidas.

Aí, basta escolher o descarte errado e comprar uma pedra que seria útil para a confiança ir por água abaixo.

Se a eficiência não fosse importante, não seria o assunto com o maior número de artigos no blog e em muitos dos livros que já li, sendo que alguns deles são inteiros sobre o assunto.

Enfim, aprendam a manter todas as possibilidades e não deixem mais aquela mão boa escapar por causa da falta de velocidade!





Eficiência para mãos em Iishanten - Parte 5






Continuando o artigo anterior, vamos analisar os padrões sem par definido.

Concluímos que, ficando com [Taatsu + Taatsu], a mão tem o maior Uke-ire.

Mas o que devemos fazer em situações como o exemplo 1, em que temos apenas um Taatsu?





Ex. 1:   Compra:



Descarte Pedras que levam ao Tenpai Uke-ire
20 unidades
21 unidades
21 unidades



Olhando rápido, como todas as opções são boas, parece não haver diferença.

Mesmo assim, comprando o , teremos Pinfu e a espera por e é melhor que ou e ou , então, devemos mantê-la.

Descartar o é uma jogada muito ruim, então, nem pensem nisso.

Agora, qual descarte é melhor? ou ?

Quando o Uke-ire for igual, devemos comparar a evolução para um padrão melhor.

Se mantivermos o , que é mais próximo dos números centrais, poderemos esperar uma evolução, como mostram as figuras A e B.

Quando estiver com um Ryanmen irregular, manter as pedras mais próximas dos números centrais é mais vantajoso.


A: (10 pedras, 33 unidades)


B: (9 pedras, 29 unidades)



Descarte:





Ex. 2:   Compra:


Em padrões sem um par definido, a evolução para um padrão melhor é um fator importantíssimo.

No exemplo 2, muitas pessoas descartariam o , não é?

A diferença no Uke-ire de apenas uma unidade não é problema aqui. O importante é termos em mente que precisamos formar um padrão [Taatsu + Taatsu] no naipe de Man, que já possui um padrão sequencial.

Se descartarmos o , teremos um Uke-ire de 5 pedras, 17 unidades.

Deem uma olhada nas possibilidades abaixo e percebam o tamanho do desperdício que seria perder essas oportunidades.


A: (10 pedras, 33 unidades)


B: (9 pedras, 29 unidades)



Descarte:





Ex. 3:   Compra:


Até aqui, sempre pensamos que o Uke-ire até o Tenpai é o fator mais importante, mas também é preciso pensar se a espera final será boa ou não.


Descarte Pedras que levam ao Tenpai Uke-ire
23 unidades
25 unidades



Tudo bem que o Uke-ire será maior mantendo o padrão [Taatsu + Taatsu] na mão. Mas, mesmo ficando com uma espera quádrupla, só teremos 2 unidades a mais no Uke-ire.

No entanto, o Penchan pelo é uma espera ruim; então, desmanchando , com certeza conseguiremos bater mais rápido.


Descarte: (ou )





Ex. 4:   Compra:


No exemplo 4, temos que fazer uma escolha que envolve detalhes muito sutis.


Descarte Pedras que levam ao Tenpai Uke-ire
31 unidades
24 unidades


A vantagem de descartar o é ter a certeza de uma espera final Ryanmen. Porém, para mim, a melhor escolha é o descarte do , que (na maioria das vezes) nos deixará em Tenpai mais rápido.


Descarte:





Ex. 5:   Compra:



Descarte Pedras que levam ao Tenpai Uke-ire
28 unidades
28 unidades



Aqui, teremos que escolher entre uma espera final quíntupla ou dois Taatsu Ryanmen.

O Uke-ire até o Tenpai é o mesmo, mas, como podemos declarar Riichi com essa espera quíntupla, devemos desmanchar ou .

Além disso, o Uke-ire para conseguir Pinfu tem uma unidade a mais com essa escolha.


Descarte: ou





Teoria - Conclusão

A base da eficiência é comparar a quantidade do Uke-ire, mas, quando não houver muita diferença nesse número, devemos analisar a evolução para um padrão melhor e a espera final da mão.





Autor: Manboo (Beginner's Luck)



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