terça-feira, 16 de julho de 2013

Yakus - Parte 5

Alguns dos Yakus de hoje são os preferidos de muitos iniciantes, talvez pela facilidade de compreendê-los. Muitos deles tentam fazer Toi Toi e Chiitoitsu a todo custo e em todas as mãos, mesmo as que não são propícias.

Isso pode gerar frustrações por dois motivos:

1 - É mais difícil formar trincas/pares do que sequências;

2 - Sozinhas, essas mãos são fracas.

No entanto, muitos devem conhecer o grande trunfo delas: as combinações com outros Yakus e, principalmente, com Doras. Como têm pedras repetidas, havendo um simples par de Dora, o valor já aumenta — e muito.

Já o San An Ko é visto mais em mesas de jogadores intermediários ou avançados, porque eles normalmente têm paciência e conseguem formar trincas sem precisar pegar pedras dos outros. Normalmente, a combinação ideal é com Riichi + Tsumo, o que já faz a mão valer um Mangan, mas não para por aí: ainda tem a Ura Dora, que, se coincidir com uma dessas trincas (o que não é tão difícil, já que você tem três chances), causa um estrago grande no "bolso" dos oponentes!

E não se esqueçam de conferir a coluna de estratégia no final do artigo, que explica mais uma situação de decisão que é bem frequente nas partidas: quando compensa tentar um Toi Toi e quando o Chiitoitsu é a melhor escolha.





Análise dos Yakus - Parte 5


Os Yakus de hoje são de juntar pedras iguais.

Se você só tiver trincas na sua mão (fora o par), é um Toi Toi.

Se você conseguir fazer 3 trincas (fechadas) só com as pedras que você comprou, é um San An Ko.

Se você só tiver pares na mão, é um Chiitoitsu.





Toi Toi Hou (対々和) - 2 Han
(Vale a mesma coisa em mãos abertas)





Dica para lembrar: [juntar pedras iguais]

Nome popular: Toi Toi

  • Dá para fazer esse Yaku mesmo abrindo a mão.

Se os quatro conjuntos da sua mão forem trincas, você ganha 2 Han.

Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.



Prós
  • Você pode bater mesmo com a mão aberta.
  • Combinando com Dora, Yakuhai, San An Ko ou Hon Itsu, dá para formar mãos altas.



Contras
  • Fica fácil para os oponentes conseguirem perceber quais pedras você quer. Como é preciso juntar pedras iguais, é difícil conseguir um Ron com pedras "vivas" (que ainda não foram descartadas), porque os outros jogadores sabem que elas são perigosas.
  • Ao declarar um Pon/Kan, como não dá mais para declarar Riichi, a tendência é que a mão não dê muitos pontos.
  • Comparados às sequências, os Pons/trincas e Kans são menos eficientes e demoram mais para serem completados (você usa três unidades da pedra, sendo que há apenas quatro no jogo).



Exemplo em vídeo:







San An Ko (三暗刻) - 2 Han
(Vale a mesma coisa em mãos abertas)





Dica para lembrar: [3 trincas fechadas]

  • Dá para fazer esse Yaku mesmo abrindo a mão.

Fazer 3 trincas fechadas, ou seja, só com as pedras que você comprou, dá 2 Han.

Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.



Prós
  • Você pode bater mesmo com a mão aberta.
  • Combinando com Yakus como Toi Toi ou Hon Itsu, dá para formar mãos altas.



Contras
  • Se você completar a terceira trinca por Ron, não há San An Ko.


Ex.:


Tsumo com ou San An Ko


Ron com essas pedras → Não terá nenhum Yaku


  • Ao abrir a mão, como não dá mais para declarar Riichi, a tendência é que a mão não dê muitos pontos.



Exemplo em vídeo:







Chiitoitsu (七対子) - Somente fechado - 2 Han





Dica para lembrar: [7 pares]

Nomes populares: Chiitoi/Niko Niko

  • Não pode abrir a mão.

Para fazer esse Yaku especial, basta formar sete pares diferentes. Ele dá 2 Han.

A contagem de Fu para ele é um pouco diferente (25 Fu). Mais detalhes aqui.

Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.



Prós
  • Como dá para usá-lo tanto para atacar quanto para se defender, é um Yaku bastante prático.
  • Combinando com Yakus como Tanyao ou Hon Itsu, dá para formar mãos altas.



Contras
  • Quando estiver em Iishanten, o Uke-ire (quantidade pedras que ajudam a mão a evoluir) é baixo.
  • Quando estiver em Tenpai, na melhor das hipóteses, só haverá mais 3 unidades da pedra que você está esperando.
  • Não pode ter pares repetidos.


Ex.:


Está errado: o par de virou um Kan.



Exemplo em vídeo:







Coluna 2
Toi Toi ou Chiitoi?




Naquelas horas em que você fica se perguntando se é melhor tentar um Toi Toi ou um Chiitoitsu, uma dica é pesar os fatores a seguir.


Quando escolher o Toi Toi?
  1. Quando tiver 2 Yakuhai.
  2. Quando não tiver nenhuma Dora... Ou se tiver muitas Doras.
  3. Quando já tiver conseguido formar uma trinca e as esperas para completar os outros pares não forem vazias. (Por exemplo, se você estiver com 2 pedras na mão e as outras 2 pedras já tiverem sido descartadas, sua espera é vazia.)

Leste 2 - Posição Oeste - Dora:





Com Toi Toi: [8000 pontos]


      Ron:



Com Chiitoi: [1600 pontos]



  Ron:


Usando dois Yakuhai, o Toi Toi dá bem mais pontos.





Quando escolher o Chiitoi?
  1. Quando não tiver Yakuhai.
  2. Quando tiver 2 Doras ou se a espera for pela Dora.
  3. Quando os pares forem de pedras mais difíceis de pegar dos outros para fazer Pon (por exemplo, pedras do 3 ao 7).

Sul 2 - Posição Sul - Dora:





Com Toi Toi: [2600 pontos]


      Ron:



Com Chiitoi: [6400 pontos]



  Ron:


Usando as duas Doras, o Chiitoi dá bem mais pontos.




Curiosidade


O nome Toi Toi Hou vem da expressão usada para formar trincas com as pedras dos outros.

Antigamente, em vez de declarar "Pon", dizia-se "Toi".







Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)



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Um comentário :

  1. Fala, Ewerton!

    Realmente, não tinha pensado por esse lado... É fácil de memorizar e ainda tem o "Pon", que a maioria gosta de fazer mais quando está começando, né?

    De qualquer forma, está longe de ser uma mão ruim, pelo contrário: com as combinações, o estrago pode ser bem grande mesmo!

    Valeu pelo comentário!

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