Começarei a colocar algumas perguntas para que vocês possam avaliar como andam seus conhecimentos sobre algumas áreas do Mahjong. :)
Respondam nos comentários!
Essa é a primeira pergunta de um livro para jogadores iniciantes/intermediários, que traz diversas mãos que podem causar confusão durante o jogo.
A mão é boa até demais. Pensando apenas na eficiência, qual é o melhor descarte?
Dica: dividindo-a em 5 grupos, fica mais fácil de enxergar a pedra menos útil.
Clique aqui para ver a resposta/explicação.
Olhando a imagem acima, fica evidente que o não é nem um pouco útil para a mão.
Aqui, tanto quanto têm possibilidade de virar um par ou um conjunto; então, não devemos descartar nenhum dos dois.
Podemos até querer tentar um Sanshoku de 567, mas isso só deve ser decidido dependendo de qual for a próxima compra.
Fonte: これだけで勝てる! 麻雀の基本形80
Respondam nos comentários!
Quiz - Eficiência: Pergunta 1
Compra:
Essa é a primeira pergunta de um livro para jogadores iniciantes/intermediários, que traz diversas mãos que podem causar confusão durante o jogo.
A mão é boa até demais. Pensando apenas na eficiência, qual é o melhor descarte?
Dica: dividindo-a em 5 grupos, fica mais fácil de enxergar a pedra menos útil.
Clique aqui para ver a resposta/explicação.
Resposta:
Olhando a imagem acima, fica evidente que o não é nem um pouco útil para a mão.
Aqui, tanto quanto têm possibilidade de virar um par ou um conjunto; então, não devemos descartar nenhum dos dois.
Podemos até querer tentar um Sanshoku de 567, mas isso só deve ser decidido dependendo de qual for a próxima compra.
Fonte: これだけで勝てる! 麻雀の基本形80
acho que vo erra feio nessa rsrsrs
ResponderExcluireu descartaria o 3 bambu (desmanchando o par) para fazer aquele yaku de 3 sequencias semelhantes (Sanshoku Doujan) combinando com apenas sequencias (Pinfu) e o yaku que não tem terminais e letras (Tanayo).
A menos que a proxima compra após essa acabe com a sua vida :v
Não tem problema errar: é o melhor jeito de aprender (a gente grava mais quando erra, acredito eu).
ExcluirUma dica: quando estiver com mão fechada, é melhor pensar mais no formato e nas possibilidades da mão, e não tanto nos Yakus (a menos que precise de muitos pontos, óbvio).
Digo isso porque é bem mais rápido do que ficar tentando "tirar um Yaku da cartola" e, ficando em Tenpai, é só meter um Riichi que resolve tudo. :)
Tiraria o 4 bambu, visando o sanshoku 567. Segunda opção seria entre o três ou seis jóia.
ResponderExcluirCorrigindo,o quatro jóia.
Excluiré a boa se você quiser fazer pontos, mas a questão propõe eficiência, se você tivesse tentando defender a sua colocação, seria mais interessanter chegar em tenpai o mais rápido possível, então talvez o 4 não fosse a melhor...
ExcluirPessoalmente, preferia o 7 pin mesmo, aí seria mais fácil pra fazer pon/chii com o resto.
Aí vc descarta o 4 pin pra dps vir o 3pin e o 2pin não deixando vc fazer iipeikou... sei como funciona D: Mas aí qnd descarta outra peça o iipeikou não vem
ResponderExcluirHahah, acontece... Mas aí você tem que pensar nas suas prioridades: nesse caso, a eficiência.
ExcluirEntão, mesmo se vierem todas as pedras para o Iipeikou, é só pensar que você tomou a decisão certa naquele momento e bola pra frente!
Às vezes, a gente se irrita com coisa banal e isso acaba refletindo na partida (experiência própria orz).
Descartaria o 4pin ou o 7pin por causa da sequência 2-3-4p que é a única da mão que está completa.
ResponderExcluirSe você comprar o 5p no turno após esse, você consegue fazer o 4-5-6p (se mantiver o 4p adicional) ou o 5-6-7p (se mantiver o 7p que comprou agora).
Eu não descartaria o 6p porque ele pode vir a ser uma dupla ou trinca da mão, caso você zique nas compras. Também não descartaria o 3s porque, apesar de já ter um 4s e um potencial de sequência, você pode acabar nunca comprando o 2s ou 5s e desperdiçar o potencial de dupla/trinca.
Apesar do potencial de sanshoku como falaram, a mão também pode ir pra tanyao e pinfu que são mãos mais simples e menos restritas. O sanshoku viria como um bônus.
Excluireu manteria o 56m, o 67s e o 234p, dessa forma restaria saber o que fazer com as pedras restantes (ou qual par manter); aparentemente, jogando o 4s, perco apenas o potencial de formar um 234s caso eu compre um 2s, nao vejo no momento uma alternativa melhor.
ResponderExcluirJogaria fora o 4p por causa que pode vir mais um 3s depois, formando uma trinca, ou mais um 6p. Se vier 6p, me livro do 4s e fico com uma trinca. Mesma ideia se vier 3s. O 4p me parece bem ineficaz porque com o 7p que acabou de vir, você já fica em ryan pra 5 e 8p, o que equivale ao kanchan de 46p. Não só isso, mas já há 23p na mão, o que significa que a quantidade de pedras pro segundo 4p ficar eficiente diminui. E diminui mais ainda se você manter o 7p porque ryan 67p já utiliza o 5p. Manter o 4p significa que o 667p só fica útil pra 6 ou 7, e ainda por cima se vier o 5p pro 46p, o 67p restante fica com 7 pedras disponíveis (5,8p, supondo que não tenham sido jogadas) ao invés de 8.
ResponderExcluir*só fica útil pra 6 ou 8.
ExcluirAh, acabei de perceber que também com 667p, se vier um 6 também há a possibilidade de usar o 66p como o par, e aí o terceiro 6p faz uma sequencia com o 78p. Em seguida, nos livramos do 3s pra ficar em ryan já que não precisamos de outro par. O maior problema de verdade do 4p é esse overlapping com outros titles. Muitos tiles que as vezes parecem ser úteis na real são bem inúteis se considerar que eles fazem overlap.
Excluironde posso encontrar o anime saki feito por vcs ?
ResponderExcluirou ate mesmo so as legendas