sexta-feira, 7 de julho de 2017

Regras do Sanma: Mahjong de três pessoas

Agora veremos um artigo extra sobre regras: um resumo sobre como jogar Sanma, o Mahjong para três pessoas.

O assunto foi sugerido pelo leitor Carlile Antonio, e creio que muitas pessoas também têm a mesma dúvida sobre essa modalidade.

Vale lembrar que o Sanma é praticamente outro jogo e as estratégias são bem diferentes (é um jogo muito mais de ataque do que de defesa, por exemplo). Então, não haverá artigos sobre as técnicas do Sanma, pelo menos por ora.

Sei que pode ser até mais divertido porque há muito mais chances de bater mãos altas, mas isso acaba colocando a ênfase demais no ataque e, ao voltar a jogar o Mahjong "normal", a tendência é acabar mantendo essa postura, mesmo que inconscientemente. O resultado é, muitas vezes, um festival de Rons levados.

Eu, particularmente, só consegui evoluir mesmo quando parei de jogá-lo.

Então, cuidado para não jogarem muito essa variante. Se houver só três pessoas, minha dica é usar todas as pedras e adotar apenas as regras 3 e 5 A) explicadas neste artigo, para não adquirir "vícios" do Sanma. ;)



Particularidades do Sanma






O Sanma não é só o Mahjong com um jogador a menos.

Há muitas regras diferentes, então, prestem atenção!





1. Há uma posição de vento a menos



Os três jogadores sempre ocuparão as posições Leste, Sul e Oeste. Ninguém será o vento Norte. Sobre a ordem das posições, é simples: quem acabou de ser o Oya será o Oeste na próxima rodada.





2. As pedras do ao não são utilizadas



No Sanma, as pedras do 2 ao 8 no naipe de Man são retiradas. O e o permanecem em jogo.





3. Não há Chi



Só é possível declarar Pon e Kan para abrir a mão.





4. O jogo vai somente até o Leste 3 / Sul 3



Não há Leste 4. Depois do Leste 3, começa a rodada Sul 1, e o O-rasu é no Sul 3.





5. A) como Yakuhai



Algumas regras consideram o como Yakuhai para todos os jogadores.

Mas, caso prefiram, poderão adotar a próxima regra. Lembrem-se de que não há como adotar as duas ao mesmo tempo.





5. B) como Nuki Dora



Já em outras, o tem uma função especial, parecida com as pedras de flores de algumas variantes do Mahjong.

Quando você tiver um na sua mão, basta declarar "Kita" ou "Pei" e colocá-lo como se fosse um conjunto aberto, ao lado da sua mão.

Esse conta como Dora.

Além disso, você compra uma pedra do muro morto, como se tivesse feito um Kan.

Você pode declarar mais de uma vez no mesmo turno, se tiver dois ou mais na sua mão.

Vale lembrar que, quando o indicador de Dora for o , cada valerá como Dora dupla e dará 2 Han.

Outra peculiaridade dessa regra é que pode ser considerado o Rinshan Kaihou se você bater comprando a pedra do muro morto após declarar "Kita".

E tomem cuidado: também é possível declarar Ron com esse ao declarar "Kita".






5. C) O muro morto tem 8 pedras



No Mahjong convencional, o muro morto tem somente 4 pedras. No entanto, se utilizarmos a regra do Nuki Dora explicada acima, precisaremos de mais 4 pedras para repor cada "Kita" declarado.






6. Quando o indicador de Dora for o , a Dora será o



É isso mesmo. Mas faz sentido, porque as pedras do ao não são usadas.






7. A) Tsumo mais baixo



Com essa regra, os pagamentos no Tsumo são feitos da mesma forma que no Mahjong convencional (divididos entre os três jogadores). Mas, como há um jogador a menos, basta desconsiderar a parte que ele pagaria.

Para mim, é a regra que mais faz sentido pela praticidade e por ser mais justa (é mais fácil bater por Tsumo no Sanma, então, faz sentido valer menos).


Por exemplo, um Mangan seria pago assim:

Ko: 6000 (4000 do Oya, 2000 do Ko).

O outro jogador pagaria 2000, valor desconsiderado.



Oya: 8000 (4000 de cada).

O outro jogador pagaria 4000, valor desconsiderado.


Mas há outras regras que podem ser utilizadas para os pagamentos de Tsumo.




7. B) Tsumo dividido



Essa regra é a mais simples. O valor total é dividido entre os dois outros jogadores, sem diferença entre Ko e Oya.

No caso do Mangan, ficaria assim:

Ko: 8000 (4000 de cada).



Oya: 12000 (6000 de cada).





7. C) Tsumo com divisão da parte do outro jogador



Nesse caso, o valor normal é considerado, e a parte que seria do quarto jogador é dividida entre os dois jogadores (sempre arredondando para cima).

Por exemplo, um Mangan seria pago assim:

Ko: 8000 (5000 do Oya, 3000 do Ko).

O 4º jogador pagaria 2000, valor dividido entre os dois jogadores:

Oya: 5000 (4000 + 1000);

Ko: 3000 (2000 + 1000).



Oya: 12000 (6000 de cada).

O 4º jogador pagaria 4000, valor dividido entre os dois jogadores:

Ko: 6000 (4000 + 2000).



Fontes: 麻雀豆腐 e Wikipédia e Sega MJ



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