Alguns dos Yakus de hoje são os preferidos de muitos iniciantes, talvez pela facilidade de compreendê-los. Muitos deles tentam fazer Toi Toi e Chiitoitsu a todo custo e em todas as mãos, mesmo as que não são propícias.
Isso pode gerar frustrações por dois motivos:
1 - É mais difícil formar trincas/pares do que sequências;
2 - Sozinhas, essas mãos são fracas.
No entanto, muitos devem conhecer o grande trunfo delas: as combinações com outros Yakus e, principalmente, com Doras. Como têm pedras repetidas, havendo um simples par de Dora, o valor já aumenta — e muito.
Já o San An Ko é visto mais em mesas de jogadores intermediários ou avançados, porque eles normalmente têm paciência e conseguem formar trincas sem precisar pegar pedras dos outros. Normalmente, a combinação ideal é com Riichi + Tsumo, o que já faz a mão valer um Mangan, mas não para por aí: ainda tem a Ura Dora, que, se coincidir com uma dessas trincas (o que não é tão difícil, já que você tem três chances), causa um estrago grande no "bolso" dos oponentes!
E não se esqueçam de conferir a coluna de estratégia no final do artigo, que explica mais uma situação de decisão que é bem frequente nas partidas: quando compensa tentar um Toi Toi e quando o Chiitoitsu é a melhor escolha.
Os Yakus de hoje são de juntar pedras iguais.
Se você só tiver trincas na sua mão (fora o par), é um Toi Toi.
Se você conseguir fazer 3 trincas (fechadas) só com as pedras que você comprou, é um San An Ko.
Se você só tiver pares na mão, é um Chiitoitsu.
Dica para lembrar: [juntar pedras iguais]
Nome popular: Toi Toi
Se os quatro conjuntos da sua mão forem trincas, você ganha 2 Han.
Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
Contras
Exemplo em vídeo:
Dica para lembrar: [3 trincas fechadas]
Fazer 3 trincas fechadas, ou seja, só com as pedras que você comprou, dá 2 Han.
Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
Contras
Exemplo em vídeo:
Dica para lembrar: [7 pares]
Nomes populares: Chiitoi/Niko Niko
Para fazer esse Yaku especial, basta formar sete pares diferentes. Ele dá 2 Han.
A contagem de Fu para ele é um pouco diferente (25 Fu). Mais detalhes aqui.
Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
Contras
Está errado: o par de virou um Kan.
Exemplo em vídeo:
Naquelas horas em que você fica se perguntando se é melhor tentar um Toi Toi ou um Chiitoitsu, uma dica é pesar os fatores a seguir.
Quando escolher o Toi Toi?
Com Toi Toi: [8000 pontos]
Com Chiitoi: [1600 pontos]
Usando dois Yakuhai, o Toi Toi dá bem mais pontos.
Quando escolher o Chiitoi?
Com Toi Toi: [2600 pontos]
Com Chiitoi: [6400 pontos]
Usando as duas Doras, o Chiitoi dá bem mais pontos.
O nome Toi Toi Hou vem da expressão usada para formar trincas com as pedras dos outros.
Antigamente, em vez de declarar "Pon", dizia-se "Toi".
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
Isso pode gerar frustrações por dois motivos:
1 - É mais difícil formar trincas/pares do que sequências;
2 - Sozinhas, essas mãos são fracas.
No entanto, muitos devem conhecer o grande trunfo delas: as combinações com outros Yakus e, principalmente, com Doras. Como têm pedras repetidas, havendo um simples par de Dora, o valor já aumenta — e muito.
Já o San An Ko é visto mais em mesas de jogadores intermediários ou avançados, porque eles normalmente têm paciência e conseguem formar trincas sem precisar pegar pedras dos outros. Normalmente, a combinação ideal é com Riichi + Tsumo, o que já faz a mão valer um Mangan, mas não para por aí: ainda tem a Ura Dora, que, se coincidir com uma dessas trincas (o que não é tão difícil, já que você tem três chances), causa um estrago grande no "bolso" dos oponentes!
E não se esqueçam de conferir a coluna de estratégia no final do artigo, que explica mais uma situação de decisão que é bem frequente nas partidas: quando compensa tentar um Toi Toi e quando o Chiitoitsu é a melhor escolha.
Análise dos Yakus - Parte 5
Os Yakus de hoje são de juntar pedras iguais.
Se você só tiver trincas na sua mão (fora o par), é um Toi Toi.
Se você conseguir fazer 3 trincas (fechadas) só com as pedras que você comprou, é um San An Ko.
Se você só tiver pares na mão, é um Chiitoitsu.
Dica para lembrar: [juntar pedras iguais]
Nome popular: Toi Toi
- Dá para fazer esse Yaku mesmo abrindo a mão.
Se os quatro conjuntos da sua mão forem trincas, você ganha 2 Han.
Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
- Você pode bater mesmo com a mão aberta.
- Combinando com Dora, Yakuhai, San An Ko ou Hon Itsu, dá para formar mãos altas.
Contras
- Fica fácil para os oponentes conseguirem perceber quais pedras você quer. Como é preciso juntar pedras iguais, é difícil conseguir um Ron com pedras "vivas" (que ainda não foram descartadas), porque os outros jogadores sabem que elas são perigosas.
- Ao declarar um Pon/Kan, como não dá mais para declarar Riichi, a tendência é que a mão não dê muitos pontos.
- Comparados às sequências, os Pons/trincas e Kans são menos eficientes e demoram mais para serem completados (você usa três unidades da pedra, sendo que há apenas quatro no jogo).
Exemplo em vídeo:
Dica para lembrar: [3 trincas fechadas]
- Dá para fazer esse Yaku mesmo abrindo a mão.
Fazer 3 trincas fechadas, ou seja, só com as pedras que você comprou, dá 2 Han.
Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
- Você pode bater mesmo com a mão aberta.
- Combinando com Yakus como Toi Toi ou Hon Itsu, dá para formar mãos altas.
Contras
- Se você completar a terceira trinca por Ron, não há San An Ko.
Ex.:
Tsumo com ou → San An Ko
Ron com essas pedras → Não terá nenhum Yaku
Tsumo com ou → San An Ko
Ron com essas pedras → Não terá nenhum Yaku
- Ao abrir a mão, como não dá mais para declarar Riichi, a tendência é que a mão não dê muitos pontos.
Exemplo em vídeo:
Chiitoitsu (七対子) - Somente fechado - 2 Han
Dica para lembrar: [7 pares]
Nomes populares: Chiitoi/Niko Niko
- Não pode abrir a mão.
Para fazer esse Yaku especial, basta formar sete pares diferentes. Ele dá 2 Han.
A contagem de Fu para ele é um pouco diferente (25 Fu). Mais detalhes aqui.
Além disso, se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
- Como dá para usá-lo tanto para atacar quanto para se defender, é um Yaku bastante prático.
- Combinando com Yakus como Tanyao ou Hon Itsu, dá para formar mãos altas.
Contras
- Quando estiver em Iishanten, o Uke-ire (quantidade pedras que ajudam a mão a evoluir) é baixo.
- Quando estiver em Tenpai, na melhor das hipóteses, só haverá mais 3 unidades da pedra que você está esperando.
- Não pode ter pares repetidos.
Ex.:
Está errado: o par de virou um Kan.
Exemplo em vídeo:
Coluna 2
Toi Toi ou Chiitoi?
Toi Toi ou Chiitoi?
Naquelas horas em que você fica se perguntando se é melhor tentar um Toi Toi ou um Chiitoitsu, uma dica é pesar os fatores a seguir.
Quando escolher o Toi Toi?
- Quando tiver 2 Yakuhai.
- Quando não tiver nenhuma Dora... Ou se tiver muitas Doras.
- Quando já tiver conseguido formar uma trinca e as esperas para completar os outros pares não forem vazias. (Por exemplo, se você estiver com 2 pedras na mão e as outras 2 pedras já tiverem sido descartadas, sua espera é vazia.)
Leste 2 - Posição Oeste - Dora:
Com Toi Toi: [8000 pontos]
Ron:
Com Chiitoi: [1600 pontos]
Ron:
Usando dois Yakuhai, o Toi Toi dá bem mais pontos.
Quando escolher o Chiitoi?
- Quando não tiver Yakuhai.
- Quando tiver 2 Doras ou se a espera for pela Dora.
- Quando os pares forem de pedras mais difíceis de pegar dos outros para fazer Pon (por exemplo, pedras do 3 ao 7).
Sul 2 - Posição Sul - Dora:
Com Toi Toi: [2600 pontos]
Ron:
Com Chiitoi: [6400 pontos]
Ron:
Usando as duas Doras, o Chiitoi dá bem mais pontos.
Curiosidade
O nome Toi Toi Hou vem da expressão usada para formar trincas com as pedras dos outros.
Antigamente, em vez de declarar "Pon", dizia-se "Toi".
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
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Fala, Ewerton!
ResponderExcluirRealmente, não tinha pensado por esse lado... É fácil de memorizar e ainda tem o "Pon", que a maioria gosta de fazer mais quando está começando, né?
De qualquer forma, está longe de ser uma mão ruim, pelo contrário: com as combinações, o estrago pode ser bem grande mesmo!
Valeu pelo comentário!