Mahjong definitivamente é um jogo que envolve uma quantidade muito grande de variáveis que, às vezes, podem fugir do nosso controle, e é aí que muitas pessoas acabam o considerando como um "jogo de azar".
Porém, assim como no Pôquer, por algum motivo, os jogadores experientes ou profissionais sempre conseguem ganhar muito mais vezes e manter a consistência.
Isso porque eles conseguem enxergar a situação da partida e avaliar as probabilidades.
E o que isso tem a ver com o artigo de hoje? Bem, depois de conhecer a teoria básica, apresentaremos alguns fatores que podem guiar nossas decisões de ir para o ataque ou desistir da mão e ficar na defesa. Tomando as decisões corretas, com certeza teremos mais vitórias e melhoraremos no jogo.
Atacar ou defender?
Hoje, definiremos os fatores que devem ser levados em conta ao tomar uma decisão.
Facilidade de bater
Evidentemente, não é uma boa ideia partir para o ataque com uma mão que seja difícil de bater.
Você estava tentando um Kokushi, mas outro jogador declarou Riichi.
Até mesmo por instinto, dá para saber que não vale a pena atacar com essa mão.
A probabilidade de você entrar em Tenpai e conseguir bater é baixíssima.
Aqui, devemos atacar com certeza. O certo é declarar Riichi com o .
Não podemos descartar o por medo do An Ko Suji.
Não há motivo nenhum para ficarmos com uma espera pelo ou : isso só diminuirá nossas chances de bater e será uma péssima escolha.
Se tivermos boas chances de bater, devemos atacar.
Isso é o básico do básico de quando atacar/defender.
Valor
Se a sua mão estiver alta, com certeza vale a pena arriscar.
Por exemplo, nessa situação, se a Dora fosse o , a opção mais segura seria o Betaori.
Não há por que ir para o ataque com uma mão de 1000 pontos.
Essa mão seria desvantajosa em todos os aspectos.
Porém, se a Dora fosse o , é outra história: com certeza deveríamos atacar.
O ideal seria ir para o ataque sem hesitar, mesmo próximo do fim da rodada.
Os fatores 1 e 2 devem ser avaliados para pensar no que você pode ganhar se for para o ataque.
No entanto, é claro que também devemos controlar o risco que corremos atacando.
Nível de perigo da pedra
Devemos avaliar o nível da pedra que descartaremos mesmo se ninguém tiver declarado Riichi.
Obviamente, se a pedra for mais segura, o ideal é atacar; se a pedra for mais arriscada, defender.
Não é necessário fazer uma leitura precisa do nível de perigo das pedras.
No exemplo 4, basta avaliar o nível de perigo aproximado do .
O já foi descartado; então, só sobrou a chance de Shanpon ou Tanki com o .
Como o risco é pequeno, não há problema em descartar o .
Não dá para saber até quando poderemos continuar no ataque, mas a questão é que ainda não era hora de entrar totalmente em Betaori.
Valor aproximado da mão do oponente
É claro que o ideal é não ir para o ataque contra um Riichi que pareça ser uma mão alta, mas o mais difícil é deduzir, pelos descartes do oponente, qual o valor da mão.
Isso seria fácil se o oponente tiver declarado Riichi com uma mão de um naipe só, mas, na prática, isso não acontece muito.
É importante ver se o Riichi veio do Oya ou de um Ko.
O Oya, cujas mãos valem metade a mais que o normal, é uma grande ameaça.
Além disso, podemos considerar que um Riichi declarado depois de um Kan fechado também é uma mão alta.
Há jogadores que não se preocupam e vão para o ataque contra mãos como essa, mas, se pararmos para pensar que serão abertas duas Ura Doras, a chance de perder muitos pontos é grande. Nesses casos, só devemos atacar se a nossa mão for muito alta mesmo.
Não há como lermos exatamente qual é a pontuação de um Riichi; por isso, as mãos abertas são importantes para deduzirmos a pontuação.
Por exemplo, mesmo se alguém declarar Riichi e conseguirmos ver Doras nos descartes, a mão ainda pode ficar alta tendo Aka ou Ura Dora; então, não dá para confiar muito na leitura da pontuação.
Por outro lado, em mãos abertas, considerando fatores como o Yaku do oponente e o número de Doras usadas, não é tão difícil prever o valor da mão.
Como é mais fácil ver qual a pontuação da mão do oponente se ela estiver aberta, o valor aproximado dessa mão é um fator a ser considerado ao decidir entre atacar ou defender.
O Riichi tem muitos fatores incertos; então, o importante é analisar situações específicas, como Riichi depois de Kan ou se foi o Oya que declarou Riichi.
Chance de conseguir se defender
É um fator muito importante ao decidir se deve atacar ou defender.
Por exemplo, se não houver nenhum Genbutsu nem nenhuma pedra que pareça segura, a regra geral é ir com tudo para o ataque.
Mas, se conseguirmos pelo menos um Genbutsu que seja, já é outra história.
Por exemplo, com essa mão, não há problema nenhum em ir para o ataque descartando o .
Isso porque não temos uma pedra segura sequer.
Porém, e se alguém descartar um e ele for seguro?
Não podemos dizer que o é uma pedra muito mais arriscada que o , mas, agora, não é melhor simplesmente se defender?
Não é uma boa ideia ir para o ataque com essa mãozinha de 1000 pontos.
Como conseguimos três pedras seguras, aumentamos muito as nossas chances de defesa até o fim da rodada.
Portanto, nesse caso, o correto é se defender.
Esses são os cinco fatores básicos que devem ser considerados ao decidir quando atacar/defender.
É claro que, na rodada Sul (ou nas últimas rodadas do Tonpuusen), os pontos passam a ter extrema importância; então, devemos pensar no futuro ao decidir sobre quando atacar/defender.
O importante é saber quais decisões tomar considerando esses fatores.
Autor: Manboo (Beginner's Luck)
Porém, assim como no Pôquer, por algum motivo, os jogadores experientes ou profissionais sempre conseguem ganhar muito mais vezes e manter a consistência.
Isso porque eles conseguem enxergar a situação da partida e avaliar as probabilidades.
E o que isso tem a ver com o artigo de hoje? Bem, depois de conhecer a teoria básica, apresentaremos alguns fatores que podem guiar nossas decisões de ir para o ataque ou desistir da mão e ficar na defesa. Tomando as decisões corretas, com certeza teremos mais vitórias e melhoraremos no jogo.
O que levar em conta ao tomar uma decisão
Atacar ou defender?
Hoje, definiremos os fatores que devem ser levados em conta ao tomar uma decisão.
Facilidade de bater
Evidentemente, não é uma boa ideia partir para o ataque com uma mão que seja difícil de bater.
Ex. 1:
Riichi
Sua mão: Compra:
Riichi
Sua mão: Compra:
Você estava tentando um Kokushi, mas outro jogador declarou Riichi.
Até mesmo por instinto, dá para saber que não vale a pena atacar com essa mão.
A probabilidade de você entrar em Tenpai e conseguir bater é baixíssima.
Ex. 2:
Riichi
Sua mão: Compra:
Riichi
Sua mão: Compra:
Aqui, devemos atacar com certeza. O certo é declarar Riichi com o .
Não podemos descartar o por medo do An Ko Suji.
Não há motivo nenhum para ficarmos com uma espera pelo ou : isso só diminuirá nossas chances de bater e será uma péssima escolha.
Se tivermos boas chances de bater, devemos atacar.
Isso é o básico do básico de quando atacar/defender.
Valor
Se a sua mão estiver alta, com certeza vale a pena arriscar.
Ex. 3:
Riichi
Sua mão: Compra:
Riichi
Sua mão: Compra:
Por exemplo, nessa situação, se a Dora fosse o , a opção mais segura seria o Betaori.
Não há por que ir para o ataque com uma mão de 1000 pontos.
Essa mão seria desvantajosa em todos os aspectos.
Porém, se a Dora fosse o , é outra história: com certeza deveríamos atacar.
O ideal seria ir para o ataque sem hesitar, mesmo próximo do fim da rodada.
Os fatores 1 e 2 devem ser avaliados para pensar no que você pode ganhar se for para o ataque.
No entanto, é claro que também devemos controlar o risco que corremos atacando.
Nível de perigo da pedra
Devemos avaliar o nível da pedra que descartaremos mesmo se ninguém tiver declarado Riichi.
Obviamente, se a pedra for mais segura, o ideal é atacar; se a pedra for mais arriscada, defender.
Ex. 4:
Riichi
Sua mão: Compra:
Riichi
Sua mão: Compra:
Não é necessário fazer uma leitura precisa do nível de perigo das pedras.
No exemplo 4, basta avaliar o nível de perigo aproximado do .
O já foi descartado; então, só sobrou a chance de Shanpon ou Tanki com o .
Como o risco é pequeno, não há problema em descartar o .
Não dá para saber até quando poderemos continuar no ataque, mas a questão é que ainda não era hora de entrar totalmente em Betaori.
Valor aproximado da mão do oponente
É claro que o ideal é não ir para o ataque contra um Riichi que pareça ser uma mão alta, mas o mais difícil é deduzir, pelos descartes do oponente, qual o valor da mão.
Isso seria fácil se o oponente tiver declarado Riichi com uma mão de um naipe só, mas, na prática, isso não acontece muito.
É importante ver se o Riichi veio do Oya ou de um Ko.
O Oya, cujas mãos valem metade a mais que o normal, é uma grande ameaça.
Além disso, podemos considerar que um Riichi declarado depois de um Kan fechado também é uma mão alta.
Ex. 5:
Há jogadores que não se preocupam e vão para o ataque contra mãos como essa, mas, se pararmos para pensar que serão abertas duas Ura Doras, a chance de perder muitos pontos é grande. Nesses casos, só devemos atacar se a nossa mão for muito alta mesmo.
Não há como lermos exatamente qual é a pontuação de um Riichi; por isso, as mãos abertas são importantes para deduzirmos a pontuação.
Por exemplo, mesmo se alguém declarar Riichi e conseguirmos ver Doras nos descartes, a mão ainda pode ficar alta tendo Aka ou Ura Dora; então, não dá para confiar muito na leitura da pontuação.
Por outro lado, em mãos abertas, considerando fatores como o Yaku do oponente e o número de Doras usadas, não é tão difícil prever o valor da mão.
Teoria
Como é mais fácil ver qual a pontuação da mão do oponente se ela estiver aberta, o valor aproximado dessa mão é um fator a ser considerado ao decidir entre atacar ou defender.
O Riichi tem muitos fatores incertos; então, o importante é analisar situações específicas, como Riichi depois de Kan ou se foi o Oya que declarou Riichi.
Chance de conseguir se defender
É um fator muito importante ao decidir se deve atacar ou defender.
Por exemplo, se não houver nenhum Genbutsu nem nenhuma pedra que pareça segura, a regra geral é ir com tudo para o ataque.
Mas, se conseguirmos pelo menos um Genbutsu que seja, já é outra história.
Ex. 6:
Riichi
Sua mão: Compra:
Dora:
Riichi
Sua mão: Compra:
Dora:
Por exemplo, com essa mão, não há problema nenhum em ir para o ataque descartando o .
Isso porque não temos uma pedra segura sequer.
Porém, e se alguém descartar um e ele for seguro?
Riichi
Sua mão: Compra:
Dora:
Sua mão: Compra:
Dora:
Não podemos dizer que o é uma pedra muito mais arriscada que o , mas, agora, não é melhor simplesmente se defender?
Não é uma boa ideia ir para o ataque com essa mãozinha de 1000 pontos.
Como conseguimos três pedras seguras, aumentamos muito as nossas chances de defesa até o fim da rodada.
Portanto, nesse caso, o correto é se defender.
Esses são os cinco fatores básicos que devem ser considerados ao decidir quando atacar/defender.
É claro que, na rodada Sul (ou nas últimas rodadas do Tonpuusen), os pontos passam a ter extrema importância; então, devemos pensar no futuro ao decidir sobre quando atacar/defender.
O importante é saber quais decisões tomar considerando esses fatores.
Autor: Manboo (Beginner's Luck)
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