sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Eficiência das pedras - Parte 14

Agora, veremos uma situação que deixa muitos jogadores (principalmente os menos experientes) bastante confusos: as mãos com possibilidades demais.

Muitas vezes, temos um número suficiente de possíveis conjuntos ou ficamos até com poucas opções, mas, quando temos várias alternativas e todas são boas, muitas vezes tomamos decisões sem muita confiança.

Prestem bastante atenção ao exemplo 5, porque ele é, de longe, o mais negligenciado pelos jogadores. Falo por experiência própria, hahah!

Vejam a teoria e lembrem-se dos padrões. Não precisam decorar cada um deles, mas entendam o como tomar cada decisão e apliquem às mãos que aparecerem em suas partidas.





Eficiência para mãos em Iishanten - Parte 2






Hoje falaremos sobre mãos com conjuntos demais.

Aplicando tudo o que aprenderam até agora, vocês já devem conseguir saber qual é o descarte correto em cada mão.





Ex. 1:   Compra:


Que a espera Ryanmen é melhor que Kanchan, todo mundo sabe.

Já que podemos evoluir para um Sanmenchan se comprarmos o , começamos descartando o e, depois, o .


Descarte:





Ex. 2:   Compra:


É uma comparação entre Kanchans.

Como o Nido-uke do é desvantajoso, o descarte correto é o .


Descarte:





Ex. 3:   Compra:


Tentar um Iipeikou diminui muito o Uke-ire e, mesmo se formos considerar a pontuação, não é vantajoso nessa mão.

Então, mais uma vez, a resposta certa é se desfazer do Nido-uke de e .


Descarte:





Ex. 4:   Compra:


O Uke-ire é igual (12 unidades); a possibilidade de espera final, também (Kanchan).

Então, vamos analisar a quantidade de pedras que podem ajudar na evolução para um padrão melhor.

No naipe de Man, a única possibilidade é comprar o para ficar com um Ryankan.


Já no naipe de Pin, são várias possibilidades: , , , .

(As esperas Shanpon são equivalentes a um Kanchan e não podem ser consideradas uma melhoria, por isso, não foram mencionadas.)


Há uma pequena diferença na facilidade de bater se ficarmos com a espera final Kanchan pelo em relação ao Kanchan pelo , mas a jogada mais tradicional aqui é buscar um padrão melhor e descartar o Kanchan do naipe de Man.


Descarte:





Ex. 5:   Compra:


Aqui, temos que escolher entre dois Ryanmens.

Se pensarmos que o Taatsu não é útil porque um já está sendo usado, deixaremos de perceber um padrão importante.

Descartando o , conseguimos um padrão Ryanmen + Kanchan:


  Compra: Tenpai.



Descarte:





Ex. 6:   Compra:


À primeira vista, parece que não há diferença entre descartar o Ryanmen de Man, Sou ou Pin.

Porém, se descartarmos o Taatsu do naipe de Man, o Urame do passa a ser útil.


  Compra:


Em situações normais, o correto é descartar e .

É um pequeno detalhe e talvez não traga grandes problemas se deixarmos isso passar despercebido, mas considerem sempre a mentalidade de reaproveitar o Urame.


Descarte:    ()



Autor: Manboo (Beginner's Luck)



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