segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Eficiência das pedras - Parte 2

Depois de ter apresentado a ideia principal sobre o que é a eficiência das pedras, hoje, começaremos a aprender um pouco mais sobre esse fator tão importante para o jogo.

Apesar de ser de extrema importância, é um dos fatores mais negligenciados pela maioria dos iniciantes (juntamente com a defesa).

Muitas vezes, por vários fatores diferentes, acabamos entrando no "piloto automático" e descartamos as pedras de qualquer jeito. Nessas horas, devemos parar e pensar no que perderemos se escolhermos uma pedra em vez da outra; assim, fica mais fácil tomar as decisões.



Pedras eficientes e número de unidades





O Mahjong é um jogo em que você descarta uma pedra que não é útil na sua mão, repetindo isso até o fim da rodada.

No artigo passado, dissemos que escolher seus descartes priorizando a facilidade de bater é fundamental.

Então, em uma partida de verdade, qual é a melhor forma de escolher os descartes?





1. Número de unidades e probabilidade




Ex. 1:


Aqui, se o não for perigoso, devemos descartá-lo.

Vamos pensar um pouco: por que seria um erro descartar o ou o ?

Porque, descartando o , ficamos com uma espera melhor, é claro.


Vamos comparar as esperas na prática:


  Espera: ou


  Espera: ou


Se formos considerar a quantidade de pedras de cada espera, a primeira tem 7 unidades; a segunda, apenas 3.

Como algumas dessas pedras podem estar nas mãos dos oponentes ou no muro morto, é natural escolher a espera que tem 7 pedras, pois não é garantido que as 3 pedras da outra espera estarão todas vivas (disponíveis).

Mas não há como sabermos a quantidade exata de pedras que ainda há no muro, afinal, ninguém aqui é vidente.

Na prática, ao comparar uma espera que dá 7 chances com outra que dá somente 3, o correto é considerar que a espera pelo ou é mais vantajosa.


"Quanto maior a quantidade de pedras que a sua espera dá, melhor ela é."


Esse é um conceito básico do Mahjong e não há como vencer se ignorarmos isso.


a espera pelo ou tem mais pedras

= a probabilidade de bater com ou é maior

= é mais vantajoso esperar pelo ou


É muito importante jogar tendo essa mentalidade.

O Mahjong não é um jogo em que os jogadores disputam para ver quem tem a melhor intuição, e sim para ver quem consegue avaliar melhor as vantagens e desvantagens.





2. Uke-ire



No exemplo 1, comparamos as esperas de uma mão que estava em Tenpai; porém, se compararmos também as opções de descarte de uma mão que não está em Tenpai para ver qual abre mais possibilidades, será muito mais fácil escolher o que descartar.

Vejam essa figura com atenção:





É uma longa trajetória até a batida; por isso, é difícil encontrar o caminho mais curto que vai direto até ela.

Em primeiro lugar, vamos encontrar o caminho mais curto até o próximo degrau (por exemplo, se estiver em Ryanshanten: como fazer para ficar em Iishanten?) e pensar na forma mais rápida possível de ir se aproximando da batida.

Usando a quantidade de pedras, a forma mais prática de pensar na facilidade de vencer uma mão é contar e comparar quantas pedras podem diminuir o número de Shanten.





Ex. 2:


Essa mão está em Ryanshanten.

Vamos contar quantas pedras podem fazê-la avançar para Iishanten:

, , , , , e .

São 7 pedras, 23 unidades.

Esse é o Uke-ire até o Iishanten.





Ex. 3:


O exemplo 3 é bem parecido com o exemplo 2, mas como ele também está em Ryanshanten para Chiitoitsu, o Uke-ire é:

, , , , , , , , , , , e .

São 13 pedras, 35 unidades.

O Uke-ire é bem maior que o do exemplo 2; então, fica claro que essa mão está melhor.

Assim, contando o Uke-ire da mão, podemos avaliar se ela vale a pena ou não.

A avaliação com base no Uke-ire vai ser usada daqui em diante.





3. Evolução para um padrão melhor




  Compra: 


Considerando o que acabamos de falar sobre a quantidade de pedras, se comprarmos um no exemplo 2 e descartarmos o , a mão continua em Ryanshanten, mas o Uke-ire aumenta.

Por isso, temos que considerar que o foi uma pedra eficiente.


As pedras eficientes:

a) Diminuem o número de Shanten (ou seja, é o Uke-ire)

b) Aumentam o Uke-ire (ou seja, é a Evolução para um padrão melhor)





Ex. 4:   Compra: 


O exemplo 4 é uma decisão sobre a espera.

Com essa espera Shanpon, mesmo se descartarmos o e mudarmos a espera para um Kanchan, o Uke-ire é o mesmo: 4 unidades.

Então, vamos comparar as chances de evolução para um padrão melhor.


   comprando ou , o Uke-ire aumenta


   comprando o , o Uke-ire aumenta


Como a mão pode evoluir até para uma espera tripla, a decisão correta é manter o Shanpon.

Nos casos em que o Uke-ire é o mesmo, o ideal é comparar a possibilidade de evolução para um padrão melhor.

O ponto fundamental de hoje é que o Uke-ire é mais importante que a evolução para um padrão melhor.

Comparar o Uke-ire antes de qualquer coisa é a base da eficiência das pedras.


a) Uke-ire: pedras que diminuem o número de Shanten

b) Evolução para um padrão melhor: pedras que aumentam o Uke-ire


Não é muito comum, mas há pessoas que dão a mesma importância tanto para a) quanto para b) ou que somam e comparam esses dois fatores.

Tomem cuidado, porque é fácil se confundir.



Autor: Manboo (Beginner's Luck)



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