quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Partidas do Torneio Mundial - Parte 3

Como alguns de vocês disseram que gostaram e até conseguiram sentir um pouco do que foi participar do torneio mundial, vou fazer uma espécie de diário contando a minha trajetória no WRC! :)




3º Hanchan - Yuudai Maehara










Primeiro dia de competição




Jogadores do Hanchan 3





Posição Leste: Kira, ótima jogadora 🇺🇸




Posição Sul: Profissional Maehara 🇯🇵




Posição Oeste: Frauke, uma senhora dinamarquesa muito bonitinha. 🇩🇰
Ganhamos dela uma bolacha "Maria" lá da Europa, muito boa!





Posição Norte: Amauri 🇧🇷
(dizem que aprendeu a jogar um dia antes do WRC
😆)



Como já contei na live que fiz em Las Vegas, quando soube que ia jogar na mesma mesa que o Maehara-san, fui o caminho todo sorrindo de orelha a orelha. Talvez eu devesse estar tremendo de medo, já que estava prestes a enfrentar um 9º Dan da Liga Profissional de Mahjong do Japão e atual Hououi (campeão de um dos torneios mais importantes da liga)... mas não. Eu estava muito ocupado com a felicidade de enfrentar um dos jogadores que acompanho há anos e que admiro muito.

Também sabia que teria que ter coragem e "bater de frente", ou seria só mais uma presa fácil para a conta do Maehara-san. Na mesma mesa, enfrentei ainda outra jogadora muito boa: a Kira, presidente da Pacific Mahjong League.

Assim que cheguei na mesa, comecei a conversar com o Maehara-san, que já tinha me encontrando mais cedo no elevador, com um grupo de profissionais. Eles viram minha camiseta e falaram "Oooh... Tenhou! 😮", ao que o Maehara-san respondeu, olhando para mim: "Eu sou Houou! 😉", em alusão ao título dele. Eu respondi "Que legal! Também sou Houou, mas de um nível totalmente diferente! 😅".

Ele se lembrou do nosso encontro e comentou... eu, lesado, respondi que ele não tinha me encontrado, não! Hahahah. (Depois da partida, finalmente me lembrei do bendito elevador, mas é que foi muito rápido, coisa de segundos). Enfim, depois disso, enquanto montávamos o muro, ele se surpreendeu com a minha familiaridade/velocidade com as pedras: "Nossa, você está acostumado a montar o muro, né? Joga há quanto tempo?". Respondi que jogo há 20 anos. Ele: "Ah, então a sua carreira no Mahjong é maior que a minha". Olha as ideias, hahahah! Disse prontamente que não era assim, não. 😆

Vamos ao jogo: foi uma partida com várias mãos táticas (rápidas e baratas). Quando tive a oportunidade, declarei Riichi com uma espera Kanchan, que surpreendentemente foi descartada logo no Ippatsu pela Frauke, a jogadora à minha esquerda: Riichi, Ippatsu, Tanyao, Sanshoku, Ura: Haneman.

Sabia que o Maehara-san não ia deixar barato e, por isso, continuei bastante alerta, mesmo estando na liderança com uma distância relativamente segura.

Pouco depois disso, entrei em Tenpai para uma mão que daria, no mínimo, 3900 pontos. Espera Ryanmen pelo ou . Como ninguém havia declarado Riichi nem aberto a mão, não pensei duas vezes: Riichi!

Mas aí percebi que o Maehara-san estava descartando pedras perigosas, uma após a outra. Não tive dúvidas: era claro que ele estava atacando. Poucos turnos depois, a confirmação: Oikake Riichi dele.

A cada pedra comprada, uma mistura de emoções: será que vou conseguir comprar a pedra da minha batida ou acabarei comprando a pedra dele?

Isso se repetiu por mais três ou quatro turnos, até que...

— Tsumo! Mentanpin, Tsumo, Dora 1... Ura 1! Haneman! :D

Nisso, o Maehara-san me mostra a mão (o que não é nada normal, principalmente em se tratando de profissionais) e diz "負けた!(Perdi!)". Olho para a mão dele: Riichi, Men Hon e ainda teria Dora. Linda mão, exatamente como eu via nas transmissões de partidas dele.

O detalhe ficou por conta da espera: ou . Exatamente a mesma.

O jogo continuou. A Kira ainda bateu um Mangan e o Maehara-san também bateu pelo menos mais uma mão, mas consegui administrar a vantagem até o final.

E foi assim que eu derrotei um profissional que é 9º Dan e já ganhou vários títulos importantes. Independentemente do meu resultado final no torneio, essa vai ser uma conquista particular que sempre vou levar em minha "carreira" do Mahjong!





RESULTADO DA PARTIDA










Selfie com esse monstro do Mahjong, depois de tê-lo levado até a praça de alimentação. 😄

Se quiserem vê-lo em ação, há várias partidas dele no Youtube.



Autor: Amauri Murai

Créditos da foto da capa: 麻雀豆腐




← Rio Toujou Kansuke Sugiura & Hidetaka Sakai →


Um comentário :

  1. Deve dar um frio na barriga jogar contra profissionais hahahah
    Imagino que interessante tenha sido participar de um evento desse tamanho.

    Eu nunca participei de campeonato pq tb nunca joguei numa mesa de verdade, e ainda assim senti daqui como poderia ser participar desse evento mundial.
    No momento só jogo no Tenhou por diversão (não sei nem que nível eu to pq não sei japonês kkkk), às vezes leio algumas estratégias, mas ainda não decidi me empenhar de verdade em avançar rápido no mahjong.
    Quem sabe um dia eu não me atrevo a participar de uns campeonatos aí em São Paulo? hahaha

    ResponderExcluir