sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Yakumans - Parte 3

Os Yakumans de hoje dependem, mais do que nunca, da sorte. E não é qualquer lampejo de sorte, não: tem que ser algo divino, como sugere o próprio nome da mão.

Também mostraremos um que, na minha opinião, é um dos mais bonitos esteticamente falando. O efeito visual dele, principalmente ao vivo, é demais! E é uma boa opção para mãos que vêm cheias de letras: dá para tentar também se o Kokushi não der certo (por exemplo, se as 4 unidades de alguma pedra forem descartadas).

Acreditem até o final e sintam a emoção!





Análise dos Yakumans - Parte 3


Hoje, dando continuidade aos Yakumans com letras, apresentaremos o Tsuu Iissou, além de duas mãos para pessoas realmente sortudas: Tenhou e Chihou.





Tsuu Iissou (字一色) - Yakuman




Dica para lembrar: [apenas letras]

  • Dá para fazer esse Yakuman mesmo abrindo a mão.

Fazer uma mão só com letras é um Yakuman.



Prós
  • A mão não precisa ser fechada.



Contras
  • Da mesma forma que o Dai San Gen e Suu Shi Hou, como os outros jogadores ficarão preocupados, é difícil eles descartarem essas pedras.



Exemplo em vídeo:







Coluna 10
Tsuu Iissou + Chiitoitsu




O Tsuu Iissou também pode ser feito como um Chiitoitsu. O nome dessa mão é Dai Chi Sei (大七星).

Como você usa duas unidades de cada pedra, dá para formar a mão mesmo se alguém estiver com um par de letras e a sua espera com certeza será Tanki.

Porém, é um pouco diferente do Tsuu Iissou normal: é preciso usar todas as pedras de letras; então, a dificuldade é bem maior, o que faz dela uma mão raríssima.

Há lugares que o consideram Daburu Yakuman, mas essa é uma regra local difícil de ser vista.





Tenhou (天和) e Chihou (地和) - Somente fechados - Yakuman




Dica para lembrar: [Não tem o que descartar!]

  • Dá para bater com qualquer mão!

Se o Oya bater já com a mão inicial, será um Yakuman.

Se algum Ko bater na primeira compra (ninguém pode ter declarado Pon, Chi ou Kan antes), será um Yakuman.



Exemplos em vídeo:








Há, ainda, um Yaku local chamado Renhou (em alguns lugares, é considerado Yakuman).






Renhou (人和) - Somente fechado




Dica para lembrar: [Ron antes da sua primeira compra]


Bater por Ron antes da sua primeira compra é um Renhou.

Ninguém pode ter declarado Pon, Chi ou Kan antes desse Ron.




Coluna 12
Quanto vale o Renhou?




O Renhou não pode ser feito pelo Oya.

Há alguns padrões que podem ser adotados para calcular sua pontuação.





Padrão 1



É considerado um Mangan (valor fixo), independentemente de a mão ter Dora ou outros Yakus.

Porém, se todos os outros Yakus da mão totalizarem pelo menos um Haneman, considera-se o valor maior.

  • Também há regras que o consideram como Haneman ou Baiman (ou até mesmo Yakuman).




Padrão 2



Mesmo determinando um valor fixo para ele, os outros Yakus também são somados.





Padrão 3



É considerado um Yaku injusto por favorecer quem é Ko; então, não é aceito.





Quantos pontos dá essa mão?


Leste 1 - Posição Sul - 1º turno - Dora:


  Ron:


Padrão 1: Renhou → Mangan

Padrão 2: Renhou, Dora 2 → Haneman

Padrão 3: Mão sem Yaku → Chombo





Batendo o Renhou, acabamos com a possibilidade de um Yakuman.

Considerando a pontuação, o melhor é não declarar Ron e tentar o Chihou.


OBS.: A liga profissional japonesa adota o padrão 1.



Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)



← Yakumans - Parte 2 Yakumans - Parte 4 →


2 comentários :