Para encerrar essa importante série sobre um dos aspectos mais fundamentais no jogo, falaremos sobre uma das técnicas mais utilizadas incorretamente: o Shanten Modoshi.
"Shanten Modoshi" significa "voltar para o Shanten anterior". Ou seja, pensando somente no número de Shanten, sua mão está regredindo.
E é exatamente isso que vejo alguns jogadores fazerem em suas partidas: vão desmanchando a mão que está praticamente pronta. Desmontam tudo sem pestanejar e isso acaba sendo fatal quando jogam contra oponentes rápidos.
Então, nunca devemos voltar para o Shanten anterior, certo?
Também não é assim. Dependendo da mão, mesmo voltando um Shanten, conseguimos aumentar muito as nossas probabilidades. Ou seja, conseguimos recuperar a mão rapidamente e entramos em Tenpai com mais facilidade do que se tivéssemos continuado com a mão daquele jeito.
Mas lembrem-se: isso é a exceção. Devemos saber a hora certa de usar essa técnica.
Para isso, vejam o artigo de hoje e tenham esses importantes padrões sempre em mente ao jogar!
São poucas as mãos que, voltando para o Shanten anterior, acabam ficando mais rápidas para bater.
Os poucos casos em que isso aumenta a velocidade são aqueles em que voltamos para o Shanten anterior para tentar Yakus como Tanyao ou Hon Itsu e poder abrir a mão, conseguindo formá-la mais rápido.
Além disso, há os casos em que voltamos para o Shanten anterior porque as chances de completar a nossa espera são muito baixas (por exemplo, quando você tem um Kanchan e alguém já declarou Pon da sua espera).
Podemos dizer que, basicamente, voltar para o Shanten anterior é uma técnica usada para aumentar o valor da mão.
1. Quando não entrar em Tenpai
Como já explicamos, o Uke-ire de um padrão Kuttsuki é bem alto, mas a chance de ficar com uma espera final ruim, também.
Em casos como o do Exemplo 1, com uma compra que acaba com o Tanyao e com Pinfu, o melhor é não entrar em Tenpai.
Devemos descartar o e declarar Riichi pelo menos com Tanyao.
Declarando Pon com o Dabuton, entramos em Tenpai.
Porém, 3 unidades do (nossa espera) já foram descartadas.
Então, a melhor jogada aqui é descartar o e não entrar em Tenpai.
Fica claro que teremos muito mais chances de bater se conseguirmos uma espera como , ou ou e .
2. Quando voltar para o Ryanshanten
No exemplo a seguir, voltar para o Shanten anterior para conseguir uma mão com Tanyao/Pinfu também é vantajoso.
A espera Penchan pelo é o único problema dessa mão.
Descartar o e voltar para Ryanshanten é uma boa decisão.
Também há a possibilidade de descartar o e declarar Riichi imediatamente se comprarmos o ; porém, se conseguirmos formar dois conjuntos no naipe de Sou, é melhor mantermos também o Uke-ire da espera Shanpon.
Mesmo se perdemos a oportunidade de declarar Riichi imediatamente comprando o , as chances de conseguir entrar rápido em Tenpai com Tanpin são bem altas.
Nessa mão, o Uke-ire é baixo demais.
Só uma pedra nos deixa em Tenpai: .
Porém, mesmo se conseguirmos comprá-lo, nossa espera será extremamente ruim: um Penchan pelo .
É um exemplo bem extremo, mas, aqui, não há dúvidas: devemos descartar o e voltar para Ryanshanten.
Estamos em Iishanten, mas, como a mão tem um bom Uke-ire, o ideal é tentar um Tanpin Sanshoku.
Sem dúvidas, devemos descartar e .
Quando voltar para o Shanten anterior nos primeiros turnos
O caso mais frequente é quando vamos tentar um Hon Itsu.
Mesmo ficando com menos Taatsu, o ideal é descartar e (voltando para Sanshanten).
A regra geral é buscar o caminho mais rápido até o Tenpai; no entanto, se formos pensar na facilidade de bater e no valor da mão, não há como dizer que diminuir o número de Shanten sempre é o certo.
O mais importante é obter um equilíbrio entre a velocidade e o valor da mão.
Autor: Manboo (Beginner's Luck)
"Shanten Modoshi" significa "voltar para o Shanten anterior". Ou seja, pensando somente no número de Shanten, sua mão está regredindo.
E é exatamente isso que vejo alguns jogadores fazerem em suas partidas: vão desmanchando a mão que está praticamente pronta. Desmontam tudo sem pestanejar e isso acaba sendo fatal quando jogam contra oponentes rápidos.
Então, nunca devemos voltar para o Shanten anterior, certo?
Também não é assim. Dependendo da mão, mesmo voltando um Shanten, conseguimos aumentar muito as nossas probabilidades. Ou seja, conseguimos recuperar a mão rapidamente e entramos em Tenpai com mais facilidade do que se tivéssemos continuado com a mão daquele jeito.
Mas lembrem-se: isso é a exceção. Devemos saber a hora certa de usar essa técnica.
Para isso, vejam o artigo de hoje e tenham esses importantes padrões sempre em mente ao jogar!
Quando voltar para o Shanten anterior
São poucas as mãos que, voltando para o Shanten anterior, acabam ficando mais rápidas para bater.
Os poucos casos em que isso aumenta a velocidade são aqueles em que voltamos para o Shanten anterior para tentar Yakus como Tanyao ou Hon Itsu e poder abrir a mão, conseguindo formá-la mais rápido.
Além disso, há os casos em que voltamos para o Shanten anterior porque as chances de completar a nossa espera são muito baixas (por exemplo, quando você tem um Kanchan e alguém já declarou Pon da sua espera).
Podemos dizer que, basicamente, voltar para o Shanten anterior é uma técnica usada para aumentar o valor da mão.
1. Quando não entrar em Tenpai
Ex. 1: Compra:
Dora:
Dora:
Como já explicamos, o Uke-ire de um padrão Kuttsuki é bem alto, mas a chance de ficar com uma espera final ruim, também.
Em casos como o do Exemplo 1, com uma compra que acaba com o Tanyao e com Pinfu, o melhor é não entrar em Tenpai.
Devemos descartar o e declarar Riichi pelo menos com Tanyao.
Ex. 2:
Leste 2 - Posição Leste - Dora:
Leste 2 - Posição Leste - Dora:
Declarando Pon com o Dabuton, entramos em Tenpai.
Porém, 3 unidades do (nossa espera) já foram descartadas.
Então, a melhor jogada aqui é descartar o e não entrar em Tenpai.
Fica claro que teremos muito mais chances de bater se conseguirmos uma espera como , ou ou e .
2. Quando voltar para o Ryanshanten
No exemplo a seguir, voltar para o Shanten anterior para conseguir uma mão com Tanyao/Pinfu também é vantajoso.
Ex. 3: Compra:
A espera Penchan pelo é o único problema dessa mão.
Descartar o e voltar para Ryanshanten é uma boa decisão.
Também há a possibilidade de descartar o e declarar Riichi imediatamente se comprarmos o ; porém, se conseguirmos formar dois conjuntos no naipe de Sou, é melhor mantermos também o Uke-ire da espera Shanpon.
Mesmo se perdemos a oportunidade de declarar Riichi imediatamente comprando o , as chances de conseguir entrar rápido em Tenpai com Tanpin são bem altas.
Ex. 4: Compra:
Nessa mão, o Uke-ire é baixo demais.
Só uma pedra nos deixa em Tenpai: .
Porém, mesmo se conseguirmos comprá-lo, nossa espera será extremamente ruim: um Penchan pelo .
É um exemplo bem extremo, mas, aqui, não há dúvidas: devemos descartar o e voltar para Ryanshanten.
Ex. 5: Compra:
Estamos em Iishanten, mas, como a mão tem um bom Uke-ire, o ideal é tentar um Tanpin Sanshoku.
Sem dúvidas, devemos descartar e .
Quando voltar para o Shanten anterior nos primeiros turnos
O caso mais frequente é quando vamos tentar um Hon Itsu.
Ex. 6: Compra:
Mesmo ficando com menos Taatsu, o ideal é descartar e (voltando para Sanshanten).
A regra geral é buscar o caminho mais rápido até o Tenpai; no entanto, se formos pensar na facilidade de bater e no valor da mão, não há como dizer que diminuir o número de Shanten sempre é o certo.
O mais importante é obter um equilíbrio entre a velocidade e o valor da mão.
Autor: Manboo (Beginner's Luck)
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