sábado, 15 de outubro de 2016

Defesa - Parte 10

Agora veremos uma questão que é o ponto fraco de muitos jogadores, sobretudo quando começam a desenvolver suas habilidades no Mahjong.

Em sua maioria, eles já conhecem o Betaori e têm noções básicas de quando atacar e quando defender.

Mas, talvez por considerarem que são baixas, quase nunca prestam atenção às mãos abertas e acabam levando duros golpes quando a guarda está baixa. Quem nunca pagou aquele famigerado Tanyao, Dora 3 que nem fazia ideia?

Quanto mais alto o nível do jogador, maior a velocidade e, consequentemente, mais mãos abertas.

Então, aprendam a leitura básica que devemos fazer para não cairmos mais nessa armadilha de achar que mão aberta = mão baixa!





Defesa contra mãos abertas






Todos sabem que devemos nos proteger de um Riichi.

Porém, grande parte dos jogadores tende a não se defender muito contra mãos abertas.

A série de artigos sobre adaptação às circunstâncias trará uma análise mais detalhada, mas explicaremos o básico neste artigo.




1. Leitura do Tenpai




Não faz nenhum sentido nos defendermos se o oponente não estiver em Tenpai.

É essencial ter a capacidade de perceber que um jogador está em Tenpai sem ter declarado Riichi.



A. Se o jogador tiver três conjuntos expostos, considere que ele está em Tenpai

É bem difícil alguém abrir três conjuntos e ainda não estar em Tenpai.

A menos que o jogador seja iniciante, depois de abrir a mão três vezes, a chance de estar em Tenpai é de 90%.



B. Se for um Hon Itsu, quando o jogador descartar uma pedra desse naipe, normalmente é porque está em Tenpai.

Por exemplo, se alguém estiver fazendo um Hon Itsu do naipe de Sou e descartar uma pedra de Sou, podemos considerar que essa pessoa está em Tenpai ou, no mínimo, em Iishanten.



C. Se a pessoa ficar prestando muita atenção aos descartes, é porque está em Tenpai.

Esse detalhe é importante em partidas ao vivo.

Tomem cuidado principalmente se a pessoa que está olhando os descartes não costuma analisá-los durante o jogo.

Quem ainda não tem muita experiência costuma olhar só para a própria mão até entrar em Tenpai.

Assim, podemos perceber o Tenpai dos oponentes prestando atenção no jeito que eles olham as pedras.



D. Se o oponente fizer vários Tsumogiri sem nem pensar, é porque está em Tenpai.

Se uma pessoa que demora para pensar começa a descartar depressa, provavelmente ela está em Tenpai.

Devemos suspeitar principalmente se ela costuma colocar a pedra perto ou em cima da mão para pensar, mas começa a descartar logo que compra do muro.

É isso. Os fatores C e D são mais difíceis de perceber; então, comecem prestando atenção aos itens A e B.




2. Determinação do valor da mão




Não há por que se defender de apenas um Tanyao, de 1000 pontos.

Evitem entrar em Betaori se não houver necessidade.

O principal é conferir a Dora.

Por exemplo, se alguém tiver feito um Pon de Dora, com certeza a mão é alta. No mínimo Mangan.

Isso pode parecer óbvio, mas é muito importante.





Ex. 1:   Dora:


Vamos supor que o é a Dora.

Mesmo se o jogador na posição Sul tiver aberto a mão desse jeito, devemos ignorar.

Isso porque, provavelmente, é apenas um Tanyao, de 1000 pontos.




Não é impossível ter uma mão dessas, mas basta confirmar os Yakuhais descartados para saber.

Se o já foi descartado, é praticamente certo que é uma mão de 1000. Não há o que temer.





Ex. 2:   Dora:


O é a Dora e o oponente é o Oya na rodada Leste.

Com Dabuton, Dora 1, a mão valerá pelo menos 5800.

É mais seguro evitar ir para o ataque, na medida do possível.





Ex. 3:   Dora:


Muitas vezes, as mãos de um naipe só são altas, principalmente no caso de Chin Itsu ou Hon Itsu com Doras, que chegam a Mangan e Haneman.

Não há como ir para o ataque contra uma mão dessas. Se comprarmos uma pedra de Man, é Betaori na certa. É bom ter cuidado com Yakuhai também.





Ex. 4:   Dora:


Estamos na rodada Sul. Esses conjuntos expostos chegam a assustar. É uma situação em que só dá para descartar Genbutsu.

Devemos desmanchar a mão e entrar em Betaori.




3. Determinação das pedras perigosas




Não dá para entrar em Betaori logo que alguém abre a mão. Isso não é Mahjong.

Exceto quando o oponente tiver declarado Pon de 3 Yakuhais ou Kan de Dora, não precisamos desmanchar nossos conjuntos e entrar em Betaori.

Basta segurarmos as pedras relativamente perigosas.

Falar é fácil, né...





Ex. 5:


Por exemplo, aqui, o é bem perigoso, hahah!

A probabilidade de um Dai San Gen, por si só, é baixa; porém, do meio da rodada em diante, o é uma pedra que não podemos descartar.

Se levarmos Ron, é morte certa.





Ex. 6:


É bem provável que seja um Toi Toi.

Aqui, qualquer Shonpai é perigoso.

Não podemos descartar, em especial, nenhum Yakuhai.

Como também pode ser uma espera Tanki, é melhor considerarmos que todas as pedras de letras são perigosas.

Principalmente quando o oponente descartar uma pedra de dentro da mão depois de já ter aberto três conjuntos, devemos ler que o oponente mudou de um Tenpai para uma mão só com um Yaku () para um Toi Toi, ou que ele mudou a espera Tanki.





Ex. 7:   Dora:


Essa mão aberta parece ser um Atozuke.

Devemos ter cuidado com os Yakuhais que ainda não foram descartados.

É claro que também acontece muito de a trinca de Yakuhai já estar formada, mas os casos de Shanpon esperando pela Dora também são comuns, então, subestimar esse tipo de mão pode custar caro.




Se o oponente aparentar ter um Atozuke e abrir a mão completando uma espera Ryanmen, devemos presumir que a mão dele tem duas Doras ou mais e, portanto, ter atenção redobrada.



Autor: Manboo (Beginner's Luck)



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