segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Yakus - Final

O último artigo sobre os Yakus fecha a lista com mãos poderosas e que são muito úteis, porque podem mudar o jogo quando você estiver uma situação de desespero no último lugar.

Porém, não são mãos que devem ser tentadas o tempo todo. Apesar de não parecerem tão difíceis de fazer, como é preciso ter tempo para formá-las e, muitas vezes, também precisamos que os oponentes "colaborem" descartando as pedras que queremos, a dificuldade aumenta bastante. Em mesas de jogadores mais experientes, por exemplo, provavelmente os oponentes segurarão essas pedras, limitando suas possibilidades, ou tentarão fazer uma mão rápida para acabar com o perigo.

No próximo artigo, começaremos a ver os temidos e devastadores Yakumans (que, na verdade, não deixam de ser Yakus; porém, como são tão especiais, merecem uma categoria própria).





Análise dos Yakus - Final


Os Yakus de hoje são os mais difíceis de fazer.

Depois dos Yakus apresentados até aqui, só faltarão os Yakumans!

(Yakuman: mão mais alta do Mahjong.)





Sho San Gen (小三元) - 2 Han
(Vale a mesma coisa em mãos abertas)




Dica para lembrar: [, , ]

Nome popular: Sho San

  • Dá para fazer esse Yaku mesmo abrindo a mão.

Fazer duas trincas + um par das pedras de elementos dá 2 Han.

Como você sempre terá 2 Yakuhai nessa mão, são 4 Han garantidos.

Se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.



Prós
  • Dois conjuntos e o par serão de letras; por isso, é fácil de combinar com Hon Itsu.
  • Como é preciso fazer duas trincas, também é bom para combinar com Toi Toi.



Contras
  • É um Yaku difícil de fazer. Como só podemos usar as 3 pedras de elementos, não dá para tentá-lo uma mão que não for propícia.
  • Como as pedras usadas são as mesmas do Dai San Gen, os oponentes normalmente ficam bem atentos.



Exemplo em vídeo:







Chin Iissou (清一色) - 6 Han
(Em mãos abertas, vale um Han a menos)




Dica para lembrar: [só um naipe]

Nome popular: Chin Itsu


Fazer uma mão toda do mesmo naipe dá 6 Han.

Se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.



Prós



Contras
  • Como só há 36 pedras em um naipe, é muito difícil usar 14 delas para formar uma mão.
  • Você descartará muitas pedras dos outros dois naipes; então, os oponentes perceberão logo.
  • Sua mão pode ter muitas pedras repetidas, o que dificulta saber qual é a espera ou o descarte mais eficiente.


Ex.:



Qual é a espera? (Quem leu os artigos sobre esse assunto terá mais facilidade de responder!)

[Resposta no final do artigo.]



Exemplo em vídeo:






Nagashi Mangan (流し満貫) - Somente fechado - Mangan



Dica para lembrar: [só 1, 9 e letras nos descartes]

Nome popular: Nagashi


Esse é um Yaku especial que não é formado na sua mão, e sim nos seus descartes.


Há algumas condições que devem ser atendidas para fazê-lo:

1. A rodada deve terminar empatada (por acabarem as pedras do muro vivo).

2. Só pode ter pedras de 1, 9 e letras nos seus descartes;

3. Ninguém pode ter pegado nenhum descarte seu; e

4. Sua mão tem que estar fechada.


Conseguindo isso, você receberá um Mangan e todos os jogadores pagam como se fosse Tsumo.

OBS.: não há Renchan para essa mão, ou seja, depois de fazê-la, muda o Oya.



Exemplo em vídeo:







Coluna 7
Aprenda a jogar Mahjong em 10 minutos!




"Até queria saber jogar Mahjong, mas tem tanta coisa para aprender que parece ser difícil...".

Se você também pensa assim, temos boas notícias! Nessa coluna, vamos ensinar como jogar em apenas 10 minutos!

Aprendendo o que vamos explicar, já dá para pegar as pedras e começar a se divertir.



★ Lição 1 - Como formar um conjunto ★


1. Você começa com 13 pedras. Compre uma pedra do muro e descarte uma pedra que você não quer da sua mão.

2. Para formar um conjunto, é possível usar as pedras do 1 ao 9 do mesmo naipe, sempre em grupos de 3 pedras.


Naipes

Naipe de Man (ou Wan)



Naipe de Pin



Naipe de Sou




Com as pedras de letras, você só pode formar trincas (três pedras iguais) ou pares (duas pedras iguais).


Pedras de letras




Exemplos de conjuntos válidos: ou

Não é permitido fazer sequências começando com o 9 ou terminando com o 1.

(por exemplo, ou ).


3. Forme um par.

4. Quem conseguir formar 4 conjuntos e 1 par primeiro, bate. Essa pessoa ganhará pontos.


Exemplo de batida



5. Vence quem tiver mais pontos quando o jogo terminar.



★ Lição 2 - O que é um Yaku? ★


Yaku é uma regra do Mahjong.

Para poder bater, é preciso ter pelo menos um Yaku.

Já explicamos o que eles são nos artigos dessa série.


1. Os Yakus dependem da mão que você bateu.

(Seria algo como as mãos do Poker: Dois pares, Trinca, Straight, Flush etc.)


2. Quanto mais difícil o Yaku, mais Han ele dá.

(Han: unidade usada para contar os Yakus.)


3. Há Yakus que dependem de como foi a sua batida. Por exemplo:

Tsumo: completar sua mão sem pegar nenhuma pedra de ninguém é um Yaku.

Riichi: faça sua mão sem pegar nenhuma pedra de ninguém.

Quando faltar só uma pedra para completá-la, você pode declarar Riichi (ou seja, que está faltando uma pedra para você bater).

Depois de fazer o Riichi, dá para bater mesmo pegando a pedra de outra pessoa.

Para declarar Riichi:

1. Fale "Riichi" em voz alta;

2. Descarte a pedra virada para o lado; e

3. Coloque um palito de 1000 pontos na mesa.


Para saber mais sobre esses Yakus, clique aqui.


Quem nunca passou por aquela situação em que está jogando on-line e, mesmo estando com a mão pronta, o jogo não deixa você apertar o botão para bater ou, se estiver jogando com os amigos, eles falam que a mão não é válida?

Isso acontece porque ela não tem nenhum Yaku.

Como vocês já aprenderam o Riichi e o Tsumo, tentem fazer essas mãos, porque sempre terão pelo menos um Yaku e poderão bater. A lista de Yakus também pode ajudar durante o jogo.


Recapitulando...

1. Forme 4 conjuntos + 1 par sem pegar pedras de ninguém.

2. Tente fazer Tsumo ou Riichi.



Resposta da espera

Mão:

Espera: , , ou .




Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)



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