A eficiência é extremamente importante para vencer no Mahjong. Não por acaso, é a série de estratégia com mais artigos, sendo que muitos deles são bem específicos.
E a gente percebe como essa especificidade é necessária mesmo: não tem como falar que o 5, por exemplo, sempre será uma pedra eficiente e que é melhor desmanchar um conjunto para ficar com ele. Principalmente quando começamos a avançar e chegar mais perto do Tenpai, as decisões (e, consequentemente, os erros) acabam tendo uma importância cada vez maior, porque a mão se "afunila" bastante e o Uke-ire só tende a diminuir.
A partir do artigo de hoje, as coisas ficam mais interessantes: daremos um panorama de como funciona a eficiência nos diversos estágios da mão.
Escolher seu descarte simplesmente para evoluir sua mão até bater não é tão complicado.
Os jogadores avançados conseguem saber qual o descarte mais eficiente só de olhar para a mão.
Como eles conseguem tomar essa decisão assim tão rápido?
Provavelmente, é por causa destes dois motivos:
Para mim, esses dois fatores são a Base da Eficiência das Pedras.
Nas estratégias de Mahjong, todos dão muita atenção ao fator 1, mas, não sei por quê, o 2 acaba sendo deixado de lado.
Por exemplo, com essa mão, devemos descartar o .
O Uke-ire até o Tenpai é o maior e, como não há diferença de Yaku, considera-se que esse descarte é totalmente correto.
Porém, é difícil encontrarmos casos como esse em partidas reais.
O exemplo 1 é apresentado em diversos livros de estratégia; então, passou a ser um padrão bem conhecido.
No entanto, não é certo dizer "sempre que você tiver três pares com uma pedra de distância entre eles, descarte a pedra do meio".
Em casos como o do exemplo 2, quando temos 4 pares, qualquer par que você desmanchar (, , ou ) dará o mesmo Uke-ire.
Acabar com a chance de Iipeikou descartando o não pode ser considerado uma boa decisão.
Para mim, o fator 2 é mais importante que o 1.
Na minha opinião, o objetivo da eficiência das pedras é evitar erros e aumentar a velocidade dos seus descartes.
Cada pessoa consegue memorizar um determinado número de padrões.
O ideal é conseguir deduzir qual é o melhor descarte em qualquer tipo de mão.
Ao pensar sobre a eficiência das pedras, o melhor é dividi-la nestes 4 grupos:
Por que colocamos Sanshanten ou mais em um único grupo?
Há dois motivos: quando você está em Sanshanten ou mais, talvez seja difícil até mesmo saber quantos Shanten são e, como a maioria das pedras pode não ser útil, não há por que dividir essas mãos em mais grupos diferentes.
1. Eficiência básica para Sanshanten ou mais
Em mãos que estão começando a se formar, o melhor é pensar "se eu descartar essa pedra, o que eu posso perder?".
Não precisa se preocupar em diminuir o número de Shanten.
Também há escolhas relacionadas a detalhes sutis, mas não é preciso pensar demais sobre coisas que não farão muita diferença.
Perceber pequenas diferenças de eficiência também é fundamental, mas acho que, na maioria das vezes, o mais importante é se preocupar com as possibilidades de Yakus ou em como você se defenderá nos turnos seguintes, se precisar.
2. Eficiência básica para Ryanshanten
Também é importante comparar o Uke-ire até o Iishanten, mas, se houver uma diferença de apenas 1 ou 2 unidades, é melhor escolhermos o descarte que nos deixará com o maior Uke-ire quando estivermos em Iishanten.
Um aspecto fundamental do Mahjong é: "Quanto mais perto do Tenpai, menor o seu Uke-ire".
A última barreira é: Iishanten → Tenpai. Se o Uke-ire não for bom nessa hora, será muito mais difícil bater.
É por isso que, mesmo se diminuirmos um pouco o Uke-ire em Ryanshanten, devemos dar mais importância à facilidade quando estivermos em Iishanten. (Mesmo assim, dar importância ao Uke-ire em Ryanshanten também é uma ótima escolha).
Normalmente, quando estamos em Ryanshanten, temos vários padrões com pedras isoladas ou com Taatsu demais; então, a escolha não deve ser tão difícil.
3. Eficiência básica para Iishanten
A prioridade agora é ter o maior Uke-ire quando estiver em Tenpai.
Aqui, quase nunca podemos relevar uma diferença de 1 ou 2 unidades.
Mas, nos casos em que o Uke-ire até o Tenpai vai ser baixo de qualquer jeito, também há a opção de diminuir o número do Uke-ire e abrir possibilidades de Evolução para um padrão melhor.
Se não tiver diferença no número do Uke-ire, é fácil escolher o descarte: basta comparar a Evolução para um padrão melhor.
4. Eficiência básica para Tenpai
É claro que o número de unidades da espera final é extremamente importante, mas não é só porque você está esperando por várias pedras que será fácil bater por Ron.
Se você estiver esperando pedras que saem fácil, podemos dizer que é uma espera boa.
Ou seja, é muito difícil medir, em números, a probabilidade de uma pedra ser descartada; então, a primeira coisa que devemos levar em conta o número de unidades das esperas.
Se o número de unidades da espera for o mesmo, é importante comparar quantas unidades fazem a mão evoluir para um padrão melhor.
As esperas Tanki, em especial, dão muitas possibilidades de evolução.
Essa foi a teoria.
A partir do próximo artigo, analisaremos exemplos práticos!
Autor: Manboo (Beginner's Luck)
E a gente percebe como essa especificidade é necessária mesmo: não tem como falar que o 5, por exemplo, sempre será uma pedra eficiente e que é melhor desmanchar um conjunto para ficar com ele. Principalmente quando começamos a avançar e chegar mais perto do Tenpai, as decisões (e, consequentemente, os erros) acabam tendo uma importância cada vez maior, porque a mão se "afunila" bastante e o Uke-ire só tende a diminuir.
A partir do artigo de hoje, as coisas ficam mais interessantes: daremos um panorama de como funciona a eficiência nos diversos estágios da mão.
Como escolher o seu descarte
Escolher seu descarte simplesmente para evoluir sua mão até bater não é tão complicado.
Os jogadores avançados conseguem saber qual o descarte mais eficiente só de olhar para a mão.
Como eles conseguem tomar essa decisão assim tão rápido?
Provavelmente, é por causa destes dois motivos:
- Dividindo a maioria das mãos em padrões, eles entendem qual descarte tem o maior Uke-ire.
- Eles têm um excelente método de comparação.
Mesmo em mãos iniciais "que só aparecem uma vez na vida", como tentarão bater, eles distinguem os padrões da mão. É preciso aprender principalmente os padrões mais frequentes. Se você estiver tomando as decisões erradas, isso ficará claro nas suas estatísticas.
Em partidas reais, é praticamente impossível ficar pensando "se eu descartar A, o Uke-ire é de X pedras e X unidades, já se descartar B...". É preciso escolher sempre o descarte que dá o maior Uke-ire sem ficar calculando tudo isso.
Para mim, esses dois fatores são a Base da Eficiência das Pedras.
Nas estratégias de Mahjong, todos dão muita atenção ao fator 1, mas, não sei por quê, o 2 acaba sendo deixado de lado.
Ex. 1: Compra:
Por exemplo, com essa mão, devemos descartar o .
O Uke-ire até o Tenpai é o maior e, como não há diferença de Yaku, considera-se que esse descarte é totalmente correto.
Porém, é difícil encontrarmos casos como esse em partidas reais.
Ex. 2: Compra:
O exemplo 1 é apresentado em diversos livros de estratégia; então, passou a ser um padrão bem conhecido.
No entanto, não é certo dizer "sempre que você tiver três pares com uma pedra de distância entre eles, descarte a pedra do meio".
Em casos como o do exemplo 2, quando temos 4 pares, qualquer par que você desmanchar (, , ou ) dará o mesmo Uke-ire.
Acabar com a chance de Iipeikou descartando o não pode ser considerado uma boa decisão.
Para mim, o fator 2 é mais importante que o 1.
Na minha opinião, o objetivo da eficiência das pedras é evitar erros e aumentar a velocidade dos seus descartes.
Cada pessoa consegue memorizar um determinado número de padrões.
O ideal é conseguir deduzir qual é o melhor descarte em qualquer tipo de mão.
Ao pensar sobre a eficiência das pedras, o melhor é dividi-la nestes 4 grupos:
- Sanshanten ou mais
- Ryanshanten
- Iishanten
- Tenpai
Por que colocamos Sanshanten ou mais em um único grupo?
Há dois motivos: quando você está em Sanshanten ou mais, talvez seja difícil até mesmo saber quantos Shanten são e, como a maioria das pedras pode não ser útil, não há por que dividir essas mãos em mais grupos diferentes.
1. Eficiência básica para Sanshanten ou mais
Em mãos que estão começando a se formar, o melhor é pensar "se eu descartar essa pedra, o que eu posso perder?".
Não precisa se preocupar em diminuir o número de Shanten.
Também há escolhas relacionadas a detalhes sutis, mas não é preciso pensar demais sobre coisas que não farão muita diferença.
Perceber pequenas diferenças de eficiência também é fundamental, mas acho que, na maioria das vezes, o mais importante é se preocupar com as possibilidades de Yakus ou em como você se defenderá nos turnos seguintes, se precisar.
2. Eficiência básica para Ryanshanten
Também é importante comparar o Uke-ire até o Iishanten, mas, se houver uma diferença de apenas 1 ou 2 unidades, é melhor escolhermos o descarte que nos deixará com o maior Uke-ire quando estivermos em Iishanten.
Um aspecto fundamental do Mahjong é: "Quanto mais perto do Tenpai, menor o seu Uke-ire".
A última barreira é: Iishanten → Tenpai. Se o Uke-ire não for bom nessa hora, será muito mais difícil bater.
É por isso que, mesmo se diminuirmos um pouco o Uke-ire em Ryanshanten, devemos dar mais importância à facilidade quando estivermos em Iishanten. (Mesmo assim, dar importância ao Uke-ire em Ryanshanten também é uma ótima escolha).
Normalmente, quando estamos em Ryanshanten, temos vários padrões com pedras isoladas ou com Taatsu demais; então, a escolha não deve ser tão difícil.
3. Eficiência básica para Iishanten
A prioridade agora é ter o maior Uke-ire quando estiver em Tenpai.
Aqui, quase nunca podemos relevar uma diferença de 1 ou 2 unidades.
Mas, nos casos em que o Uke-ire até o Tenpai vai ser baixo de qualquer jeito, também há a opção de diminuir o número do Uke-ire e abrir possibilidades de Evolução para um padrão melhor.
Se não tiver diferença no número do Uke-ire, é fácil escolher o descarte: basta comparar a Evolução para um padrão melhor.
4. Eficiência básica para Tenpai
É claro que o número de unidades da espera final é extremamente importante, mas não é só porque você está esperando por várias pedras que será fácil bater por Ron.
Se você estiver esperando pedras que saem fácil, podemos dizer que é uma espera boa.
Ou seja, é muito difícil medir, em números, a probabilidade de uma pedra ser descartada; então, a primeira coisa que devemos levar em conta o número de unidades das esperas.
Se o número de unidades da espera for o mesmo, é importante comparar quantas unidades fazem a mão evoluir para um padrão melhor.
As esperas Tanki, em especial, dão muitas possibilidades de evolução.
Essa foi a teoria.
A partir do próximo artigo, analisaremos exemplos práticos!
Autor: Manboo (Beginner's Luck)
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