Os Yakumans de hoje são o sonho de muitos jogadores, inclusive profissionais.
O Ryu Iissou até pode parecer fácil porque alguns iniciantes conseguem fazê-lo, mas o grande problema dele é o Yasume.
Já o Chuuren, na minha opinião, é o Yakuman mais bonito e seguramente um dos mais difíceis de fazer, porque a mão só pode ser fechada e a combinação de pedras tem que ser perfeita. O Kokushi Juusanmen, por exemplo, tem 13 esperas, mas pode ser considerado uma mão "artificial": é uma combinação especial que alguém inventou. Ao considerar a mecânica do jogo, usando as pedras com suas funções normais (ou seja, para formar sequências, pares, trincas e quadras), o Junsei Chuurenpooto (Chuurenpooto Puro) é a mão natural com o maior número de esperas do Mahjong.
Enfim, encham seus olhos com essas duas maravilhas e, quando a oportunidade bater à porta, acreditem e tentem o milagre: essa oportunidade pode não voltar.
Na quarta parte da nossa análise, apresentaremos Yakumans de um naipe só.
Como há pedras certas a serem usadas para formar essas mãos, aprendam direitinho!
Dica para lembrar: [apenas pedras verdes - All green]
Formar uma mão só com pedras totalmente verdes (, , , e ) é um Yakuman.
Mesmo sendo do naipe de Sou, as pedras , , e não podem ser usadas, porque os bambus do meio dessas pedras são vermelhos.
Prós
Contras
Exemplo em vídeo:
Estamos em Tenpai! A nossa espera é ou .
Batendo com o , conseguimos o tão sonhado Ryuu Issou.
Mas, e se batermos com o ?
Será uma mão de meros 3900.
Antigamente, via-se esse tipo de pergunta:
Com qual mão temos um Yasume de 3900, um Nakame de 5200 e um Takame de 32000?
Além disso, há regras que não permitem o Ryuu Iissou sem o (é o caso das partidas da liga A da Liga Profissional de Mahjong do Japão).
Dica para lembrar: [Chin Itsu fechado com três 1 e três 9]
Nome popular: Chuuren
Bater com uma mão que atende a todas estas condições é um Yakuman.
Prós
Contras
Exemplo em vídeo:
Tenpai para Chuurenpooto. A espera é... Qualquer pedra do ao !
Essa mão se chama Junsei Chuurenpooto (Chuurenpooto Puro) e, em algumas regras, é considerado Daburu Yakuman (assim como o Kokushi Musou Juusanmen Machi).
Exemplo em vídeo:
E essa mão?
A espera é: , , , e .
Mas só o completa o Chuurenpooto. Quem quiser, pode ver todos os padrões de esperas possíveis desse Yakuman aqui.
Mesmo aberto, o Chin Itsu já é um Mangan; porém, se tiver algumas unidades do 1 e do 9 na sua mão, talvez seja melhor ter um pouco de paciência e tentar o Chuurenpooto.
É bem difícil fazer os Yakumans de um naipe só.
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
O Ryu Iissou até pode parecer fácil porque alguns iniciantes conseguem fazê-lo, mas o grande problema dele é o Yasume.
Já o Chuuren, na minha opinião, é o Yakuman mais bonito e seguramente um dos mais difíceis de fazer, porque a mão só pode ser fechada e a combinação de pedras tem que ser perfeita. O Kokushi Juusanmen, por exemplo, tem 13 esperas, mas pode ser considerado uma mão "artificial": é uma combinação especial que alguém inventou. Ao considerar a mecânica do jogo, usando as pedras com suas funções normais (ou seja, para formar sequências, pares, trincas e quadras), o Junsei Chuurenpooto (Chuurenpooto Puro) é a mão natural com o maior número de esperas do Mahjong.
Enfim, encham seus olhos com essas duas maravilhas e, quando a oportunidade bater à porta, acreditem e tentem o milagre: essa oportunidade pode não voltar.
Análise dos Yakumans - Parte 4
Na quarta parte da nossa análise, apresentaremos Yakumans de um naipe só.
Como há pedras certas a serem usadas para formar essas mãos, aprendam direitinho!
Ryuu Iissou (緑一色) - Yakuman
Dica para lembrar: [apenas pedras verdes - All green]
- Dá para fazer esse Yakuman mesmo abrindo a mão.
Formar uma mão só com pedras totalmente verdes (, , , e ) é um Yakuman.
Mesmo sendo do naipe de Sou, as pedras , , e não podem ser usadas, porque os bambus do meio dessas pedras são vermelhos.
Prós
- Comparado ao Dai San Gen, mesmo abrindo a mão duas vezes, é mais difícil os oponentes perceberem o que você está fazendo.
Contras
- Pode acontecer de você comprar o Yasume.
- Além de poder usar apenas 6 pedras, o , e só servem para formar trincas.
Exemplo em vídeo:
Coluna 13
O longo caminho até o Ryuu Issou
O longo caminho até o Ryuu Issou
Estamos em Tenpai! A nossa espera é ou .
Batendo com o , conseguimos o tão sonhado Ryuu Issou.
Mas, e se batermos com o ?
Será uma mão de meros 3900.
Antigamente, via-se esse tipo de pergunta:
Com qual mão temos um Yasume de 3900, um Nakame de 5200 e um Takame de 32000?
Resposta:
Batendo com : 3900
Batendo com : 5200
Batendo com : Yakuman
Batendo com : 3900
Batendo com : 5200
Batendo com : Yakuman
Além disso, há regras que não permitem o Ryuu Iissou sem o (é o caso das partidas da liga A da Liga Profissional de Mahjong do Japão).
Dica para lembrar: [Chin Itsu fechado com três 1 e três 9]
Nome popular: Chuuren
Bater com uma mão que atende a todas estas condições é um Yakuman.
- Mão fechada de um naipe só;
- Três unidades das pedras 1 e 9 desse naipe;
- Uma unidade de cada pedra do 2 até o 8; e
- Qualquer uma dessas pedras para formar um par.
Prós
- Como dizem, é um Yaku que se faz uma vez na vida.
Contras
- Como a mão precisa ser fechada e ainda há outras condições, o Chuuren é muito difícil, mesmo comparado aos outros Yakumans.
- Se o 1 ou o 9 for descartado duas vezes, já acaba com qualquer chance desse Yakuman.
Exemplo em vídeo:
Coluna 14
O lendário Daburu Yakuman
O lendário Daburu Yakuman
Tenpai para Chuurenpooto. A espera é... Qualquer pedra do ao !
Essa mão se chama Junsei Chuurenpooto (Chuurenpooto Puro) e, em algumas regras, é considerado Daburu Yakuman (assim como o Kokushi Musou Juusanmen Machi).
Exemplo em vídeo:
E essa mão?
A espera é: , , , e .
Mas só o completa o Chuurenpooto. Quem quiser, pode ver todos os padrões de esperas possíveis desse Yakuman aqui.
Mesmo aberto, o Chin Itsu já é um Mangan; porém, se tiver algumas unidades do 1 e do 9 na sua mão, talvez seja melhor ter um pouco de paciência e tentar o Chuurenpooto.
Conclusão
É bem difícil fazer os Yakumans de um naipe só.
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
← Yakumans - Parte 3 | Yakumans - Final → |
Nenhum comentário :
Postar um comentário