Depois de ter apresentado a ideia principal sobre o que é a eficiência das pedras, hoje, começaremos a aprender um pouco mais sobre esse fator tão importante para o jogo.
Apesar de ser de extrema importância, é um dos fatores mais negligenciados pela maioria dos iniciantes (juntamente com a defesa).
Muitas vezes, por vários fatores diferentes, acabamos entrando no "piloto automático" e descartamos as pedras de qualquer jeito. Nessas horas, devemos parar e pensar no que perderemos se escolhermos uma pedra em vez da outra; assim, fica mais fácil tomar as decisões.
O Mahjong é um jogo em que você descarta uma pedra que não é útil na sua mão, repetindo isso até o fim da rodada.
No artigo passado, dissemos que escolher seus descartes priorizando a facilidade de bater é fundamental.
Então, em uma partida de verdade, qual é a melhor forma de escolher os descartes?
1. Número de unidades e probabilidade
Aqui, se o não for perigoso, devemos descartá-lo.
Vamos pensar um pouco: por que seria um erro descartar o ou o ?
Porque, descartando o , ficamos com uma espera melhor, é claro.
Vamos comparar as esperas na prática:
Se formos considerar a quantidade de pedras de cada espera, a primeira tem 7 unidades; a segunda, apenas 3.
Como algumas dessas pedras podem estar nas mãos dos oponentes ou no muro morto, é natural escolher a espera que tem 7 pedras, pois não é garantido que as 3 pedras da outra espera estarão todas vivas (disponíveis).
Mas não há como sabermos a quantidade exata de pedras que ainda há no muro, afinal, ninguém aqui é vidente.
Na prática, ao comparar uma espera que dá 7 chances com outra que dá somente 3, o correto é considerar que a espera pelo ou é mais vantajosa.
Esse é um conceito básico do Mahjong e não há como vencer se ignorarmos isso.
É muito importante jogar tendo essa mentalidade.
O Mahjong não é um jogo em que os jogadores disputam para ver quem tem a melhor intuição, e sim para ver quem consegue avaliar melhor as vantagens e desvantagens.
2. Uke-ire
No exemplo 1, comparamos as esperas de uma mão que estava em Tenpai; porém, se compararmos também as opções de descarte de uma mão que não está em Tenpai para ver qual abre mais possibilidades, será muito mais fácil escolher o que descartar.
Vejam essa figura com atenção:
É uma longa trajetória até a batida; por isso, é difícil encontrar o caminho mais curto que vai direto até ela.
Em primeiro lugar, vamos encontrar o caminho mais curto até o próximo degrau (por exemplo, se estiver em Ryanshanten: como fazer para ficar em Iishanten?) e pensar na forma mais rápida possível de ir se aproximando da batida.
Usando a quantidade de pedras, a forma mais prática de pensar na facilidade de vencer uma mão é contar e comparar quantas pedras podem diminuir o número de Shanten.
Essa mão está em Ryanshanten.
Vamos contar quantas pedras podem fazê-la avançar para Iishanten:
, , , , , e .
São 7 pedras, 23 unidades.
Esse é o Uke-ire até o Iishanten.
O exemplo 3 é bem parecido com o exemplo 2, mas como ele também está em Ryanshanten para Chiitoitsu, o Uke-ire é:
, , , , , , , , , , , e .
São 13 pedras, 35 unidades.
O Uke-ire é bem maior que o do exemplo 2; então, fica claro que essa mão está melhor.
Assim, contando o Uke-ire da mão, podemos avaliar se ela vale a pena ou não.
A avaliação com base no Uke-ire vai ser usada daqui em diante.
3. Evolução para um padrão melhor
Considerando o que acabamos de falar sobre a quantidade de pedras, se comprarmos um no exemplo 2 e descartarmos o , a mão continua em Ryanshanten, mas o Uke-ire aumenta.
Por isso, temos que considerar que o foi uma pedra eficiente.
As pedras eficientes:
a) Diminuem o número de Shanten (ou seja, é o Uke-ire)
b) Aumentam o Uke-ire (ou seja, é a Evolução para um padrão melhor)
O exemplo 4 é uma decisão sobre a espera.
Com essa espera Shanpon, mesmo se descartarmos o e mudarmos a espera para um Kanchan, o Uke-ire é o mesmo: 4 unidades.
Então, vamos comparar as chances de evolução para um padrão melhor.
Como a mão pode evoluir até para uma espera tripla, a decisão correta é manter o Shanpon.
Nos casos em que o Uke-ire é o mesmo, o ideal é comparar a possibilidade de evolução para um padrão melhor.
O ponto fundamental de hoje é que o Uke-ire é mais importante que a evolução para um padrão melhor.
Comparar o Uke-ire antes de qualquer coisa é a base da eficiência das pedras.
a) Uke-ire: pedras que diminuem o número de Shanten
b) Evolução para um padrão melhor: pedras que aumentam o Uke-ire
Não é muito comum, mas há pessoas que dão a mesma importância tanto para a) quanto para b) ou que somam e comparam esses dois fatores.
Tomem cuidado, porque é fácil se confundir.
Autor: Manboo (Beginner's Luck)
Apesar de ser de extrema importância, é um dos fatores mais negligenciados pela maioria dos iniciantes (juntamente com a defesa).
Muitas vezes, por vários fatores diferentes, acabamos entrando no "piloto automático" e descartamos as pedras de qualquer jeito. Nessas horas, devemos parar e pensar no que perderemos se escolhermos uma pedra em vez da outra; assim, fica mais fácil tomar as decisões.
Pedras eficientes e número de unidades
O Mahjong é um jogo em que você descarta uma pedra que não é útil na sua mão, repetindo isso até o fim da rodada.
No artigo passado, dissemos que escolher seus descartes priorizando a facilidade de bater é fundamental.
Então, em uma partida de verdade, qual é a melhor forma de escolher os descartes?
1. Número de unidades e probabilidade
Ex. 1:
Aqui, se o não for perigoso, devemos descartá-lo.
Vamos pensar um pouco: por que seria um erro descartar o ou o ?
Porque, descartando o , ficamos com uma espera melhor, é claro.
Vamos comparar as esperas na prática:
Espera: ou
Espera: ou
Se formos considerar a quantidade de pedras de cada espera, a primeira tem 7 unidades; a segunda, apenas 3.
Como algumas dessas pedras podem estar nas mãos dos oponentes ou no muro morto, é natural escolher a espera que tem 7 pedras, pois não é garantido que as 3 pedras da outra espera estarão todas vivas (disponíveis).
Mas não há como sabermos a quantidade exata de pedras que ainda há no muro, afinal, ninguém aqui é vidente.
Na prática, ao comparar uma espera que dá 7 chances com outra que dá somente 3, o correto é considerar que a espera pelo ou é mais vantajosa.
"Quanto maior a quantidade de pedras que a sua espera dá, melhor ela é."
Esse é um conceito básico do Mahjong e não há como vencer se ignorarmos isso.
a espera pelo ou tem mais pedras
= a probabilidade de bater com ou é maior
= é mais vantajoso esperar pelo ou
= a probabilidade de bater com ou é maior
= é mais vantajoso esperar pelo ou
É muito importante jogar tendo essa mentalidade.
O Mahjong não é um jogo em que os jogadores disputam para ver quem tem a melhor intuição, e sim para ver quem consegue avaliar melhor as vantagens e desvantagens.
2. Uke-ire
No exemplo 1, comparamos as esperas de uma mão que estava em Tenpai; porém, se compararmos também as opções de descarte de uma mão que não está em Tenpai para ver qual abre mais possibilidades, será muito mais fácil escolher o que descartar.
Vejam essa figura com atenção:
É uma longa trajetória até a batida; por isso, é difícil encontrar o caminho mais curto que vai direto até ela.
Em primeiro lugar, vamos encontrar o caminho mais curto até o próximo degrau (por exemplo, se estiver em Ryanshanten: como fazer para ficar em Iishanten?) e pensar na forma mais rápida possível de ir se aproximando da batida.
Usando a quantidade de pedras, a forma mais prática de pensar na facilidade de vencer uma mão é contar e comparar quantas pedras podem diminuir o número de Shanten.
Ex. 2:
Essa mão está em Ryanshanten.
Vamos contar quantas pedras podem fazê-la avançar para Iishanten:
, , , , , e .
São 7 pedras, 23 unidades.
Esse é o Uke-ire até o Iishanten.
Ex. 3:
O exemplo 3 é bem parecido com o exemplo 2, mas como ele também está em Ryanshanten para Chiitoitsu, o Uke-ire é:
, , , , , , , , , , , e .
São 13 pedras, 35 unidades.
O Uke-ire é bem maior que o do exemplo 2; então, fica claro que essa mão está melhor.
Assim, contando o Uke-ire da mão, podemos avaliar se ela vale a pena ou não.
A avaliação com base no Uke-ire vai ser usada daqui em diante.
3. Evolução para um padrão melhor
Compra:
Considerando o que acabamos de falar sobre a quantidade de pedras, se comprarmos um no exemplo 2 e descartarmos o , a mão continua em Ryanshanten, mas o Uke-ire aumenta.
Por isso, temos que considerar que o foi uma pedra eficiente.
As pedras eficientes:
a) Diminuem o número de Shanten (ou seja, é o Uke-ire)
b) Aumentam o Uke-ire (ou seja, é a Evolução para um padrão melhor)
Ex. 4: Compra:
O exemplo 4 é uma decisão sobre a espera.
Com essa espera Shanpon, mesmo se descartarmos o e mudarmos a espera para um Kanchan, o Uke-ire é o mesmo: 4 unidades.
Então, vamos comparar as chances de evolução para um padrão melhor.
comprando ou , o Uke-ire aumenta
comprando o , o Uke-ire aumenta
comprando o , o Uke-ire aumenta
Como a mão pode evoluir até para uma espera tripla, a decisão correta é manter o Shanpon.
Nos casos em que o Uke-ire é o mesmo, o ideal é comparar a possibilidade de evolução para um padrão melhor.
O ponto fundamental de hoje é que o Uke-ire é mais importante que a evolução para um padrão melhor.
Comparar o Uke-ire antes de qualquer coisa é a base da eficiência das pedras.
a) Uke-ire: pedras que diminuem o número de Shanten
b) Evolução para um padrão melhor: pedras que aumentam o Uke-ire
Não é muito comum, mas há pessoas que dão a mesma importância tanto para a) quanto para b) ou que somam e comparam esses dois fatores.
Tomem cuidado, porque é fácil se confundir.
Autor: Manboo (Beginner's Luck)
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