quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Yakumans - Parte 2

Continuando a série, esses são Yakumans relativamente "fáceis" de fazer e podem salvar uma partida que parecia perdida.

Como dois deles podem ser considerados Yakumans Duplos, prestem bastante atenção à regra adotada onde vocês jogam, pois não é todo dia que se tem a chance de ganhar mais de 60 ou 90 mil pontos com uma única mão! :)





Análise dos Yakumans - Parte 2


Continuando com a série sobre Yakumans, prestem atenção e dominem principalmente o Suu An Ko, pois ele aparece com bastante frequência.





Suu An Ko (四暗刻) - Somente fechado - Yakuman




Dica para lembrar: [4 trincas fechadas]

  • Se declarar Pon, deixa de ser um Yakuman.

Fazer quatro trincas fechadas, sem pegar pedras de ninguém (pode usar qualquer pedra) é um Yakuman.





Suu An Ko por Tsumo



Comprando ou = Suu An Ko.

Batendo por Ron = San An Ko, Toi Toi.



Prós
  • Você pode usar qualquer pedra (diferente do Dai San Gen, por exemplo, que só pode ser feito com aquelas pedras específicas).
  • É um Yakuman que aparece com frequência nos jogos.
  • Combinando com Hon Itsu, Tanyao, Yakuhai ou Dora, mesmo batendo por Ron, a mão será alta.



Contras
  • É bem difícil juntar quatro trincas fechadas!
  • Abrindo a mão, você perde o Yakuman.



Exemplo em vídeo:








Suu An Ko por Ron (Suu An Ko Tanki Machi - 四暗刻単騎待ち)



Tsumo ou Ron com = Suu An Ko.

  • Dependendo da regra, o Suu An Ko Tanki Machi é considerado Daburu Yakuman.



Exemplo em vídeo:







Coluna 10
Prestem atenção na hora de escolher o descarte!






Ao tentar um Suu An Ko, muitas vezes teremos de escolher um par e desmanchá-lo.

Descartando o , , ou , ficamos em Iishanten para Suu An Ko.

Prestem atenção nos descartes para ver se alguma dessas pedras já foi descartada duas vezes.

Quando estiver com pares demais, sempre compare para ver quantas unidades de cada pedra ainda restam, observando coisas do tipo: "O já saiu duas vezes" ou "O é um Shonpai.





Sho Suu Shi (小四喜) - Yakuman




Dica para lembrar: [3 trincas + 1 par de , , , ]

  • Dá para fazer esse Yakuman mesmo abrindo a mão.

Formar três trincas + um par dos quatro ventos é um Yakuman.



Prós
  • É um pouco mais difícil que o Dai San Gen, mas, ainda assim, é bem comum.
  • Combinando com Hon Itsu, mesmo batendo sem o Sho Suu Shi, a mão será alta.



Contras
  • Da mesma forma que o Dai San Gen, como você fica restrito a usar essas quatro pedras, os oponentes normalmente ficarão preocupados e vão segurá-las.



Exemplo em vídeo:








Dai Suu Shi (大四喜) - Yakuman




Dica para lembrar: [Trincas de , , , ]

  • Dá para fazer esse Yakuman mesmo abrindo a mão.


Formar trincas dos quatro ventos é um Yakuman.

  • Dependendo da regra, o Dai Suu Shi é considerado Daburu Yakuman.



Prós

Os mesmos do Sho Suu Shi.



Contras

Os mesmos do Sho Suu Shi.



Exemplo em vídeo:







Conclusão

Aprendam os Yakumans e, quando tiverem a chance, tentem fazê-los!

Para conseguir formar um dos Suu Shi Hou, normalmente é preciso formar pelo menos dois pares de ventos dentro da sua mão, senão, fica bem difícil bater.







Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)



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