sábado, 11 de março de 2017

Eficiência das pedras - Parte 18

Vejam agora a parte final sobre essa importante fase da mão: o Iishanten.

O padrão Kuttsuki é bem frequente nas partidas e causa dúvidas até em alguns jogadores experientes.

Fora isso, não é raro fazermos uma escolha e comprarmos exatamente a pedra que seria útil para a opção que descartamos.

Normalmente, é porque não prestamos atenção a algum detalhe.

Aprendam como lidar com esse tipo de mão e diminuam as vantagens dos outros oponentes!





Eficiência para mãos em Iishanten - Parte 6






O Iishanten com um padrão Kuttsuki (com uma pedra isolada, esperando para comprar outra pedra próxima dela) tem duas características principais:

1. O Uke-ire é bom;

2. A chance de ficar em Tenpai com uma espera ruim é alta.





Ex. 1:   Compra:



Descarte Pedras que levam ao Tenpai Uke-ire
31 unidades (11)
33 unidades (11)
38 unidades (16)

(O número entre parênteses é a quantidade de pedras que dão uma espera boa.)


Esse é o exemplo mais simples de Iishanten com padrão Kuttsuki.

As melhores pedras para manter nesse tipo de mão seguem a mesma ordem da eficiência das pedras isoladas em geral:




  >    >  




Ou seja, o melhor descarte aqui é o .

Mesmo o ou o , que podem parecer descartes ineficientes, possuem um Uke-ire acima de 30 unidades.

Se pensarmos que um Iishanten com dois Taatsu Ryanmen tem um Uke-ire de apenas 4 pedras (16 unidades), dá para ver como o Iishanten com Kuttsuki evolui rápido para um Tenpai.

Porém, nesse tipo de Kuttsuki simples, a quantidade de pedras que dão uma espera boa é baixa: descartando o , esse Uke-ire é de apenas 16 unidades.

Nesses casos, temos que priorizar a quantidade de pedras que nos deixarão em Tenpai com uma espera boa.

Se o Uke-ire até o Tenpai for de 30 unidades, já é suficiente; não fará tanta diferença aumentar esse Uke-ire de 30 para 31 unidades.

Nos padrões Kuttsuki, o ideal é se preocupar com a espera final ou com o Yaku da sua mão, pois há poucas possibilidades de ter alguma perda na eficiência.


Descarte:





Ex. 2:   Compra:


Esse exemplo ilustra exatamente o que acabamos de falar.


Descarte Pedras que levam ao Tenpai Uke-ire
43 unidades (16)
37 unidades (22)
40 unidades (22)

(O número entre parênteses é a quantidade de pedras que dão uma espera boa.)


Se considerarmos apenas no Uke-ire até o Tenpai, o melhor descarte seria o . Mas, se pensarmos no Tenpai com uma espera boa, é o contrário:




  =    >  




Portanto, o correto aqui é descartar o .

Se formos comparar o e o , veremos que o próprio Uke-ire já é diferente; além disso, ficamos com a possibilidade de comprar o e evoluir a espera para um Sanmenchan.

O exemplo 2 é um Kuttsuki só com pedras de número 3.

Aprendam o seguinte: se as pedras forem do mesmo número, a que estiver próxima de um padrão sequencial é mais eficiente.


Descarte:





Ex. 3:   Compra:



Descarte Pedras que levam ao Tenpai Uke-ire

50 unidades (26)

46 unidades (29)

38 unidades (24)

(O número entre parênteses é a quantidade de pedras que dão uma espera boa.)


O padrão no naipe de Sou (com quatro pedras em sequência) é excelente e deve ser mantido com certeza.

A diferença entre descartar e é bem sutil, mas, como o Uke-ire de 46 unidades já é suficiente, o mais recomendado é descartar o , que dá 29 unidades para um Tenpai com espera boa.

Esse padrão Nakabukure () tem a grande vantagem de evoluir rápido para uma espera Ryanmen.


Descarte:




Teoria

O Iishanten com um padrão Kuttsuki tem um Uke-ire suficiente; então, devemos priorizar a quantidade de pedras que darão uma boa espera final.




Quando tivermos um padrão Kuttsuki e ficarmos em Tenpai com uma espera ruim, optar por não entrar em Tenpai acaba sendo uma boa escolha.


Por exemplo:


  Compra:


Ficar com essa espera Shanpon com a mão que nós temos é extremamente decepcionante.

Como o Uke-ire até o Tenpai é alto nos padrões Kuttsuki, mesmo se desmancharmos o Tenpai, conseguimos recuperá-lo bem rápido.

Portanto, devemos descartar o que acabamos de comprar e esperar para ver o que acontece nos próximos turnos.



Autor: Manboo (Beginner's Luck)



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