Estamos quase chegando ao fim da lista e, cada vez mais, é importante aprender ou relembrar os Yakus que serão apresentados hoje e na semana que vem. Isso porque todos eles valem 3 Han ou mais, ou seja, são uma excelente saída para quando você está muito atrás no placar ou até mesmo para disparar na liderança.
E tem outro aspecto fundamental sobre os Yakus: defesa. Se o oponente estiver formando um Yaku forte, como o Junchan, que será apresentado hoje, os descartes normalmente darão pistas do que ele está tramando e, prestando atenção, dá para evitar pagar uma mão dessas. Porém, não importa o quão óbvios sejam os descartes, se você não souber o que é um Junchan, não terá noção nenhuma do perigo e será uma presa fácil.
E, como acho que ninguém gosta de perder, vamos pelo menos aumentar as chances de isso não acontecer! :)
Hoje apresentaremos os fortíssimos Yakus de 3 Han.
Fiquem de olho nas suas mãos iniciais e nas suas compras e, se a oportunidade aparecer, vale a pena tentar fazê-los.
Dica para lembrar: [1 ou 9 em cada conjunto da mão]
Nome popular: Junchan
Usar pedras de 1 ou 9 em todos os conjuntos da sua mão dá 3 Han.
É praticamente igual ao Chanta, mas sem as pedras de letras.
Se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
Contras
Exemplo em vídeo:
Dica para lembrar: [2 Iipeikou]
Formar duas sequências iguais duas vezes dá 3 Han.
Se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
Contras
Exemplo em vídeo:
Dica para lembrar: [só 1 naipe + letras]
Nome popular: Hon Itsu
Fazer uma mão apenas de um naipe com letras dá 3 Han.
Se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
Contras
Exemplo em vídeo:
A regra da mão mais alta funciona assim: quando você conseguir formar ao mesmo tempo dois Yakus que não podem ser combinados em sua mão, deve ser considerado apenas o que der mais pontos.
É mais fácil entender vendo os exemplos:
Tsumo, San An Ko, Dora - Mangan
Tsumo, Pinfu, Junchan, Iipeikou, Dora - Haneman
Considerando o Junchan, você ganha 4000 pontos a mais.
Tsumo, Chiitoitsu - 3200
Tsumo, Pinfu, Ryanpeikou - Mangan
Considerando o Ryanpeikou, você ganha 4800 pontos a mais.
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
E tem outro aspecto fundamental sobre os Yakus: defesa. Se o oponente estiver formando um Yaku forte, como o Junchan, que será apresentado hoje, os descartes normalmente darão pistas do que ele está tramando e, prestando atenção, dá para evitar pagar uma mão dessas. Porém, não importa o quão óbvios sejam os descartes, se você não souber o que é um Junchan, não terá noção nenhuma do perigo e será uma presa fácil.
E, como acho que ninguém gosta de perder, vamos pelo menos aumentar as chances de isso não acontecer! :)
Análise dos Yakus - Parte 8
Hoje apresentaremos os fortíssimos Yakus de 3 Han.
Fiquem de olho nas suas mãos iniciais e nas suas compras e, se a oportunidade aparecer, vale a pena tentar fazê-los.
Dica para lembrar: [1 ou 9 em cada conjunto da mão]
Nome popular: Junchan
- Dá para fazer esse Yaku mesmo abrindo a mão.
Usar pedras de 1 ou 9 em todos os conjuntos da sua mão dá 3 Han.
É praticamente igual ao Chanta, mas sem as pedras de letras.
Se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
- Como as únicas sequências permitidas para esse Yaku são 123 e 789, ele combina bem com Sanshoku e Iipeikou.
- Declarando Riichi, o Mangan já é garantido; então, dá para conseguir pontuações altas.
- Dá para fazer os oponentes caírem na armadilha do Suji.
Contras
- É um Yaku bem difícil de fazer.
- Comprando o 4 ou 6 para ficar em Tenpai ou para bater, a mão perde muito valor.
- Como o 4, 5 e 6 não podem ser usados nessa mão, cuidado para não descartá-los de forma muito óbvia; caso contrário, os oponentes perceberão.
Exemplo em vídeo:
Dica para lembrar: [2 Iipeikou]
Formar duas sequências iguais duas vezes dá 3 Han.
Se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
- Combinando com Riichi, Pinfu ou Hon Itsu, dá para formar mãos muito altas.
- Como é um Yaku raro, só de conseguir fazê-lo já é um mérito.
- A mão sempre parecerá um Chiitoitsu.
Contras
- A mão normalmente terá uma espera ruim.
- Quando a espera for Ryanmen, sempre haverá a possibilidade de bater com a pedra que não forma esse Yaku.
Exemplo em vídeo:
Dica para lembrar: [só 1 naipe + letras]
Nome popular: Hon Itsu
- Dá para fazer esse Yaku mesmo abrindo a mão.
Fazer uma mão apenas de um naipe com letras dá 3 Han.
Se tiver Dora ou outros Yakus, o valor da mão aumenta cada vez mais.
Prós
- É um Yaku bom para ser combinado com Yakuhai, Ittsuu ou Iipeikou.
- Considerando a facilidade de formá-lo, 3 Han é uma boa pontuação.
- Como vale pelo menos 2 Han, é um ótimo aliado quando for jogar em lugares onde as regras não têm Ippatsu, Aka Dora ou Ura Dora.
Contras
- Fica fácil para os oponentes conseguirem perceber quais pedras você quer.
- Como você terá que descartar todas as pedras dos outros dois naipes, a defesa fica comprometida.
- A menos que os outros jogadores resolvam ir para o ataque, eles vão segurar todas as pedras de que você precisa, e o pior: não é só quando você estiver em Tenpai. Os oponentes normalmente não vão querer ajudá-lo nem a declarar Pon/Chi.
Exemplo em vídeo:
Coluna 6
A regra da mão mais alta
A regra da mão mais alta
A regra da mão mais alta funciona assim: quando você conseguir formar ao mesmo tempo dois Yakus que não podem ser combinados em sua mão, deve ser considerado apenas o que der mais pontos.
É mais fácil entender vendo os exemplos:
Leste 1 - Posição Sul - Dora:
Tsumo:
Tsumo:
Tsumo, San An Ko, Dora - Mangan
Tsumo, Pinfu, Junchan, Iipeikou, Dora - Haneman
Considerando o Junchan, você ganha 4000 pontos a mais.
Leste 1 - Posição Sul - Dora:
Tsumo:
Tsumo:
Tsumo, Chiitoitsu - 3200
Tsumo, Pinfu, Ryanpeikou - Mangan
Considerando o Ryanpeikou, você ganha 4800 pontos a mais.
Autora: Azuma Saori (Liga Profissional Japonesa de Mahjong - 日本プロ麻雀連盟)
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