terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Regras - Parte 3

O artigo de hoje mostra um aspecto fundamental do jogo: o Tenpai.

E, mais que isso, apresentaremos o Shanten, um conceito até mais importante que o Tenpai para entender a teoria do Mahjong.

É esse número que ajuda a avaliar se a mão está boa ou não (em termos de facilidade de bater) e é usado para tomar diversas decisões, por exemplo, entre ir para o ataque ou ficar na defensiva.

Além disso, dependendo do estágio da mão (número de Shanten), há uma mentalidade diferente que deve ser aplicada quanto à eficiência.

De quebra, ainda veremos alguns usos básicos do Damaten e os tipos de Tenpai que existem!





Tenpai






Hoje, falaremos sobre Tenpai.

Como há vários tipos de Tenpai, explicaremos cada um deles em detalhes.

Como o texto é grande, talvez pareça difícil, mas há um resumo no fim da página.

Se quiserem ler só o resumo, sem problemas!




Tenpai



Quando falta apenas uma pedra para você completar a sua mão, você está em Tenpai.

Entrando em Tenpai com a mão fechada (sem fazer nenhum Pon, Chi ou Kan aberto), podemos declarar Riichi.

Se a rodada terminar empatada, quem estiver em Tenpai recebe um pagamento.

Quem paga são os jogadores em No-Ten, como explicamos no artigo anterior.




Shanten



Shanten é uma unidade usada para contar quantas pedras úteis precisamos conseguir para chegar até o Tenpai.

Quando falta uma pedra para entrarmos em Tenpai, estamos em Iishanten ("Ii" = "um" em chinês).

Como é uma unidade usada para medir a velocidade até o Tenpai e, portanto, determinar se a mão é boa ou ruim, esse termo é bastante usado em artigos de teoria e estratégia.





  Dora:


Pedras necessárias: - , - e -


Ryanshanten (2 Shanten)





  Dora:


Pedras necessárias: - e -


Iishanten (1 Shanten)





  Dora:


Pedras necessárias: -


Tenpai





Dá para contar dessa forma:

Quando falta 1 pedra para completar a mão: Tenpai

Quando faltam 2 pedras para completar a mão: Iishanten

Quando faltam 3 pedras para completar a mão: Ryanshanten

E assim por diante.




Quiz sobre Shanten



Qual o número de Shanten dessas mãos?


1.   


2.   


Respondam nos comentários!

As respostas oficiais saem na semana que vem! :)




Damaten



Ficar em Damaten é entrar em Tenpai com a mão fechada, mas não declarar Riichi.

Há vários motivos para ficar em Damaten, mas vamos mostrar alguns exemplos básicos. A teoria mais avançada está aqui.



1. Quando já houver um Yaku

Se tivermos outro Yaku além do Riichi, já podemos bater por Ron.

Ele tem a vantagem de não alertar os oponentes de que estamos em Tenpai.


  Dora:


Mesmo sem declarar Riichi, estamos em Tenpai para um Haneman.



2. Quando houver possibilidade de evolução

Ou seja, se pudermos melhorar a espera ou o valor da mão. O objetivo é trocar uma pedra da nossa mão por outra melhor que comprarmos.


  Dora:


Comprando o , a mão também terá Dora e Tanyao: 2 Han a mais.

E se comprarmos o , a espera vira um Sanmenchan: .

Quando ficarmos em Tenpai, mas houver mais de uma pedra que pode evoluir nossa mão, também devemos pensar na estratégia de não declarar Riichi.

Se estivermos em Tenpai sem Yaku, devemos decidir o que é pior: não poder declarar Ron se a nossa pedra da batida sair ou ter que descartar uma pedra que evoluiria nossa mão.

Lembrem-se de ver os descartes e conferir quantas unidades das pedras da batida e que evoluiriam nossa mão já saíram.



3. Quando não valer a pena ir para o ataque com esse Tenpai

Ou seja, se estivermos em Tenpai, mas, por ser uma mão baixa, não quisermos correr o risco de levar Ron.

Quando não quisermos ir para o ataque, correndo o risco de levar uma mão alta de outra pessoa, devemos considerar o Damaten.


  Dora:


É melhor não declarar Riichi. Se batermos por Tsumo, OK.

Se não batermos e outra pessoa declarar Riichi, devemos entrar em Betaori.



4. Quando houver alguma pedra que não queremos descartar

Se estivermos em Tenpai, mas houver alguma pedra que não queremos descartar (se comprarmos depois).


Sua mão:   Dora:



Oponente:


Se comprarmos o depois do Riichi e o oponente declarar Pon ou Ron com ele, já era.



5. Genbari

Genbari é quando estamos em Tenpai esperando por uma pedra que é segura para um jogador que declarou Riichi.

Enquanto os outros jogadores estiverem preocupados só com o outro Riichi, será mais fácil descartarem a pedra da sua espera, por isso, é melhor não alertá-los de que você está em Tenpai.


  Dora:


O jogador que declarou Riichi já descartou o .

Como temos o Genbari do Riichi, talvez alguém entre em Betaori e o descarte.

Declarar um Oikake Riichi com essa espera Kanchan pode não ser uma boa escolha.



6. Quando várias unidades da espera já tiverem sido descartadas

Quando soubermos que há poucas pedras restantes para a nossa espera.


  Dora:


Estamos em Tenpai para Ittsuu, Dora 2 - Mangan, mas o já foi descartado três vezes.

Se conseguirmos bater em Damaten, ótimo; mas o ideal é melhorar a nossa espera quando tivermos a oportunidade.

Algumas possibilidades para melhorar a espera são e .


(Com o ):   


Declarando Riichi com o , perdemos o Ittsuu, mas ficamos com Riichi, Pinfu, Dora 2 e a espera pelo , ou .


(Com o ):   


Ficamos com Riichi, Dora 3 e uma espera pelo , ou .



7. Quando a rodada estiver acabando

Se a rodada estiver no fim e tivermos poucas chances de bater, apostar os 1000 pontos do Riichi será um desperdício.

Aliás, quando você não tiver mais compras (se só houver três pedras ou menos no muro), não é permitido declarar Riichi.




Karaten



É quando estamos em Tenpai, mas não há como bater.

Isso acontece, por exemplo, se todas as pedras da sua batida estiverem visíveis na sua mão, nos descartes, nos conjuntos abertos dos outros jogadores ou no(s) indicador(es) de Dora.


Nossa mão:


OBS.: O oponente já tinha declarado um Kan: .


Quando não houver mais chance de completar um Taatsu, dizemos que ele está em Junkara.

A diferença em relação ao Karaten é que o termo Junkara pode ser usado para falar de uma mão que não está em Tenpai. Muitas vezes, o termo Junkara também é usado para se referir a uma espera que não tem mais nenhuma pedra sobrando no muro.




Keishiki Tenpai (Keiten)



É o Tenpai sem Yaku.

São aquelas mãos em que só podemos bater com Rinshan, Haitei, Houtei ou Chankan (Yakus relacionados a situações específicas).

Há estratégias para abrir a mão e entrar em Tenpai evitando a compra de pedras perigosas no fim da rodada, para receber o No-Ten Bappu, ou ainda segurar a pedra da batida de outro jogador e manter o seu Keishiki Tenpai.




Kata Agari



É quando estamos em Tenpai com uma espera dupla ou melhor, sendo que uma das pedras nos deixa sem Yaku.


  Dora:


Espera: ou . Com o , temos Tanyao, Dora 3; com o , ficamos sem Yaku.


  Dora:


Espera tripla: , ou . Com o , temos Chun, Dora 3; com o ou , ficamos sem Yaku.





Você precisa mesmo dessa pedra?

Se declararmos Pon ou Chi sempre que tivermos a oportunidade, não é raro acabar ficando com um Keishiki Tenpai ou Kata Agari.

Quem nunca se empolgou abrindo a mão e acabou ficando em Tenpai sem nenhum Yaku?

Quando abrimos a mão, temos a certeza de que conseguiremos uma pedra desejada; por outro lado, perdemos uma compra.

Abrindo a mão, também não podemos mais declarar Riichi.

Talvez uma boa dica seja pensar assim: "na dúvida, é melhor não abrir a mão".




Conclusão

  • Tenpai: falta uma pedra para bater;
  • Shanten: número de pedras que faltam para entrar em Tenpai;
  • Damaten: Tenpai sem declarar Riichi;
  • Karaten: Tenpai sem poder bater;
  • Keiten: Tenpai sem Yaku;
  • Kata Agari: Tenpai em que uma espera dá um Yaku; a outra, não.





No próximo artigo, falaremos sobre o Furiten.




Respostas do Quiz





1.   


Ryanshanten (2 Shanten)


Comprando e , ficamos com a espera pelo e





2.   


Ryanshanten (2 Shanten)

Comprando e , ficamos com a espera pelo . Teremos até Honroutou!



E, se pensarmos no Kokushi: Sanshanten (3 Shanten)

Comprando , e , ficamos com a espera pelo .





Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)



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2 comentários :

  1. 1 - lishantei (sem yaku)
    esperas do 6 ou 9 pin e 1, 6 ou 9 de bambo.

    2 - Rysantei para Kokushi Mousou
    esperas do 9 pin, Sul, Haku ou Shun

    Há também a possibilidade de Lishanten para Chitoitsu + Houroutou
    só que a possibilidades de espera é grande dependendo da compra e do descarte.

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